11Jul
Call for Papers: Revista Percursos & Ideias
11 / 07 / 2018

Está em preparação o próximo número da revista Percursos&Ideias o qual assumirá desta vez uma problemática transversal aos Cadernos de Comércio Internacional, Solicitadoria, Turismo e de Marketing, Inovação e Empreendedorismo. Este número, a ser editado antes do final do corrente ano civil, terá versões online e em papel e será constituído por um só volume em que se integram todos os Cadernos. As propostas de artigos com resumos e extensão conforme consta das normas editoriais, que deverá consultar em http://www.iscet.pt/pt-pt/normas-editoriais, e correspondentes abstract e keywords, a serem apreciados em sistema de peer review, deverão ser enviados, impreterivelmente, para scardoso@iscet.pt até ao próximo dia 28 de julho do corrente ano. A problemática, a ser abordada segundo as diferentes perspetivas disciplinares e interdisciplinares, é a seguinte:

Sem dúvida que um dos grandes desafios que se coloca a investigadores e práticos em todos os domínios de atividade é o da identificação dos limites dos respetivos campos de pesquisa e de ação. Porém, com as questões dos limites levantam-se as dos limiares, talvez tanto mais subtis quanto plenas de potencialidades. Ou seja, quando nomeadamente as barreiras dos vários territórios do conhecimento, das organizações e das profissões se configuram como fronteiras abrem-se, algo paradoxalmente, espaços de comunicação inéditos, a gerar novas e fecundas competências e áreas de reflexão. É assim que as fronteiras entre países, quando existem, funcionam simultaneamente como impedimentos às relações correntes entre pessoas e, de igual modo, como terrenos geradores de outros contactos, inclusive os proporcionados pelo contrabando que, de outra forma, não teria lugar…

 

Estas considerações constituem o pretexto e a motivação para os artigos do próximo número da revista “Percursos & Ideias”, a qual assumirá uma unidade transversal e multidisciplinar, coerente com a temática que o irá inspirar. Propõe-se assim que, nas diferentes áreas disciplinares dos cadernos que a integram, sejam tratados temas em que as ideias de limite e limiar possam surgir como conceitos operacionais a propósito de perspetivas e debates em que se confrontem, entre outras, as seguintes problemáticas:

  • conexões entre ética e publicidade; ética e turismo; ética e comércio; ética e direito;
  • conexões entre legitimidade económica e legitimidade política;
  • conexões entre expansão de atividades e “limites de carga”;
  • conexões entre eficácia e respeito pela alteridade;
  • conexões entre indivíduos e instituições;
  • conexões entre projetos e realidades;
  • conexões entre tradição e contemporaneidade;
  • conexões entre inovação e rotinas;
  • conexões entre identidades e universalidades;
  • conexões entre abordagens disciplinares e a complexidade multidimensional das realidades.

English version

Notícias em Destaque

19 / 09 / 2018
Welcome Day · 19 Set
17 / 08 / 2018
Candidaturas Maiores de 23 Anos - Abertas as candidaturas
17 / 08 / 2018
Bolsas e redução de propinas

Páginas

Newsletter?

teste teste

Estaria interessado em receber a nossa newsletter? Gostaria de receber informação sobre os cursos e eventos? Subscreva o seu e-mail.