ISCET
GESTÃO E COMERCIO INTERNACIONAL

Curso Técnico Superior Profissional em Gestão e Comércio Internacional

Apresentação do curso

Número de registo na DGES - 249/2015 - Aviso n.º 3525/2016,  II.ª série, de 16 de março

O número de empresas que efetuam trocas internacionais aumentou 19,3% no período compreendido entre 2010 e 2012. Deste modo, os quadros daquelas empresas cresceram com a incorporação de 40.754 colaboradores (7,87% no período). A procura de profissionais com competências nesta área cresce em virtude dos dados acima referidos, existindo atualmente no mercado de trabalho uma escassez de técnicos com perfis tão específicos. Logo, um curso de CTSP em Gestão e Comércio Internacional, com um perfil exigente adequado, contribui para formar os referidos profissionais de forma a colmatar as lacunas que as organizações empresariais sentem neste domínio. A realização do mercado interno, a redução dos obstáculos ao comércio e ao investimento internacional, bem como a necessidade reforçada de assegurar a proteção e a segurança nas fronteiras externas da UE, e ainda a aplicação plena do regulamento europeu que estabelece o novo Código Aduaneiro da União, transformarão necessariamente os diversos players na cadeia de abastecimento. Estes adquirem assim um papel preponderante nesse circuito e no que respeita ao controlo e gestão do comércio internacional, tornando-os reais catalisadores da competitividade económica dos países e das empresas.

 

Competências profissionais
  • Elaborar estudos de mercado relativos aos segmentos estratégicos do mercado-alvo da empresa e ao posicionamento e estratégia de marketing nos mercados externos;
  • Gerir as vendas em contexto internacional (exportação);
  • Gerir as compras em contexto internacional (importação);
  • Coordenar os serviços de apoio à importação e à exportação;
  • Gerir relações comerciais e profissionais em contexto multicultural;
  • Gerir atividades logísticas e transitárias.

 

Duração: 
4 semestres / 2 anos
Coordenador: 
Luís Augusto Bastos Durães Ferreira

Licenciado em Economia pela Universidade Livre do Porto e doutorado em Ciências Empresariais com especialização em planeamento estratégico em turismo pela Universidade de Santiago de Compostela. É docente nas áreas do turismo, gestão e economia. Desenvolve actividades de consultoria e de gestão...

  • Plano de Estudos
  • Propinas
  • Candidatura Online
  • Locais de estágio
Semestre 1
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Economia Aplicada 2 4,0

A ECONOMIA é uma ciência social que estuda os comportamentos dos indivíduos e das organizações empenhadas na produção, troca e consumo de bens e serviços.

Esta unidade curricular do CTSP de Gestão e Comércio Internacional tem uma natureza geral, permitindo dar a conhecer os temas centrais associados à economia, nas suas vertentes micro e macro, proporcionando um conhecimento  abrangente dos conceitos fundamentais da teoria económica e relacionando-os no âmbito do funcionamento dos mercados internacionais.

Espanhol 3 6,0

Na atualidade, têm vindo a manifestar-se uma grande relação empresarial Portuguesa e Espanhola. O mercado Iberoamericano continua a crescer cada vez mais. A disciplina de Espanhol I e Espanhol Aplicado aos Negócios e Vendas vem garantir ao aluno a aprendizagem da segunda língua no mundo do Comércio Internacional e dos Negócios e Vendas, adquirindo competências comunicativas aos níveis A-1 e A-2 linguísticos com a utilização de  vocabulário técnico comercial em rentabilidade e adaptação a sua assimilação gradual, assegurando capacidades linguísticas e consciencialização da importância da cultura hispana no ambiente empresarial e de negócio internacional.

Gestão Empresarial 2 4,0

A gestão empresarial é o processo de levar a cabo de forma eficaz e eficiente uma atividade, mediante o uso de pessoas, para conseguir alcançar os objetivos empresariais..

Esta unidade curricular do CTSP de Gestão e Comércio Internacional tem uma natureza introdutória, centrada na atividade e perfil do gestor de empresas, dando ao mesmo tempo destaque à evolução do papel do gestor e às funções de gestão empresarial.

Inglês 3 6,0

A Língua Inglesa é essencial na comunicação no mundo do turismo  e do comércio.

Na unidade curricular de Inglês, são abordados temas como os países de expressão de língua inglesa, a língua inglesa no quotidiano socioprofissional e as novas tecnologias, tipos de correspondência comercial bem como o inglês como língua de comunicação universal.

 

Marketing Internacional e Estudos de Mercado 2 4,0

Actualmente, as implicações políticas, económicas e sociais sobre o resultado das acções comerciais de uma nação no âmbito internacional são extremamente importantes no contexto da globalização. Da mesma forma, as acções comerciais das empresas no âmbito  internacional devem ser precedidas de uma cuidadosa estratégia de marketing. A ciência que estuda estas acções e suas implicações é o Marketing Internacional.  
Na unidade curricular de Marketing Internacional e Estudos de Mercado são abordados temas como, identificar e aplicar os conceitos e técnicas de marketing numa perspectiva de estratégica organizacional, nacional e internacional assim como planear e executar estudos de mercado e analisar os seus resultados em contexto nacional e internacional.

Português e Técnicas de Comunicação 3 6,0

Na unidade curricular de Português e Técnicas de Comunicação são abordados temas como: a Comunicação Oral em interação e a Comunicação Escrita; os elementos linguísticos da Comunicação; a produção de diferentes enunciados orais e de textos de diversas tipologias; a Comunicação presencial e não-presencial, verbal e não-verbal; comunicações de caráter administrativo e/ou comercial.

Semestre 2
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Distribuição, Transportes e Logística 2 4,0

A Distribuição os Transportes e Logística ganhou uma importância estratégica que é determinante para o desenvolvimento do mundo actual caracterizado hoje pela globalização. A logística proporciona aos seus sistemas globais uma maior eficiência e eficácia através do negocio logístico  e as operações e processos que se desenvolvem no âmbito das organizações, procurando gerar mais e melhor produtividade, através da logística interna ou operacional de da logística e transportes internacionais

Na unidade curricular de Distribuição Transportes e Logística são abordados temas como, obter conhecimentos teórico-práticos sobre as diferentes práticas empresariais e modelos de transporte que se podem encontrar no mercado português e internacional. A resolução de problemas concretos da realidade empresarial, no âmbito da cadeia de transporte e logística, Conhecer e compreender os modelos logísticos actuais e identificando a sua origem, e caracterizar os modelos logísticos e compreender a sua utilidade nos tempos contemporâneos e na vida empresarial.

Espanhol Aplicado aos Negócios e Vendas 3 6,0

Na atualidade, têm vindo a manifestar-se uma grande relação empresarial Portuguesa e Espanhola. O mercado Iberoamericano continua a crescer cada vez mais. A disciplina de Espanhol I e Espanhol Aplicado aos Negócios e Vendas vem garantir ao aluno a aprendizagem da segunda língua no mundo do Comércio Internacional e dos Negócios e Vendas, adquirindo competências comunicativas aos níveis A-1 e A-2 linguísticos com a utilização de  vocabulário técnico comercial em rentabilidade e adaptação a sua assimilação gradual, assegurando capacidades linguísticas e consciencialização da importância da cultura hispana no ambiente empresarial e de negócio internacional.

Gestão Internacional 3 6,0

A crescente globalização das economias coloca constantes desafios à gestão das organizações. A importância do estudo da natureza e do ambiente dos negócios internacionais, a análise das suas forças e os respectivos impactos na gestão das empresas, representam a variabilidade do sucesso empresarial.

Neste contexto, a compreensão destes fenómenos posiciona-se como uma variável crítica de sucesso ao nível da gestão dos negócios internacionais.

A unidade curricular de Gestão Internacional do CTSP de Gestão e Comércio Internacional tem como objetivo central introduzir os estudantes aos problemas que se colocam à gestão das empresas num economia globalizada.

Inglês Aplicado aos Negócios e Vendas 3 6,0

A unidade curricular de Inglês aplicados aos Negócios e Vendas visa a utilização da língua inglesa em contexto de negócios, de transportes, de exportações e importações e como meio de comunicação oral ou escrita como conversação telefónica ou comunicação via carta ou email.

Técnicas de Negociação Internacional e Vendas 2 4,0

A globalização criou novas exigências ao mercado de trabalho impondo a todos a necessidade de procurar o aperfeiçoamento pessoal e profissional. Desta forma, cada vez mais os profissionais e especialmente aqueles que por força da sua posição tem de estar em contacto ou negociar com outras culturas, terão de construir um conhecimento sobre essas culturas e ampliar a forma de comportamento quando inserido nelas 
Na unidade curricular de Técnicas de Negociação Internacional e Vendas são abordados temas como, desenvolvimento de capacidades de negociação quer no plano da gestão comercial quer na relação com colaboradores e outros nomeadamente fornecedores e clientes assumindo uma importante relevância as competências de negociação e de liderança, assim como aplicar técnicas de negociação tendo em conta os diferentes factores culturais que influenciam um processo de negociação em contexto inter e multi-cultural.

Tecnologias de Informação e Comunicação em Comércio Internacional 2 4,0

Cada vez mais a utilização de meios tecnológicos é necessária para um bom desempenho profissional, em qualquer área de atividade. A disciplina de Tecnologias da Informação pretende dotar os alunos de capacidades instrumentais e concetuais no domínio das tecnologias e sistemas da informação de suporte ao Comércio Internacional.

Pretende-se aprofundar as competências relacionadas com: técnicas de pesquisa avançada em motores de busca; utilização da folha de cálculo, como ferramenta de suporte à decisão em problemas associados ao Comércio Internacional e produção de documentos necessários para a planificação, tratamento e apresentação de informação.

Semestre 3
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Comércio Internacional e Princípios Aduaneiros 3 6,0

Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes:
- Sensibilizar os formandos para as temáticas e procedimentos de índole aduaneiro;
- Proporcionar aos alunos o desenvolvimento de conhecimentos de componente técnica relacionada com os regimes e os procedimentos aduaneiros, mediante a apresentação de casos práticos relativos a operações de importação e de exportação;
- Aplicação dos conhecimentos adquiridos às principais operações aduaneiras e empresariais de comércio internacional.

Contabilidade, Finanças e Gestão de Riscos 3 6,0

Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes:
- Identificar, descrever e interpretar as principais massas patrimoniais;
- Elaborar, descrever e interpretar as diferentes demonstrações financeiras;
- Descrever e avaliar a utilização dos diferentes critérios de valorimetria;
- Aplicar o normativo contabilístico atual e perspetivar futuros desenvolvimentos.
- Elaborar o diagnóstico económico-financeiro de uma empresa.
- Proporcionar aos alunos um primeiro contacto com a oferta global que os bancos colocam à disposição dos seus clientes, nomeadamente produtos ativos, passivos e da área das operações fora do balanço.

Direito dos Negócios Internacionais 3 6,0

Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes:
- Proporcionar aos estudantes conhecimentos sobre os efeitos e o enquadramento jurídico dos negócios internacionais
- Favorecer a aquisição de conhecimentos sobre as principais figuras contratuais que se desenvolvem no quadro das relações comerciais internacionais, por referência às convenções que as sustentam.

Gestão de Equipas Comerciais 3 6,0

Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes:
- Desenvolver as competências necessárias para o incremento das vendas em termos qualidade e quantidade;
- Desenvolver competências de liderança e gestão de equipas potenciando a motivação destas e a excelência dos resultados;
- Desenvolver competências para lidar com a diversidade de colaboradores e clientes através do contacto direto ou pelo recurso a adequados meios tecnológicos.

 

Organização e Participação em Feiras e Eventos 3 6,0

Esta unidade curricular tem como principais objetivos preparar profissionais com competências técnicas na área dos eventos, em domínios como programação, planeamento e orçamentação, gestão de equipas, relações públicas e avaliação

Semestre 4
Disciplinas Horas/Semana ECTS
Estágio 810 30,0

Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes:
- Promover e consolidar a capacidade de organização dos objectivos gerais e dos serviços a prestar, em função dos segmentos de mercado a atingir;
- Garantir a capacidade de organização de trabalho individual e em equipa no respeito pela cultura e orgânica das organizações, pessoas e grupos;
- Assegurar o efectivo domínio de todas as competências técnicas inerentes à responsabilidade do exercício de funções no âmbito da gestão e comércio internacional;
- Assegurar o cumprimento do disposto nas cláusulas dos protocolos de formação em contexto de trabalho.

CANDIDATURA

€ 96 (Até 14 de julho beneficia de 20% de desconto)

€ 120 (A partir de 14 de julho) 

     
MATRÍCULA/INSCRIÇÃO   

€ 93.5 (Até 8 de agosto beneficia de 15% de desconto)

€ 110 (A partir de 8 de agosto)

€ 25 Seguro escolar (anual)

 

PROPINAS VALOR ANUAL: € 2.145

€ 195 - Valor mensal de 11 prestações, setembro a julho

€ 2.037,75 - Pronto pagamento (Beneficia de 5% de desconto)

 

FINANCIAMENTO

Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.

 

BOLSAS DE ESTUDO

O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se ao Sistema de Bolsas de Estudo através da DSAE - Direção de Serviços de Apoio ao Estudante.

 
PORTUGAL 2020

Há ainda a possibilidade de eventual financiamento pelo quadro de apoios PORTUGAL 2020.

Para mais informações clique em Candidatura Online.

 

Adriano Gomes Pinhal Despachante Oficial

AEP - Associação Empresarial de Portugal

AGILITY - Transitários, Lda

AIR-SEA Lopes - Transitários, Lda

Angotransmad - Transitários, Lda

Answertoday, Lda

Conde & Mota Trading

Nessel - Agência de Documentação, Lda

Olicargo - Transitário, Lda

Rangel Transitários, SA

Rui Ribeiro Despachante Oficial, Unipessoal Lda

Tirgal - Transitários de Portugal, Lda

WLP  - Transitários, Lda

Pedido de Informações