25Out
Leixões bate recorde com mais 47% de cargas de fora da UE
Fonte: 
Jornal de Negócios
25 / 10 / 2017

As cargas com origem ou destino em países de fora da União Europeia cresceram mais 47% em Leixões nos primeiros nove meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, contribuindo decisivamente para que este porto tenha batido um novo recorde de movimentação de mercadorias até Setembro.

De acordo com a autoridade portuária de Leixões (APDL), o maior porto do Norte do país processou cerca de 14,6 milhões de toneladas de mercadorias nos primeiros três quartos do ano, o que representa um crescimento de 7% face ao período homólogo do ano passado.

Nos principais segmentos de mercadorias, destaca-se a tendência de crescimento na movimentação de granéis líquidos, mais 1,14 milhões de toneladas acumulada até Setembro, o que traduz um crescimento homólogo de 21%, e da carga "ro-ro", que continua em alta com um crescimento acumulado de 16%, "reforçando a posição de Leixões como líder em Portugal neste tipo de tráfego portuário", enfatiza a APDL.

Também o terminal de cruzeiros de Leixões continua a bater recordes, tendo fechado os primeiros nove meses deste ano com mais 42% de passageiros e de 22% no número de escalas de navios, face ao mesmo período do ano passado, prevendo chegar aos 100 mil passageiros até ao final do ano.

 

Rui Neves ruineves@negocios.pt

25 de outubro de 2017 às 11:56

Notícias em Destaque

25 / 10 / 2017
Leixões bate recorde com mais 47% de cargas de fora da UE
29 / 06 / 2017
"O Porto é uma cidade ativa, ótima para os amantes do vintage." Alejandro Zas, Estudante Erasmus
12 / 06 / 2017
"No ISCET existe uma grande proximidade com os estudantes" Altynay Yessenzholova, Estudante Erasmus

Páginas

Newsletter?

teste teste

Estaria interessado em receber a nossa newsletter? Gostaria de receber informação sobre os cursos e eventos? Subscreva o seu e-mail.