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CTeSP em Gestão e Comércio Internacional
Um curso de CTeSP em Gestão e Comércio Internacional, com um perfil exigente, contribui para formar os profissionais necessários para colmatar as lacunas que as organizações empresariais sentem neste domínio.
Esta é a formação de que o país e tu necessitam!
Quando te decides por um CTeSP, adquires:
Aprovação em provas de avaliação da capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos;
Para iniciar o processo, através de Maiores de 23 (Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, artigo 40º- E, de 16 de agosto) o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Curriculum Vitae
Certificado de Habilitações
Curso de ensino secundário ou habilitação equivalente nas seguintes áreas relevantes para ingresso: Economia ou Matemática ou Gestão
Os candidatos que não tenham disciplinas nestas áreas, poderão efetuar uma prova de ingresso numa delas no ISCET.
Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Certificado de Habilitações
Titulares de diploma de especialização tecnológica;
Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Certificado de Habilitações
Titulares de grau de ensino superior;
Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Certificado de Habilitações
A realização do mercado interno, a redução dos obstáculos ao comércio e ao investimento internacional, bem como a necessidade reforçada de assegurar a proteção e a segurança nas fronteiras externas da UE, e ainda a aplicação plena do regulamento europeu que estabelece o novo Código Aduaneiro da União, transformam necessariamente os diversos players na cadeia de abastecimento. Estes adquirem assim um papel preponderante nesse circuito e no que respeita ao controlo e gestão do comércio internacional, tornando-os reais catalisadores da competitividade económica dos países e das empresas.
Coordenador: Doutor Luís Durães Ferreira
Registo DGES Número R/Cr 249/2015
Publicação em Diário da República: Aviso n.º 3525/2016, de 16/03, D.R. nº 53, 2.ª série
Elaborar estudos de mercado relativos aos segmentos estratégicos do mercado-alvo da empresa e ao posicionamento e estratégia de marketing nos mercados externos;
Gerir as vendas em contexto internacional (exportação);
Gerir as compras em contexto internacional (importação);
Gerir relações comerciais e profissionais em contexto multicultural;
Gerir atividades logísticas e transitárias.
Economia Aplicada
A economia é uma ciência social que estuda os comportamentos dos indivíduos e das organizações empenhadas na produção, troca e consumo de bens e serviços. Esta unidade curricular do CTSP de Gestão e Comércio Internacional tem uma natureza geral, permitindo dar a conhecer os temas centrais associados à economia, nas suas vertentes micro e macro, proporcionando um conhecimento abrangente dos conceitos fundamentais da teoria económica e relacionando-os no âmbito do funcionamento dos mercados internacionais. |
2 | 4 |
Inglês
A Língua Inglesa é essencial na comunicação no mundo do turismo e do comércio. Na unidade curricular de Inglês, são abordados temas como os países de expressão de língua inglesa, a língua inglesa no quotidiano socioprofissional e as novas tecnologias, tipos de correspondência comercial bem como o inglês como língua de comunicação universal. |
3 | 6 |
Espanhol
Na atualidade, têm vindo a manifestar-se uma grande relação empresarial Portuguesa e Espanhola. O mercado Iberoamericano continua a crescer cada vez mais. A disciplina de Espanhol I e Espanhol Aplicado aos Negócios e Vendas vem garantir ao aluno a aprendizagem da segunda língua no mundo do Comércio Internacional e dos Negócios e Vendas, adquirindo competências comunicativas aos níveis A-1 e A-2 linguísticos com a utilização de vocabulário técnico comercial em rentabilidade e adaptação a sua assimilação gradual, assegurando capacidades linguísticas e consciencialização da importância da cultura hispana no ambiente empresarial e de negócio internacional. |
3 | 6 |
Gestão Empresarial
A gestão empresarial é o processo de levar a cabo de forma eficaz e eficiente uma atividade, mediante o uso de pessoas, para conseguir alcançar os objetivos empresariais.. Esta unidade curricular do CTSP de Gestão e Comércio Internacional tem uma natureza introdutória, centrada na atividade e perfil do gestor de empresas, dando ao mesmo tempo destaque à evolução do papel do gestor e às funções de gestão empresarial. |
2 | 4 |
Marketing Internacional e Estudos de Mercado
Actualmente, as implicações políticas, económicas e sociais sobre o resultado das acções comerciais de uma nação no âmbito internacional são extremamente importantes no contexto da globalização. Da mesma forma, as acções comerciais das empresas no âmbito internacional devem ser precedidas de uma cuidadosa estratégia de marketing. A ciência que estuda estas acções e suas implicações é o Marketing Internacional. |
2 | 4 |
Português e Técnicas de Comunicação
Na unidade curricular de Português e Técnicas de Comunicação são abordados temas como: a Comunicação Oral em interação e a Comunicação Escrita; os elementos linguísticos da Comunicação; a produção de diferentes enunciados orais e de textos de diversas tipologias; a Comunicação presencial e não-presencial, verbal e não-verbal; comunicações de caráter administrativo e/ou comercial. |
3 | 6 |
Distribuição, Transportes e Logística
A Distribuição os Transportes e Logística ganhou uma importância estratégica que é determinante para o desenvolvimento do mundo actual caracterizado hoje pela globalização. A logística proporciona aos seus sistemas globais uma maior eficiência e eficácia através do negocio logístico e as operações e processos que se desenvolvem no âmbito das organizações, procurando gerar mais e melhor produtividade, através da logística interna ou operacional de da logística e transportes internacionais Na unidade curricular de Distribuição Transportes e Logística são abordados temas como, obter conhecimentos teórico-práticos sobre as diferentes práticas empresariais e modelos de transporte que se podem encontrar no mercado português e internacional. A resolução de problemas concretos da realidade empresarial, no âmbito da cadeia de transporte e logística, Conhecer e compreender os modelos logísticos actuais e identificando a sua origem, e caracterizar os modelos logísticos e compreender a sua utilidade nos tempos contemporâneos e na vida empresarial. |
2 | 4 |
Espanhol Aplicado aos Negócios e Vendas
Na atualidade, têm vindo a manifestar-se uma grande relação empresarial Portuguesa e Espanhola. O mercado Iberoamericano continua a crescer cada vez mais. A disciplina de Espanhol I e Espanhol Aplicado aos Negócios e Vendas vem garantir ao aluno a aprendizagem da segunda língua no mundo do Comércio Internacional e dos Negócios e Vendas, adquirindo competências comunicativas aos níveis A-1 e A-2 linguísticos com a utilização de vocabulário técnico comercial em rentabilidade e adaptação a sua assimilação gradual, assegurando capacidades linguísticas e consciencialização da importância da cultura hispana no ambiente empresarial e de negócio internacional. |
3 | 6 |
Gestão Internacional
A crescente globalização das economias coloca constantes desafios à gestão das organizações. A importância do estudo da natureza e do ambiente dos negócios internacionais, a análise das suas forças e os respectivos impactos na gestão das empresas, representam a variabilidade do sucesso empresarial. Neste contexto, a compreensão destes fenómenos posiciona-se como uma variável crítica de sucesso ao nível da gestão dos negócios internacionais. A unidade curricular de Gestão Internacional do CTSP de Gestão e Comércio Internacional tem como objetivo central introduzir os estudantes aos problemas que se colocam à gestão das empresas num economia globalizada. |
3 | 6 |
Inglês Aplicado aos Negócios e Vendas
A unidade curricular de Inglês aplicados aos Negócios e Vendas visa a utilização da língua inglesa em contexto de negócios, de transportes, de exportações e importações e como meio de comunicação oral ou escrita como conversação telefónica ou comunicação via carta ou email. |
3 | 6 |
Técnicas de Negociação Internacional e Vendas
A globalização criou novas exigências ao mercado de trabalho impondo a todos a necessidade de procurar o aperfeiçoamento pessoal e profissional. Desta forma, cada vez mais os profissionais e especialmente aqueles que por força da sua posição tem de estar em contacto ou negociar com outras culturas, terão de construir um conhecimento sobre essas culturas e ampliar a forma de comportamento quando inserido nelas |
2 | 4 |
Tecnologias de Informação e Comunicação em Comércio Internacional
Cada vez mais a utilização de meios tecnológicos é necessária para um bom desempenho profissional, em qualquer área de atividade. A disciplina de Tecnologias da Informação pretende dotar os alunos de capacidades instrumentais e concetuais no domínio das tecnologias e sistemas da informação de suporte ao Comércio Internacional. Pretende-se aprofundar as competências relacionadas com: técnicas de pesquisa avançada em motores de busca; utilização da folha de cálculo, como ferramenta de suporte à decisão em problemas associados ao Comércio Internacional e produção de documentos necessários para a planificação, tratamento e apresentação de informação. |
2 | 4 |
Comércio Internacional e Princípios Aduaneiros
Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes: |
3 | 6 |
Contabilidade, Finanças e Gestão de Riscos
Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes: |
3 | 6 |
Direito dos Negócios Internacionais
Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes: |
3 | 6 |
Gestão de Equipas Comerciais
Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes: |
3 | 6 |
Organização e Participação em Feiras e Eventos
Esta unidade curricular tem como principais objetivos preparar profissionais com competências técnicas na área dos eventos, em domínios como programação, planeamento e orçamentação, gestão de equipas, relações públicas e avaliação. |
3 | 6 |
Estágio
Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes: |
810 | 30 |
FINANCIAMENTO
Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.
BOLSAS DE ESTUDO
O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se ao Sistema de Bolsas de Estudo através da DSAE - Direção de Serviços de Apoio ao Estudante.
PORTUGAL 2020
Eventual financiamento pelo quadro de apoios PORTUGAL 2020
PROPINAS
€ 200 - Valor mensal de 11 prestações, setembro a julho
€ 2.090 - Valor total das propinas com 5% de desconto por pronto pagamento
CANDIDATURA
€120
MATRÍCULA/INSCRIÇÃO
€ 110 (Na renovação das inscrições, até 15 de julho, os estudantes do ISCET usufruem de uma dedução de 15% no valor da inscrição.)
€ 30 Seguro escolar (anual)