O ISCET recebeu o seminário "Fatores chave de sucesso no comércio mundial do vinho".



Decorreu no dia 3 de maio, no âmbito da Licenciatura em Marketing e Publicidade, o seminário subordinado ao tema "Fatores chave de sucesso no comércio mundial do vinho".
Atualmente a indústria do vinho representa uma parcela apreciável da produção nacional e atravessa um período de melhoria significativa da qualidade e de crescimento da presença nos mercados internacionais.
A qualidade dos vinhos portugueses tem surpreendido, o que se traduz em prémios importantes recentemente atribuídos a produtores portugueses (por exemplo, o melhor vinho do mundo em 2014).
Todavia, a internacionalização sustentada dos vinhos portugueses não é fácil, num ambiente global muito competitivo e em que é importante volume e preço, por um lado e, por outro, qualidade sustentada e diferenciação. Neste quadro, as estratégias promocionais e negociais no mercado global do vinho assumem enorme importância.
A ViniPortugal é a Associação Interprofissional do Sector Vitivinícola e a entidade gestora da Marca Wines of Portugal.
Tem como objecto a promoção da imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos por excelência através da valorização da marca Wines of Portugal.
Através da ViniPortugal, a marca Wines of Portugal está presente de forma consistente em 4 continentes e 11 mercados estratégicos.
Com um investimento anual de perto de 7 milhões de euros são realizadas mais de 100 acções anuais de promoção dos vinhos portugueses, envolvendo cerca de 350 agentes económicos nacionais.
A Viniportugal também dinamiza campanhas a nível nacional, nomeadamente sensibilizando o consumo de vinho a copo com qualidade.