Calendário Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2023

Sentes-te sobrecarregado com o processo de entrada na universidade? Não te preocupes, nós ajudamos. Aqui está um calendário prático de ações para os exames nacionais e para o acesso ao ensino superior para te ajudar a navegar por tudo isto.
 

PRAZO  
De 3 a 21 de abril Inscrição para a realização de pré-requisitos (1).
De 4 a 17 de abril Inscrição para a 1.ª fase de exames nacionais do ensino secundário e provas de equivalência à frequência (prazo normal).
Durante os meses de maio e junho Realização de pré-requisitos, de acordo com o calendário concreto a fixar e divulgar por cada instituição de ensino superior que os exige (1).
Até dia 31 de maio às 16h00 Anulação da matrícula no ensino secundário (nos casos aplicáveis).
De 19 de junho a 3 de julho 1.ª fase dos exames nacionais do ensino secundário
De 19 de junho a 6 de julho 1.ª fase da componente de produção e interação orais dos exames nacionais de línguas estrangeiras e de PLNM.
Em 17 de julho Afixação dos resultados da 1.ª fase dos exames nacionais e das provas de equivalência à frequência
De 24 de julho a 7 de agosto (3) Apresentação da candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.
De 17 a 18 de julho Inscrição para a 2.ª fase de exames nacionais do ensino secundário e provas de equivalência à frequência (prazo normal).
De 20 a 26 de julho 2.ª fase dos exames nacionais do ensino secundário
De 20 a 31 de julho 2.ª fase da componente de produção e interação orais dos exames nacionais de línguas estrangeiras e de PLNM.
Em 4 de agosto Afixação dos resultados da 2.ª fase dos exames nacionais e das provas de equivalência à frequência
Em 10 de agosto Afixação dos resultados da reapreciação dos exames da 1.ª fase
Em 28 de agosto Afixação dos resultados da reapreciação dos exames da 2.ª fase
Em 27 de agosto Divulgação do resultado da 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.
De 28 a 30 de agosto Realização da matrícula na vaga em que o aluno foi colocado na 1ª fase do concurso nacional de aceeso ao ensino superior.
De 28 de agosto a 5 de setembro Apresentação da candidatura à 2.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.
Em 17 de setembro Divulgação do resultado da 2.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior
De 17 a 19 de setembro Realização da matrícula na vaga em que o aluno foi colocado na 2ª fase do concurso nacional de aceeso ao ensino superior.
De 22 a 25 de setembro Apresentação da candidatura à 3.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior
Em 30 de setembro Divulgação do resultado da 3.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.
De 30 de setembro a 2 de outubro Realização da matrícula na vaga em que o aluno foi colocado na 3ª fase do concurso nacional de aceeso ao ensino superior.

Fontes: Direção Geral do Ensino Superior

 

[1] Poderá ter lugar uma 2.ª chamada para a realização dos pré-requisitos para algumas instituições de ensino superior, nas condições e prazos fixados por deliberação da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Para informações sobre a existência, condições de utilização e calendários, consultar a instituição de ensino superior em causa.

[2] Estas datas carecem de confirmação.

[3] No caso dos candidatos ao contingente prioritário para emigrantes, familiares que com eles residem e lusodescendentes e candidatos com pedido de substituição de provas de ingresso por exames estrageiros, a apresentação da candidatura ao ensino superior na 1ª fase é até dia 31 de julho.

Estas são as licenciaturas que o ISCET tem para ti. Descobre mais sobre cada uma delas.

Mais Informação