
CTeSP em Gestão de Vendas e Marketing
CTeSP em Gestão de Vendas e Marketing
As condições do mercado são atualmente muito exigentes, necessitando por isso de profissionais competentes em estratégias organizacionais e de comunicação.
O CTeSP em Gestão de Vendas e Marketing do ISCET oferece-te a formação de que precisas!
Quando te decides por um CTeSP, adquires:
- Uma habilitação de ensino superior que te permite aceder de imediato ao exercício de uma profissão qualificada;
- O direito de ter um conjunto de creditações/equivalências em disciplinas das licenciaturas do ISCET;
- O direito de acesso a uma licenciatura sem teres de realizar as provas de ingresso dos exames nacionais;
- A possibilidade de beneficiar de bolsas de estudo e de reduções de propinas.
Apresentação do curso
O exercício de funções no setor das vendas é atualmente tão mais complexo quanto são exigentes as condições do mercado. Significa isto desde logo que um profissional nesta área terá de possuir sólidas competências em estratégia organizacional na sua correlação com o marketing, tendo presente o denominador das marcas e dos clientes e considerando, em simultâneo, a disponibilidade e potencial do recursos humanos e financeiros da organização em que trabalha. Num mundo marcado pela globalização, pela inovação e pela aceleração dos processos de decisão revela-se imprescindível a formação de técnicos com um perfil profissional que responda aos requisitos e desafios enunciados e capaz de integrar equipas multi-disciplinares. O CTeSP em Gestão de Vendas e Marketing insere-se na área de formação de marketing e publicidade, estando os seus diplomados preparados para o desempenho de funções técnicas, no âmbito do perfil do seu programa de estudos.
Integração a nível internacional com estadias em universidades europeias da rede Erasmus+.
Coordenador: Dr. Martim Durão
Registo DGES Número R/Cr 57/2016
Publicação em Diário da República: Aviso n.º 3273/2018, de 13/03, D.R. nº 51, 2ª série
Horário Diurno
Competências profissionais
- Aplicar as técnicas de venda e negociação
- Aplicar estratégias motivacionais e flexíveis no âmbito de uma força de vendas
- Assegurar o enquadramento legal dos negócios das empresas
- Colaborar no desenvolvimento dos diferentes processos de gestão de equipas de vendas, com realce para a conceção e criação de mecanismos que potenciem a inovação
- Colaborar, designadamente pela elaboração de planos de negócios, nos processos de internacionalização empresarial
- Conceber e monitorizar políticas de marketing e vendas a nível nacional e internacional
- Gerir atividades de marketing estratégico e operacional
- Gerir de forma adequada e diferenciada produtos e serviços
- Implementar sistemas de comunicação adequados às necessidades e solicitações do mercado
Plano de Estudos
Empreendedorismo
O empreendedorismo e o espírito empreendedor são hoje lugares comuns na comunicação e nas políticas de desenvolvimento social e económico. A exemplo de outras universidades de referência, o ISCET inclui esta unidade curricular com o objetivo de sensibilizar os estudantes para a construção de vias alternativas de emprego, para o qual importa reconhecer o papel do empreendedorismo, os requisitos para empreender, as condições que favorecem a criação de novos negócios e adquirir competências que permitam analisar e validar conceitos, simular projeções operacionais, económicas e financeiras, definindo estratégias de negócio com potencial de viabilidade, crescimento, sustentabilidade e rendibilidade. |
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Gestão de Equipas Comerciais
A aquisição de capacidades tanto ao nível da gestão comercial como na relação com colaboradores permitirá aos estudantes desenvolver competências necessárias para o incremento das vendas em termos de qualidade e quantidade. Os estudantes serão, assim, capazes de: desenvolver competências de liderança e gestão de equipas potenciando a motivação destas e a excelência dos resultados, desenvolver competências para lidar com a diversidade de colaboradores e clientes através do contato direto ou pelo recurso a adequados meios tecnológicos. |
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Inglês Técnico
O Inglês Técnico surge como uma unidade curricular que tem em vista a aplicação de conteúdos lexicais e estratégias no âmbito do marketing e vendas. Tem como objetivos: compreender a importância e o papel da língua inglesa na diversidade cultural do mundo, desenvolver as competências linguísticas para um melhor desempenho na área dos negócios, encorajar os estudantes a usar o inglês com confiança, responsabilidade e autonomia, transferir os conhecimentos adquiridos para desempenho em contexto profissional, usar vocabulário específico em diferentes situações de comércio internacional, desenvolver atitudes de autorreflexão sobre o seu processo de aprendizagem. |
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Introdução ao Marketing
Constituem objetivos desta unidade curricular os seguintes: compreender o conceito de marketing e a sua importância na gestão das organizações, identificar os fatores mais importantes para uma correta análise da situação em termos de marketing, dominar o conceito e a metodologia de segmentação de mercado e o posicionamento, possuir uma compreensão global do processo de marketing. |
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Métodos Quantitativos
São objetivos desta unidade curricular: resolver problemas de decisão nas áreas de economia, administração, finanças e organização em geral, com uma abordagem cientifica, dotar os estudantes da capacidade de compreensão dos conceitos fundamentais de matemática, especialmente no âmbito dos métodos quantitativos de análise de dados, quantificar dados na recolha de informações e utilizar técnicas e recursos simples de estatística, dotar os estudantes de noções de cálculo financeiro. |
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Português e Técnicas de Comunicação
Otimizar competências comunicacionais linguísticas é fundamental para a produção autónoma de textos orais e escritos no âmbito das comunicações formais. Ao adquirir, mobilizar e utilizar corretamente técnicas de comunicação, evidencia-se um progressivo aperfeiçoamento da expressão oral e escrita em língua portuguesa. Na unidade curricular a de Português e Técnicas de Comunicação do ISCET, são abordados temas como: a comunicação oral em interação e a comunicação escrita; os elementos linguísticos da comunicação; a produção de diferentes enunciados orais e de textos de diversas tipologias; a comunicação presencial e não-presencial, verbal e não-verbal; comunicações de caráter administrativo e/ou comercial. |
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Gestão de vendas e negociação
Esta unidade curricular tem como objetivos proporcionar a aquisição de conhecimentos teóricos e metodológicos para que o estudante possa diagnosticar e propor soluções em termos de vendas e compras, com forte incidência no mercado atual, formando-se assim profissionais capazes de atuar realisticamente em diversos setores de atividade, tanto marketing como vendas e turismo, desenvolver capacidade analítica sobre a evolução do mundo das vendas e demonstrar que o conceito de vendas não se limita à simples transação de bens e serviços. Pretende-se também que os estudantes compreendam as noções de gestão e conceção de produto bem como dominem estratégias que visem o desenvolvimento de relações comerciais duradouras. Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: aquisição de conhecimentos sobre estratégias e abordagens de negociação e como as mesmas podem resolver inúmeras situações reais no mercado de trabalho, a par de noções da linguagem não verbal/corporal e a importância do impacto que as mesmas têm nas relações e contactos one2one. |
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Gestão do negócio
São objetivos desta unidade curricular: identificar as caraterísticas e os conceitos básicos da gestão da receita (revenue management), dominar os conceitos de RevPAR e RevPASH e o seu impacto no yield management, reconhecer a importância da valorização do relacionamento com os clientes, do valor do preço como um estimulador da procura e da reação à dinâmica do mercado, distinguir a relação entre o preço e o valor, compreender os segmentos de mercado apropriados e os padrões de procura, dominar os princípios das diferentes abordagens negociais. Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: desenvolvimento de competências ao nível dos conceitos básicos da gestão da receita, da análise à dinâmica de mercado de forma a contribuir para a avaliação e elaboração de soluções técnicas e práticas para os diferentes problemas que se apresentam aos profissionais desta área. |
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Marketing de Serviços
No desenvolvimento de capacidades de negociação, quer no plano da gestão comercial, quer na relação com colaboradores e outros, nomeadamente fornecedores e clientes, assumem relevância as competências de negociação e de liderança. Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: identificação das principais caraterísticas dos serviços, reflexão sobre as fronteiras entre o produto e serviço, domínio das metodologias orientadas para a organização de um serviço, capacidade de análise do modelo de qualidade nos serviços orientado para a satisfação dos clientes, capacidade de reflexão sobre modelo de gestão de marketing de empresas de serviços, competências para organizar uma empresa de serviços. |
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Marketing Digital e Redes Sociais
Nesta unidade curricular os estudantes desenvolverão conhecimentos em marketing digital (marketing “tradicional” vs marketing digital, blended marketing, o comportamento do novo consumidor digital e segmentação de clientes na era digital) e em redes sociais, nomeadamente com vista a analisar, identificar plataformas, desenhar estratégias e planos de conteúdos, implementar, medir e otimizar presenças empresariais no facebook, linkedin, instagram, pinterest, youtube e twitter. |
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Marketing Internacional e Estudos de Mercado
Atualmente as implicações políticas, económicas e sociais sobre o resultado das ações comerciais de uma nação no âmbito internacional são extremamente importantes no contexto da globalização. Da mesma forma, as ações comerciais das empresas no âmbito internacional devem ser precedidas de uma cuidadosa estratégia de marketing. A ciência que estuda estas ações e suas implicações é o marketing internacional. Na unidade curricular de Marketing Internacional do ISCET são abordados temas como identificar e aplicar os conceitos e técnicas de marketing numa perspetiva de estratégica organizacional, nacional e internacional assim como planear e executar estudos de mercado e analisar os seus resultados também em contexto nacional e internacional. |
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Estudo de casos em gestão de vendas e marketing
O estudo de caso é um método que assenta no estudo de situações reais no mundo dos negócios, servindo para demonstrar a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos à realidade. Visa-se: dotar os estudantes de capacidades de problematização e resolução de problemas no âmbito da gestão de vendas e do marketing, de ferramentas para assumir diferentes abordagens em função da natureza das situações práticas, de aptidões e conhecimentos básicos no âmbito do design e comunicação, bem como proporcionar o domínio de abordagens transdisciplinares perante a identificação da complexidade e multidimensionalidade das questões, solicitações e necessidades objetivas do universo profissional, consolidar conhecimentos e aplicar as competências adquiridas e desenvolvidas ao longo do curso. Como competências a adquirir destacam-se: identificação e formulação de uma estratégia de vendas e marketing, suscetíveis de conferir vantagens competitivas, autonomia e responsabilidade no contexto de trabalho de equipa, identificação das necessidades e da sua relação com modelos e ferramentas de gestão de vendas e marketing que possam contribuir de modo eficaz e eficiente para a resolução de problemas, aplicação de conhecimentos básicos no domínio do design. |
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Estágio
Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes: promover e consolidar a capacidade de organização dos objetivos gerais e dos serviços a prestar, em função dos segmentos de mercado a atingir, garantir a capacidade de organização de trabalho individual e em equipa no respeito pela cultura e orgânica das organizações, pessoas, grupos, assegurar o efetivo domínio de todas as competências técnicas inerentes à responsabilidade do exercício de funções no âmbito da gestão de vendas e marketing assegurando-se o cumprimento do disposto nas cláusulas dos protocolos de formação em contexto de trabalho. |
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Locais de Estágio
Comic Com CITY – Conventions In The Yard, Lda.
Covet Group, Lda.
DKT - Marshmallow
Dorel Industries
Eurocupon - Master Ideia
EXPONOR
Fábrica de conservas La Gondola
Magna Natura - Cork Wood Specialist
One Idea - Agência de Publicidade
Pinto e Cruz, Lda.
Poster Digital
Smartmania - Viamillenio Comércio de Automóveis, Lda.
Tintas 2000
Bolsas de Estudo e Financiamento
BOLSAS DE ESTUDO
O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se a Bolsas de Estudo da DGES para Estudantes do Ensino Superior com o apoio especializado dos nossos serviços.
FINANCIAMENTO
Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior: Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.
PORTUGAL 2020
Eventual financiamento pelo quadro de apoios PORTUGAL 2020
Emolumentos/Propinas
Geral: 80 € (até 15 de julho beneficia de 20% desconto)
Estudantes internacionais*: 250 €
* conceito definido no regulamento do estudante internacional disponível aqui.
MATRÍCULA / INSCRIÇÃO / SEGURO
Matrícula / Inscrição: 120 €
Seguro escolar: 30 €
Taxa de inscrição por UC em atraso: 50 €
PROPINAS GERAL (2023/2024)
Propina mensal: 190 € x 11 prestações
Propina anual: 2090 € (pagamento anual 5% desconto**/pagamento semestral 2,5% desconto**)
Unidades curriculares isoladas: 11 € x nº ECTS
Redução de propinas**: 5% (familiares: pais, filhos/as, irmãos, cônjuge)
Condições especiais para entidades com protocolo
**os descontos não são acumuláveis, podendo o estudante optar pela situação mais favorável; os descontos não têm aplicação retroativa.
PROPINAS ESTUDANTES INTERNACIONAIS (2023/2024)
Propina mensal: 190 € x 11 prestações (pagamento de 3 prestações no ato da matrícula)
Propina anual: 2090 € (pagamento anual 5% desconto**/pagamento semestral 2,5% desconto**)
Prazos de candidatura
:: 2ª Fase: 18 de agosto a 10 de setembro
:: 3ª Fase (para vagas sobrantes): 13 de setembro a 24 de setembro
:: 4ª Fase (para vagas sobrantes): 30 de setembro a 18 de outubro
:: Matrículas e inscrições: 18 de agosto a 11 de setembro
Condições de acesso
- + 23 anos
- 12º ano
- Titulares de diploma de especialização tecnológica
- Titulares de grau de ensino superior
Aprovação em provas de avaliação da capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos;
Para iniciar o processo, através de Maiores de 23 (Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, artigo 40º- E, de 16 de agosto) o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Curriculum Vitae

Certificado de Habilitações
Curso de ensino secundário ou habilitação equivalente numa das seguintes áreas: Economia ou Matemática ou Gestão
Os candidatos que não possuam habilitação nestas áreas, estão sujeitos à realização, no ISCET, de uma prova de avaliação de capacidade.
Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações
Titulares de diploma de especialização tecnológica;
Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações
Titulares de grau de ensino superior;
Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações
:: 2ª Fase: 18 de agosto a 10 de setembro
:: 3ª Fase (para vagas sobrantes): 13 de setembro a 24 de setembro
:: 4ª Fase (para vagas sobrantes): 30 de setembro a 18 de outubro
:: Matrículas e inscrições: 18 de agosto a 11 de setembro