Dupla Licenciatura em Marketing e Publicidade + Gestão de Empresas
Dupla Licenciatura em Marketing e Publicidade e Gestão de Empresas
▪ Em quatro anos poderás garantir duas licenciaturas, multiplicando as perspetivas de trabalho e tornando-te assim um profissional mais completo, capaz de responder aos exigentes e diversificados desafios que a sociedade e a economia dos nossos dias proporcionam.
▪ Pressupostos e objetivos
A relação entre o Marketing e a Gestão, nomeadamente no que respeita a aspetos financeiros e sustentabilidade económica, é fundamental para o sucesso das empresas modernas, havendo uma conexão epistemológica e operacional profunda entre ambas as áreas disciplinares: enquanto o marketing procura entender as necessidades dos consumidores e desenvolver estratégias para alcançar o público-alvo, a gestão garante que essas estratégias sejam implementadas eficientemente, tendo em conta os aspetos económico-financeiros.
A formação proporcionada por esta dupla licenciatura desenvolve a complementaridade entre as áreas temáticas referidas, proporcionando aos estudantes uma visão abrangente acerca do alinhamento dos objetivos comerciais com a procura dos mercados, sob o cenário da procura da eficiência financeira e da responsabilidade social. Desta forma, os profissionais estarão aptos a criar campanhas inovadoras, otimizar recursos e tomar decisões estratégicas que impulsionem o crescimento efetivo dos negócios de forma sustentável e bem-sucedida.
- As licenciaturas em Marketing e Publicidade e em Gestão de Empresas estão acreditadas pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), agência nacional que garante os parâmetros de qualidade do ensino superior em Portugal.
- Integração a nível internacional com estadias em universidades europeias da rede Erasmus+.
Saídas Profissionais
- Analista de marketing e publicidade
- Gestor de marketing de produto, serviços e mercados
- Gestor de conteúdos multimédia, marketing digital e e-commerce
- Gestor de contas, vendas e eventos
- Técnico de comunicação e imagem
- Técnico superior de gestão e de negócio
- Empreendedores de processos de criação de empresas nas áreas financeira, comercial, de gestão de operações e de recursos humanos
- Acesso ao Mestrado em Gestão e Negócios e às Pós-graduações em Gestão e Finanças e em Marketing e Comércio Internacional do ISCET
Competências profissionais
- Capacidades no âmbito das tomadas de decisão, gestão de projetos e desenvolvimento de políticas estratégicas
- Aptidão de análise, planeamento, avaliação e implementação de iniciativas empreendedoras nas áreas da gestão, do marketing e da publicidade
- Competências nos domínios da análise de mercado e das motivações e necessidades dos consumidores
- Uso eficaz das tecnologias de informação e comunicação
- Competências para elaborar e analisar estudos de viabilidade e de desempenho económico-financeiro bem como relatórios e mapas de demonstrações contabilístico-financeiras de empresas
- Competências para a coordenação e organização das empresas em contexto nacional e internacional
Plano de Estudos
Aplicações Computacionais para Marketing e Publicidade
A unidade curricular de Aplicações Computacionais para Marketing e Publicidade pretende dotar os alunos de capacidades instrumentais e concetuais no domínio das tecnologias de suporte ao marketing e publicidade. Pretende-se aprofundar as competências relacionadas com: técnicas de pesquisa avançada em motores de busca; produção de documentos necessários para a planificação, tratamento e apresentação de informação; utilização da folha de cálculo; criação de páginas web; edição de imagem e composição gráfica utilizando o Photoshop. |
3 | 4,5 |
Economia
A Economia é o estudo das problemáticas relacionadas com o modo como as pessoas e as sociedades se confrontam com a escassez de recursos e os seus usos alternativos de forma a produzir bens e serviços para consumo. Esta unidade curricular pretende assim transmitir conhecimentos práticos que, sendo explicados e justificados teoricamente, constituem verdadeiros instrumentos e ferramentas para o desenvolvimento das capacidades de análise em contextos de tomadas de decisão de ordem económica. |
3 | 6,0 |
Direito da Publicidade
Na disciplina de Direito da Publicidade são abordados os regimes jurídicos constantes do Código da Publicidade e do Decreto-Lei sobre Práticas Comerciais Desleais, sobretudo numa perspetiva de proteção dos consumidores. É dado especial enfoque à comunicação comercial na Sociedade da Informação. São igualmente abordados os contratos publicitários. |
3 | 4,5 |
Inglês I
Esta unidade curricular visa favorecer o reconhecimento e a compreensão da diversidade linguística e cultural da língua inglesa de modo a permitir um envolvimento discursivo e a perceção das possibilidades de construção de significados em relação ao mundo e ao quotidiano; desenvolver as aptidões linguísticas do estudante: speaking, listening, reading, writing; aprofundar o léxico, a fluência e a competência comunicativa; consolidar os conhecimentos das estruturas essenciais da língua e encorajar a utilização da língua com confiança. Nesta unidade curricular são desenvolvidos temas relacionados com a importância da língua inglesa no mundo e nos negócios, a diversidade cultural e as relações interpessoais, o papel do marketing, o consumo e as novas tendências de mercado. |
3 | 4,5 |
Marketing I
Esta unidade curricular visa a introdução ao Marketing como disciplina científica e prática profissional, abordando os principais conceitos e estratégias que lhe são inerentes, designadamente o marketing estratégico, a análise de mercado e dos seus intervenientes, a segmentação e o posicionamento, a diferenciação e a marca. |
3 | 4,5 |
Métodos Quantitativos
A unidade curricular de Métodos Quantitativos permite o desenvolvimento da capacidade de raciocínio, espírito crítico e poder de síntese, incentivando a utilização fundamentada dos conceitos e técnicas estudados na resolução de problemas concretos de gestão e marketing. Familiariza os alunos com instrumentos de gestão, mediante a introdução de temáticas e técnicas de análise quantitativa de dados, permitindo aos estudantes, no conhecimento dos respetivos elementos fundamentais, serem capazes de proceder ao seu uso na resolução de problemas práticos. |
3 | 6,0 |
Sistemas de Informação para a Gestão
Esta unidade curricular introduz os conceitos essenciais de sistemas de informação, descreve as dimensões em que os SI suportam as organizações e suscita a aquisição de competências de modelização e resolução de problemas de gestão de SI em ambiente de aplicativos comuns de produtividade. São objetivos desta unidade curricular: dominar conhecimentos fundamentais inerentes à problemática dos sistemas de informação nas organizações, adquirir uma visão global dos instrumentos e ferramentas que suportam o funcionamento das organizações, consolidar competências de utilização de software de produtividade genérico, saber modelizar e propor soluções para problemas genéricos de gestão.
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4 | 6,0 |
Comportamento Organizacional
O estudo do comportamento organizacional permite conhecer e interpretar todas as caraterísticas individuais e grupais de uma organização, permitindo, deste modo, trabalhar para que se possa atingir um melhor desempenho da organização quer em termos produtivos, quer em termos sociais. |
3 | 4,5 |
Comunicação e Redação Publicitária
Num mundo cada vez mais competitivo entre marcas e produtos, é fundamental conseguir-se comunicar e publicitar com arte, com ferramentas que venham potenciar o objetivo mais desejado, chamar a atenção; despertar o interesse; gerar desejo e ativar a ação (aquisição). tudo isto faz-se gerando emoções através da composição de imagens, áudio e texto. Nesta unidade curricular são abordados temas, entre outros, como: introdução à comunicação, publicidade, campanha de publicidade, analise de campanhas, o mercado publicitário, circuitos de uma campanha, tipos de comunicação, formas de comunicação, publico alvo, composição & redação, social media e a geração “millennials”. |
3 | 4,5 |
Inglês II
Esta unidade curricular visa apetrechar os estudantes com vocabulário técnico na área do marketing e da publicidade, compreender os conceitos chave através de textos, de elaboração e apresentação de leituras, diálogos, trabalhos e debates. Os temas desta unidade curricular refletem aspetos relacionados com a globalização, o mercado de trabalho, a comunicação empresarial, o marketing e a publicidade. |
3 | 4,5 |
Introdução à Gestão
A compreensão do ambiente de negócios e o esforço para manter os diferentes subsistemas em cooperação é atualmente um dos grandes desafios dos gestores. A necessidade de responder às constantes mudanças exige uma elevada capacidade de adaptação, obrigando a organização a desenhar a configuração mais adequada da sua estrutura, processos e relações, de forma a garantir a manutenção da sua vantagem competitiva. A unidade curricular de Introdução à Gestão está centrada na atividade e perfil do gestor de empresas, dando ao mesmo tempo destaque às funções de gestão e à avaliação de investimentos empresariais com o objetivo de suportar a tomada de decisão. |
3 | 6,0 |
Laboratório de Design
Como disciplina o design gráfico é uma ferramenta fundamental ao serviço de todo e qualquer tipo de comunicação visual. O designer contemporâneo é uma espécie de “jornalista” da comunicação visual: interpreta, modela e comunica a informação procurando modos visuais estimulantes de o fazer sem a desvirtuar. Embora não nos sendo percetível, vivemos rodeados por design: na embalagem de pasta de dentes, no bilhete para o metro, numa embalagem de medicamentos, num cartaz para uma peça de teatro, nos sinais de trânsito e até no genérico de um filme, temos design a funcionar. É, portanto, uma unidade de formação fundamental na área de marketing e da comunicação comercial. Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes possam interiorizar e desenvolver conceitos, regras, princípios e processos de criação de design no âmbito do marketing. |
3 | 6,0 |
Marketing II
Evoluindo a partir de Marketing I, esta unidade curricular aprofunda alguns conceitos e desenvolve particularmente o marketing-mix: produto, preço, comunicação e distribuição. São suscitados trabalhos de aplicação e utilizada a simulação computacional. |
3 | 4,5 |
Direito Comercial
Constituem objetivos desta unidade curricular a compreensão e o conhecimento da terminologia e conceitos fundamentais do direito comercial, a identificação dos atos comerciais, dos comerciantes e legislação aplicável, a compreensão e conhecimento das especificidades do direito comercial face ao direito civil e a compreensão dos aspetos fundamentais regime jurídico dos diferentes tipos societários, em especial as sociedades comerciais por quotas e as sociedades anónimas. São assim objetivos principais os seguintes: dotar os estudantes de conhecimentos e competências sobre os aspetos fundamentais do direito comercial, identificar os atos de comércio e dos comerciantes, dotar os estudantes de competências que permitam delimitar e aplicar o direito comercial, adquirir conhecimentos sobre o regime jurídico dos diferentes tipos societários, em especial as sociedades comerciais por quotas e as sociedades anónimas e adquirir capacidades analíticas e de reflexão.
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3 | 6,0 |
Comportamento do Consumidor
Nesta unidade curricular privilegia-se a aprendizagem da multiplicidade de fatores que afetam o comportamento de consumo, quer a nível individual, quer grupal ou familiar e empresarial, a par da compreensão dos elementos (internos e externos) que motivam o consumidor, distinguindo as formas de atuação desses elementos no mercado no contexto do desenvolvimento e funcionamento dos mercados de bens e serviços. Analisam-se os conceitos e técnicas essenciais de marketing e publicidade, perspetivando o comportamento de consumo como um processo dinâmico, como um elemento fundamental das ações de marketing das empresas, entendendo as diferenças no processo de compra de bens e de serviços. Como metodologias adota-se a resolução de problemas e as tomadas de decisão em marketing. |
3 | 4,5 |
Distribuição e Merchandising
Hoje temos acesso aos produtos que compramos porque foram distribuídos desde a sua produção à sua venda. Sem uma distribuição eficaz não é possível garantir uma boa gestão de stocks, culminando numa incapacidade de satisfazer tanto as necessidades dos consumidores como as das empresas. A venda de um produto não se resume à sua distribuição. Num mercado cada vez mais concorrencial é importante a forma como o dispomos na placa de vendas, seja ela digital ou física, bem como a forma como o destacamos dentro do seu espaço de venda. Nesta unidade curricular são, entre outros, abordados temas como a distribuição moderna, tipos de mercado, gestão de stocks, mdd e own brands, sistemas de informação, fidelização, segmentação, dinamização dos pontos de venda, expectativas dos clientes e tendências de consumo. |
3 | 4,5 |
Estratégia e Planeamento Publicitário
Hoje vivemos rodeados de publicidade, de marcas e de produtos. Vivemos envoltos numa competição pela nossa atenção, pela nossa decisão de compra. Com isto torna-se cada vez mais premente uma abordagem focada, decidida e sobretudo eficaz. Tal só é possível com uma grande ideia, uma ideia que seja capaz de mover massas. Uma grande ideia só existe com uma estratégia bem definida bem como com um planeamento exemplar. Nesta unidade curricular são abordados, entre outros, temas como a publicidade, análise de campanhas de publicidade, audiências, o briefing - caraterísticas e função estratégica, copy strategy & anti copy strategy, estratégia de comunicação e copy analysis, estratégias de publicidade, planeamento de media, indicadores de eficácia da publicidade e métodos de orçamentação da comunicação. |
3 | 6,0 |
Gestão de Contas e Orçamentação
Atualmente, a gestão de clientes é vital para as empresas. A unidade curricular explora a dimensão do relacionamento estratégico e tático das empresas com os clientes, especialmente com key accounts, e desenvolve processos de orçamentação e técnicas de gestão, avaliação e monitorização das atividades de marketing, vendas e contribuição total. |
3 | 4,5 |
Marketing Digital
O Marketing Digital veio modificar radicalmente a forma como as pessoas e as organizações comunicam entre si, sendo absolutamente incontornável o caminho da digitalização das relações entre as empresas e os consumidores. Na unidade curricular de Marketing Digital do ISCET são abordados temas como a estratégia de comunicação digital, search engine marketing, e-mail marketing, mobile marketing e social media marketing. |
3 | 6,0 |
Contabilidade I
Esta unidade curricular tem como principais objetivos: dotar os estudantes de conhecimentos fundamentais de contabilidade; permitir o domínio de instrumentos de análise financeira, dotar os estudantes de conhecimentos específicos sobre operações contabilísticas. Como competências destacam-se: planeamento e implementação de estratégias e planos empresariais e comunicação, capacidade empreendedora de liderança e de negociação, domínio de conceitos essenciais de gestão e análise financeira, capacidade de relacionar a gestão financeira empresarial com outras dimensões da atividade e compreensão das implicações da contabilidade na atividade de gestão. |
4 | 6,0 |
Microeconomia
Os conteúdos programáticos devem permitir uma compreensão dos fenómenos de natureza microeconómica, permitindo que os estudantes possam avaliar o impacto das decisões na estrutura de custos, percebendo para o efeito como se calculam as quantidades ótimas a produzir e os preços a praticar tanto em situações de competição como de não competição. Constituem assim objetivos principais: compreender princípios e instrumentos económicos básicos, aplicar esses princípios e instrumentos a problemas de natureza económica, nomeadamente a problemas de decisão económica individual e ao funcionamento de mercados, adquirir ferramentas teóricas sobre conceitos e categorias de apoio ao estudo de modelos e elaboração de projetos. |
4 | 6,0 |
Estudos de Mercado
Os estudos de mercado constituem uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento de uma empresa. É através dos estudos de mercado que se obtém uma visão ampla e, ao mesmo tempo, específica sobre “o que fazer a seguir”, no sentido de se atingirem os objetivos desejados. Com os estudos de mercado, a empresa passa a conhecer-se melhor, fazendo uma procura de informações sobre ela própria, o que oferece, o seu público-alvo, e as necessidades de melhoria na sua estrutura, não deixando de incluir-se aqui o confronto com a concorrência. |
4 | 6,0 |
Gestão de Vendas e Negociação
Saber negociar e posicionar-se face a um comprador ou vendedor é um fator que pode, na prática, viabilizar ou impedir um negócio. Uma boa negociação vai para além da postura e forma de abordagem a praticar. É muito importante conhecer o produto, a forma de conceção do mesmo, a definição do preço, as vendas históricas e atuais bem como os objetivos futuros. Sem todas estas bases um vendedor ou comprador não dispõe de informação suficiente para a realização de um bom negócio, ou seja, de um negócio que proporcione lucro. Nesta unidade curricular são abordados, entre outros, os seguintes temas: força de vendas, gestão de produto, tendências e benchmarks, composição de preço: markup vs margem, gestão de vendas, análise de vendas (VB, VL, RH, L4L), negociação, linguagem corporal e micro expressões, iscos em negociação, estratégias e táticas negociais. |
3 | 4,5 |
Laboratório de Comunicação Gráfica e Audiovisual I
Esta unidade curricular tem como objetivos familiarizar os estudantes com o facto de os diferentes meios de comunicação terem uma natureza própria que afeta de forma diferente a publicidade, o processo de execução de uma peça de comunicação gráfica, o processo criativo em relação com o processo de planeamento e produção. Visa igualmente demonstrar que na base cada boa campanha publicitária está um conceito criativo que condiciona todo o trabalho. Conhecimento e compreensão de conceitos e técnicas essenciais; estratégias de comunicação e criação no domínio da comunicação gráfica e audiovisual; a importância dos diferentes meios e respetivas linhas de orientação em comunicação gráfica e audiovisual; o processo de criação de um projeto de comunicação gráfica/campanha publicitária, em diversos suportes em função da natureza do público-alvo e de como o avaliar. |
3 | 6,0 |
Marketing de Serviços
Cerca de 80% da atividade económica portuguesa está no setor dos serviços. As empresas carecem de abordagens técnicas de marketing adaptadas às caraterísticas específicas dos serviços, nas suas diversas dimensões. Na unidade curricular de Marketing de Serviços desenvolvem-se os conceitos fundamentais de produto, serviço, processos, comunicação, políticas de preço e de qualidade, gestão das pessoas, distribuição e evidência física dos serviços. No contexto desta unidade curricular é realizada uma simulação computacional e desenvolvidos trabalhos de aplicação. |
3 | 4,5 |
Pricing e Gestão de Receitas
Esta unidade curricular permite que os estudantes sejam capazes de determinar a eficácia das políticas de pricing e de gestão de receitas e de estimar o seu impacto na rentabilidade através da compreensão dos fatores internos e externos influenciadores do preço. Esta abordagem implica a descrição não só de estratégias de ajustamento de preço para situações diferenciadas bem como abordagens tradicionais do estabelecimento do preço e seu ajustamento a novos produtos e mix de produtos. |
3 | 4,5 |
Contabilidade II
Nesta unidade curricular a teoria e técnica contabilística permitem identificar os critérios de reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação de operações correntes. A aquisição de competências no domínio dos documentos de prestação de contas conjuga-se com o estudo das demonstrações financeiras, proporcionando os fundamentos necessários sobre a posição financeira, o desempenho e as alterações na posição financeira das entidades. Neste contexto são objetivos permitir que o estudante: identifique, aplique e explique a contabilização das operações com ativos fixos tangíveis e intangíveis, propriedades de investimento, investimentos em curso, subsídios e os ativos correntes detidos para venda, proceda ao encerramento do período contabilístico, produza e interprete as demonstrações financeiras, conheça e aplique os conhecimentos relativos à movimentação das contas de capital, reservas e resultados transitados, conheça e aplique os conhecimentos relativos à constituição de sociedades e às modificações de capital. |
4 | 6,0 |
Macroeconomia
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de analisar, compreender e descrever os principais fenómenos macroeconómicos, identificar questões e problemas tais como o sucesso económico, o ciclo económico, o desemprego, a taxa de inflação e de juro, o crescimento e défice externo; analisar os modelos macroeconómicos bem como as implicações de política económica de cada um deles; reunir, analisar e avaliar a informação económica disponível a partir de várias fontes. Constituem principais aptidões e competências a desenvolver: concetualização de problemas associados aos processos, teorias e dados macroeconómicos, compreensão e análise do sucesso/desenvolvimento das economias, compreensão dos indicadores macroeconómicos, por forma a efetuar análises concretas, compreender a envolvente macroeconómica em que os agentes económicos interagem, nomeadamente o funcionamento dos mais relevantes mercados (mercado real, mercado monetário, mercado de trabalho).
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4 | 6,0 |
Empreendedorismo
O empreendedorismo e o espírito empreendedor são hoje lugares comuns na comunicação e nas políticas de desenvolvimento social e económico. A exemplo de outras universidades de referência, o ISCET inclui esta unidade curricular com o objetivo de sensibilizar os estudantes para a construção de vias alternativas de emprego, para o qual importa reconhecer o papel do empreendedorismo, os requisitos para empreender, as condições que favorecem a criação de novos negócios e adquirir competências que permitam analisar e validar conceitos, simular projeções operacionais, económicas e financeiras, definindo estratégias de negócio com potencial de viabilidade, crescimento, sustentabilidade e rendibilidade. |
3 | 4,5 |
Gestão de Inovação e Projectos
Esta unidade curricular tem por objetivo a sensibilização dos estudantes para os processos de inovação e a importância de que estes se revestem no âmbito do marketing e da profissão de marketeer, por um lado e, por outro, proporcionar conhecimentos e técnicas de formulação, planeamento e gestão de projetos, nomeadamente no que respeita ao âmbito, tempo, custos, risco e qualidade para que hoje é reconhecida a necessidade de competências transversais, por isso cada vez mais exigidas pelas empresas. |
3 | 4,5 |
Laboratório de Comunicação Gráfica e Audiovisual II
Tendo em conta uma aplicação prática dos conteúdos programáticos, esta unidade curricular visa analisar, desmontar e ensaiar o discurso audiovisual através do reconhecimento da nomenclatura e dos conceitos relativos ao audiovisual. Pretende-se, acima de tudo, através da experiência adquirida ao longo da produção de exercícios específicos, a concretização de um exercício final de grupo no âmbito da ficção. Os estudantes serão capazes, entre outras competências, de saber capturar, compor, enquadrar e editar imagens em vídeo para uso específico bem como conhecer os princípios estruturais da imagem animada, utilizar ferramentas de criação e transformação de vídeo, som e fotografia, para além da realização de projetos, integrando de forma ponderada e informada os recursos disponíveis. |
4 | 6,0 |
Marketing Internacional
O marketing internacional tem como principal fundamento planear e conduzir as operações transnacionais com vista a criar trocas que satisfaçam os objetivos das organizações num ambiente cada vez mais globalizado e competitivo. O conteúdo programático da unidade curricular de Marketing Internacional do ISCET aborda temas como a internacionalização, a negociação internacional e a implementação de um plano de marketing internacional |
3 | 4,5 |
Tópicos Avançados de Gestão
Um profissional de marketing é mais eficaz, designadamente no seu desempenho e carreira, se for capaz de dominar e aplicar ferramentas de análise e métodos de resolução de problemas suscetíveis de melhorar os processos, as tomadas de decisão e a otimização da utilização de recursos. A presente unidade curricular desenvolve técnicas de marketing e de gestão que potenciam este tipo de resultados, nomeadamente modelos de apoio à decisão, análise de risco, árvores de decisão, método AHP, conjoint analysys e modelos previsionais. |
3 | 6,0 |
Contabilidade de Gestão
São desenvolvidos nesta unidade curricular os conceitos fundamentais da contabilidade de gestão bem como os temas mais específicos, nomeadamente, o conhecimento dos sistemas de custeio, a perceção da repartição dos gastos indiretos e os regimes de produção. Por conseguinte são estudadas, entre outras, as metodologias do ABC e dos custos padrões, são efetuados e analisados orçamentos de exploração a par de exercícios práticos de aplicação. Objetivos desta unidade curricular: conhecer os sistemas de custeio, saber explicar e entender a repartição dos gastos indiretos e os regimes de produção, entender o custeio baseado em atividades e nos custos padrões, saber planear e fazer orçamentos. |
3 | 5,0 |
Cálculo e Operações Financeiras
Esta unidade curricular visa permitir que os estudantes compreendam os diferentes modos de capitalização bem como os respetivos ganhos ou perdas, a par da perceção das técnicas utlizadas no desenvolvimento de produtos financeiros e ainda das opções gerais e especiais de amortização dos financiamentos e a sua aplicação a produtos financeiros. Por forma a conseguir-se aplicar as regras de matemática financeira com o objetivo de determinar o capital final, os juros, as taxas efetivas e nominais e os termos de uma renda são estudados e efetuados exercícios práticos sobre os conceitos de matemática financeira, sobre regimes de capitalização e de desconto e sobre rendas. São objetivos desta unidade curricular: saber aplicar as regras de matemática financeira com o objetivo de determinar o capital final, os juros, as taxas efetivas e nominais, os termos de uma renda, proporcionar a aquisição de conhecimentos relativos às operações de intermediação financeira de curto, médio e longo prazo, desenvolver a capacidade de compreensão e resolução de problemas inerentes a situações reais onde seja necessário a utilização da matemática financeira.
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4 | 6,0 |
Estágio* ou Projeto*
* Opções: escolher uma destas unidades curriculares.
Estágio A unidade curricular de Estágio, através do estabelecimento de formas de cooperação entre o ISCET e unidades empresariais ou outras organizações, visa a aplicação e revisão crítica de competências adquiridas com vista à organização e implementação da formação dos estudantes em contexto de trabalho. Projeto Unidade curricular de caráter integrador que permite a aplicação dos conhecimentos e competências adquiridos e robustecidos ao longo do ciclo de estudos concretamente num trabalho individual e original desenvolvido ao longo do semestre, o qual pode consistir num trabalho sobre uma temática própria do marketing e publicidade ou num plano de negócio que integre um plano de marketing desenvolvido. Esta unidade curricular representa assim uma oportunidade de formular um trabalho que possa vir a ter aplicabilidade prática, inclusivamente em articulação com empresas e organizações parceiras. |
25,5 | |
Seminário Interdisciplinar
A unidade curricular de Seminário Interdisciplinar tem como principal missão contribuir para aproximar os estudantes de temas, iniciativas, projetos e empresas que se desenvolvam no exterior da instituição de modo a permitir uma maior integração ao mercado de trabalho e desenvolver as temáticas de investigação em marketing e publicidade. A unidade curricular é composta por uma fase de palestras proferidas por profissionais do setor, académicos reputados, empreendedores ou técnicos em organismos públicos, os quais partilham a sua experiência com os discentes, contribuindo assim para uma reflexão que originará a realização de um artigo de perfil científico a ser preferencialmente publicado em revista da especialidade. |
2 | 4,5 |
Comportamento Organizacional
Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos da unidade curricular e são conseguidos designadamente pela aquisição de competências em termos de liderança, comunicação, negociação e inovação, as quais são decisivas para o cumprimento dos objetivos de potenciar a eficácia pessoal e estimular a motivação, nomeadamente quando se trata de resolver problemas e trabalhar em equipa. São assim principais objetivos: potenciar o talento individual e organizacional, estimular a motivação das equipas de trabalho, potenciar a eficácia: pessoal, comunicação, trabalho em equipa, ética, uso das TIC, aprender métodos de pesquisa através da reflexão prática e experiência, adquirir capacidades multidisciplinares e resolver problemas no âmbito das organizações. |
4 | 6,0 |
Estatística
Os conteúdos programáticos, baseados na análise exploratória e descritiva dos dados, permitem a análise da informação patente nos dados, contribuindo para o entendimento do funcionamento das atividades próprias da gestão. Cumprem-se assim os seguintes objetivos: aprofundar conhecimentos sobre conceitos de estatística descritiva e análise exploratória de dados, proporcionar a aquisição de noções básicas de probabilidades e das suas aplicações estatísticas. |
4 | 6,0 |
Gestão das Operações
Esta unidade curricular visa preparar o estudante para intervir, através de decisões estratégicas e táticas, no âmbito da gestão de operações em contexto de empresa procurando sempre atingir vantagens competitivas, consciente da complexidade das consequências das decisões tomadas. São objetivos: proporcionar competências tendentes a efetuar intervenções ao nível da gestão das operações visando definir, alcançar e reforçar uma vantagem competitiva, adquirir capacidades para realizar intervenções que impliquem decisões estratégicas e táticas no âmbito da gestão das operações.
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4 | 6,0 |
Análise de Investimentos
Esta unidade curricular permitirá aos estudantes apreender todos os passos necessários para a construção de um projeto de investimento, para além poderem avaliar financeiramente um projeto e o risco e sensibilidade do mesmo. Serão neste contexto abordados conceitos fundamentais tais como: projetos de investimento, avaliação financeira, cash-flow, valor residual, “payback period”, análises de sensibilidade e risco, etc.
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4 | 6,0 |
Mercados e Produtos Financeiros
Os conteúdos programáticos sobre funções, segmentação e internacionalização, tipos e rendibilidade de fundos de investimento, risco e diversificação e modelos de equilíbrio no mercado financeiro permitem a aquisição de uma visão integrada do mercado financeiro e respetiva segmentação bem como a análise de rendibilidade e risco dos produtos financeiros. Como objetivos destacam-se os seguintes: proporcionar o conhecimento de conceitos fundamentais no domínio da problemática do mercado e produtos financeiros, desenvolver competências nos domínios da avaliação de investimentos e instrumentos financeiros e das respetivas tomadas de decisão no âmbito de um desenvolvimento sustentado das empresas e outras organizações. |
4 | 6,0 |
Gestão de Recursos Humanos
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular, incidindo em aspetos teóricos e práticos como a liderança, as tomadas de decisão, a planificação e as estratégias, processos e técnicas de compensação e retribuição, permitem que o estudante desenvolva competências próprias em termos de liderança e da sua inserção em equipas no âmbito das empresas, conforme explicitado nos objetivos. Constituem principais objetivos: adquirir referenciais, conhecimentos e competências que facilitem a compreensão dos fenómenos psicossociais inerentes à gestão dos recursos humanos em organizações, desenvolver competências de liderança de equipas no contexto de ações suscetíveis de introduzir ganhos organizacionais. |
4 | 6,0 |
Gestão Estratégica
Os conteúdos programáticos que abordam problemáticas sobre estratégias, planeamento, importância do meio envolvente e modelos de negócio permitem ao estudante ficar a conhecer os principais conceitos e procedimentos no âmbito da gestão estratégica. Como objetivos destacam-se os seguintes: reforçar a capacidade de formular, implementar e alterar estratégias empresariais bem como aplicar conhecimentos e competências em situações reais, designadamente com recurso a case studies. |
4 | 6,0 |
Organizações Económicas Internacionais
O conhecimento do funcionamento e dos objetivos das mais importantes organizações internacionais permitirá aos estudantes gerir adequadamente a informação e identificar ameaças e oportunidades. Neste contexto são objetivos desta unidade curricular: favorecer a aquisição de conhecimentos sobre metodologia de pesquisa e gestão da informação e conhecimento: triagem, seleção e organização eficaz de dados, evidenciando o significado da informação e partilhando conhecimentos, identificar e avaliar ameaças e oportunidades inerentes ao comércio internacional, competências de gestão transcultural, incluindo competências linguísticas de comunicação em ambientes de comércio internacional. |
3 | 4,0 |
Investigação Operacional
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular permitem dotar o estudante de conhecimentos diversos acerca da programação, da resolução de problemas e da otimização e análise de sensibilidade, os quais são fundamentais para o desenvolvimento da capacidade de utilização de diferentes algoritmos pela adequada utilização desses conhecimentos científicos de suporte na prossecução de estratégias de gestão das organizações. São principais objetivos: proporcionar a aquisição de métodos tendentes à otimização dos recursos de uma organização; favorecer o desenvolvimento da capacidade de utilização de diferentes algoritmos pela adequada utilização dos conhecimentos científicos de suporte às estratégias de gestão das organizações. |
3 | 4,0 |
Informática de Gestão
Incindindo particularmente sobre o uso da folha de cálculo, os modelos de cálculo e validação de dados, o conceito UDF e a linguagem VBA, esta unidade curricular visa permitir o domínio dos mecanismos das tecnologias de informação e comunicação no âmbito da gestão das organizações. São, portanto, objetivos: proporcionar a aquisição de competências no domínio dos mecanismos das tecnologias de informação e comunicação no âmbito da gestão das organizações, favorecer o desenvolvimento da autonomia no uso de soluções informáticas em contexto empresarial. |
3 | 4,0 |
Direito do Trabalho
Nesta unidade curricular são abordados temas como o contrato individual de trabalho e a sua distinção de outros contratos, os seus elementos, os sujeitos deste contrato e as principais formas de cessação do mesmo. Constituem principais competências e objetivos os seguintes: conhecer a terminologia, conceitos e institutos jurídicos fundamentais do direito laboral, conhecer as tipologias de contratos de trabalhos e respetivos regimes jurídicos, adquirir conhecimento sobre os direitos e deveres dos sujeitos da relação jurídico-laboral, conhecer as formas de cessação do contrato de trabalho e respetivos regimes jurídicos, ser capaz de interpretar e operacionalizar conceitos, compreensão da subsunção de situações práticas nos diferentes institutos jurídicos laborais, ser capaz de celebrar contratos de trabalho e outros atos jurídicos. |
4 | 6,0 |
Estágio* ou Projeto*
* Opções: escolher uma destas unidades curriculares.
Estágio Tem por objetivo proporcionar aos estudantes a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação a situações práticas em ambiente real das organizações/empresas. Permite a confrontação da aprendizagem académica com critérios de ordem pragmática empresarial e a integração de conhecimentos e competência. Inclui a realização de um relatório crítico das atividades desenvolvidas em contexto laboral. Projeto Tem por objetivo a realização de um trabalho final de licenciatura onde sejam aplicados conhecimentos técnico-científicos adquiridos pelo estudante na área formativa do curso. O trabalho deverá ser desenvolvido ao longo do semestre pelo estudante sob supervisão de um docente orientador e também apresentado oralmente perante um júri de perfil empresarial. |
20 | |
Gestão Financeira
A fim de que os estudantes fiquem a conhecer as diferentes formas de financiamento nas empresas são apresentadas as principais fontes de financiamento de curto prazo e de médio e longo prazo. Com vista à interpretação e cálculo dos diferentes níveis de endividamento e perceção do seu impacto na estrutura de capital, no custo do capital e no valor das empresas são apresentadas as diferentes teorias de estrutura de capitais e efetuados exercícios demonstrativos sobre essas teorias. Com a finalidade de proporcionar o conhecimento e a capacidade para calcular o valor das empresas segundo os modelos de avaliação com base no mercado e no rendimento são estudados os modelos dos dividendos, do price earnings ratio e do modelo dos cash flows. |
3 | 4,0 |
Fiscalidade
Para o objetivo de conhecer os princípios do sistema fiscal português é estudada nesta unidade curricular a estrutura atual, evolução recente e perspetivas futuras do próprio sistema. Com o objetivo de os estudantes entenderem a estrutura conceptual e normativa aplicada é estudada a natureza, pressupostos e implicações dos impostos no IVA, IRC, IMI, IMT e IS. A fim de os estudantes entenderem os princípios básicos da fiscalidade nas suas diversas vertentes são estudadas a sua estrutura e a sua interligação conceptual. O apuramento de impostos é estudado na sua conexão com a base tributável e a matéria coletável dos mesmos. |
4 | 6,0 |
Gestão das Operações
Esta unidade curricular visa preparar o estudante para intervir, através de decisões estratégicas e táticas, no âmbito da gestão de operações em contexto de empresa procurando sempre atingir vantagens competitivas, consciente da complexidade das consequências das decisões tomadas. São objetivos: proporcionar competências tendentes a efetuar intervenções ao nível da gestão das operações visando definir, alcançar e reforçar uma vantagem competitiva, adquirir capacidades para realizar intervenções que impliquem decisões estratégicas e táticas no âmbito da gestão das operações.
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4 | 6,0 |
Planeamento e Controlo de Gestão
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular revestem-se de grande importância para que se perceba a adequação à realidade empresarial do modelo CVR culminando com a análise de sensibilidade e simulação de cenários de resultados. A aquisição de competências no domínio do controlo de gestão com a sua aplicabilidade ao nível da atividade industrial, do cálculo e análise dos desvios constituem objetivos de aprendizagem articulados e coerentes com os conteúdos programáticos. Outros objetivos: proporcionar a aquisição de competências que permitam adequar a metodologia a adotar na conceção e implementação de sistemas de controlo, apreender os fundamentos da noção de controlo de gestão, identificar os centros de responsabilidade existentes de uma organização e a importância das funções do controlador de gestão.
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3 | 4,0 |
Análise Económica e Financeira
Com o objetivo de interpretar os resultados dos indicadores de forma individual e integrada são estudados e efetuados exercícios práticos sobre métodos e técnicas de análise financeira. Por forma a elaborar um relatório sobre a situação económico-financeira das organizações e distinguir os diferentes tipos de decisões financeiras presentes numa empresa, são estudados e efetuados exercícios práticos sobre rácios, análise de equilíbrio financeiro, de rendibilidade e de risco bem como de estrutura de capital das empresas. Com o objetivo de compreender a relação entre a política de financiamento da empresa e as preocupações de equilíbrio financeiro são apresentadas as diferentes teorias e realizados exercícios práticos sobre o equilíbrio de tesouraria e a gestão de ativo e passivo.
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4 | 6,0 |
Gestão da Qualidade
Os conteúdos desta unidade curricular proporcionam os conhecimentos fundamentais no domínio da qualidade, designadamente em termos de normativos, instrumentos e tipologias que permitem o desempenho de funções de gestão no respeito pelos princípios da qualidade e da sua aplicação no contexto dos negócios e das organizações. São objetivos: proporcionar a aquisição de conhecimentos e técnicas essenciais de qualidade e sua aplicação no contexto dos negócios das organizações, fornecer conhecimentos sobre as principais estratégias aplicadas à qualidade que poderão ser adotadas para o desenvolvimento de um negócio.
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3 | 4,0 |
Bolsas de Estudo e Financiamento
BOLSAS DE ESTUDO
O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se a Bolsas de Estudo da DGES para Estudantes do Ensino Superior com o apoio especializado dos nossos serviços.
Poderão ainda usufruir de condições especiais de redução de propinas ao abrigo dos protocolos com as instituições a consultar aqui.
FINANCIAMENTO
Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior: Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.
Emolumentos/Propinas
Geral: 165 € (Até 15 de julho: 20% de desconto na taxa de candidatura)
Estudantes provenientes de ciclos de estudos do ISCET: 80 €
Estudantes internacionais*: 250 €
* conceito definido no regulamento do estudante internacional disponível aqui.
MATRÍCULA / INSCRIÇÃO / SEGURO
Matrícula / Inscrição: 258 €
Seguro escolar: 35 €
Taxa de inscrição por UC em atraso: 52.5 €
PROPINAS
Propina mensal: 320 € + 11.5 € x ECTS (propina unidade curricular isolada) x 11 prestações
Propina anual: pagamento anual 5% de desconto**/ pagamento semestral 2,5%**
Redução de propinas**: 5% (familiares: pais, filhos/as, irmãos, cônjuge)
Condições especiais para entidades com protocolo
**os descontos não são acumuláveis, podendo o estudante optar pela situação mais favorável; os descontos não têm aplicação retroativa.
PROPINAS ESTUDANTES INTERNACIONAIS
Propina mensal: 326 € + 11.5 € x ECTS (propina unidade curricular isolada) x 11 prestações
Propina anual: pagamento anual 5% de desconto**/ pagamento semestral 2,5%**
Redução de propinas**: 5% (familiares: pais, filhos/as, irmãos, cônjuge)
Condições especiais para entidades com protocolo
**os descontos não são acumuláveis, podendo o estudante optar pela situação mais favorável; os descontos não têm aplicação retroativa.
Locais de Estágio
AEP - Associação Empresarial de Portugal
Agência Grow Creativity
ANJE – Associação Nacional Jovens Empresários
Auto-Sueco Grupo NORS
Boavista Futebol Clube
BSK Medical, S.A.
Dream Media Portugal – BIGoutdoors
EXPONOR - Feira Internacional do Porto
Grupo MCoutinho
Grupo Pinto & Cruz
Grupo Salvador Caetano
Olicargo SGM Logistics Group
Porto Canal
Rangel Invest, S.A.
STCP - Sociedade de Transportes Colectivos do Porto
Tirgal - Forwarding de Portugal, Lda.
Condições de acesso
- 12º ano
- + 23 anos
- Reingresso /Mudança par - Instituição/Curso
- CET/CTeSP
- Regime de disciplinas isoladas
Para iniciar o processo, através do 12º ano de escolaridade + prova de ingresso (uma de entre as seguintes disciplinas: Economia ou História ou Português), o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Certificado de Habilitações (Ensino Secundário ou equivalente)
Ficha ENES (comprovativo com as notas dos exames nacionais)
Para iniciar o processo, através de Maiores de 23 (Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, artigo 40º- E, de 16 de agosto) o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Curriculum Vitae
Certificado de Habilitações
- O reingresso pressupõe que os estudantes tenham estado matriculados e inscritos no ISCET no mesmo curso ou em curso que o tenha antecedido, mas não tenham estado inscritos no ISCET, nesse curso ou em curso que o tenha antecedido, no ano letivo anterior àquele em que pretendem reingressar.
- A mudança de par instituição/curso pressupõem que os estudantes tenham:
a) estado matriculados e inscritos noutro estabelecimento e curso de ensino superior português ou num estabelecimento de ensino superior estrangeiro em curso definido como superior pela legislação do respetivo país, e não o tenham concluído.
b) realizado os exames nacionais de ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse curso, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
c) tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.
- Não é permitida a mudança de par instituição/curso técnico superior profissional, ou curso estrangeiro de nível equivalente, para ciclos de estudos de licenciatura.
- Não é permitida a mudança par instituição/curso no ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito.
Para iniciar o processo, através de Mudança par - Instituição/Curso, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Certificado de Habilitações ou Declaração de Inscrição (do anterior Estabelecimento de Ensino Superior)
Comprovativo do Modo de Ingresso (Ficha ENES; Exames Maiores de 23 Anos; outro)
Se tem o Diploma de Estudos Tecnológicos (CET) ou de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP)? Neste casos, deverá apresentar os seguintes documentos:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Certificado de Habilitações
Possibilidade de inscrição no regime de unidades curriculares singulares do plano de estudos (Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março alterado pelo Decreto-Lei nº 115/2013 de 7 de agosto). Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de Cidadão (ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte)
Prazos de candidatura
:: 1ª Fase: 1 de junho a 13 de agosto
:: 2ª Fase: 18 de agosto a 10 de setembro
:: 3ª Fase (para vagas sobrantes): 13 de setembro a 24 de setembro
:: 4ª Fase (para vagas sobrantes): 30 de setembro a 18 de outubro
Maiores de 23 anos
:: 1ª Época - 1ª Chamada: até 30 de abril. Entrevista e prova: até 17 de maio. Afixação dos resultados: até 24 de maio
:: 1ª Época - 2ª Chamada (para vagas sobrantes): até 17 de junho. Entrevista e prova: até 27 de junho. Afixação dos resultados: até 4 de julho
:: 1ª Época - 3ª Chamada (para vagas sobrantes): até 15 de julho. Entrevista e prova: até 22 de julho. Afixação dos resultados: até 29 de julho
:: 2ª Época - 1ª Chamada (para vagas sobrantes): até 6 de setembro. Entrevista e prova: até 13 de setembro. Afixação dos resultados: até 16 de setembro
Estudantes internacionais
:: 1ª Fase: 1 de fevereiro a 29 de março. Provas (quando aplicável): 15 de abril. Afixação dos resultados: até 22 de abril
:: 2ª Fase: 24 de abril a 17 de maio (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 22 de maio. Afixação dos resultados: até 27 de maio
:: 3ª Fase: 29 de maio a 17 de junho (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 20 de junho. Afixação dos resultados: até 25 de junho
:: 4ª Fase: 26 de junho a 15 de julho (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 17 de julho. Afixação dos resultados: até 19 de julho
:: 5ª Fase: 18 de julho a 2 de setembro (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 6 de setembro. Afixação dos resultados: até 13 de setembro
Candidatos a mudança de par instituição/curso
:: 1ª Fase: 1 de junho a 13 de agosto. Afixação dos resultados: até 4 de setembro
:: 2ª Fase (apenas para vagas sobrantes): até 11 de setembro. Afixação dos resultados: até 18 de setembro
:: 3ª Fase (apenas para vagas sobrantes): até 25 de setembro. Afixação dos resultados: até 30 de setembro
Candidatos titulares dos cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados
:: 1ª fase: Inscrição: até 22 de julho de 2024. Data da prova de ingresso: 22 de julho de 2024. Divulgação dos resultados: até 25 de agosto de 2024
:: 2ª fase: Inscrição: até 6 de setembro de 2024. Data da prova de ingresso: 6 de setembro de 2024. Divulgação dos resultados: até 9 de setembro de 2024
:: 3ª fase: Inscrição: até 23 de setembro de 2024. Data da prova de ingresso: 23 de setembro de 2024. Divulgação dos resultados: até 27 de setembro de 2024.