
Licenciatura em Comércio Internacional
Licenciatura em Comércio Internacional
A licenciatura em Comércio Internacional tem como objetivo assegurar a preparação de profissionais capazes de darem resposta aos novos desafios do comércio externo, no contexto das empresas nacionais e multinacionais, sendo que as empresas exportadoras são responsáveis, em Portugal, por 35% do volume de negócios.
Esta licenciatura forma quadros superiores vocacionados para a gestão e planeamento das atividades de exportação e importação, conciliando para o efeito uma estrutura curricular interdisciplinar em áreas como a economia, a gestão e o direito com a especialização em competências técnicas em domínios como os transportes, a logística, o marketing, a fiscalidade e as relações internacionais.
Reconhecida pela APAT - Associação dos Transitários de Portugal e pela ODO - Ordem dos Despachantes Oficiais.
Integração a nível internacional com estadias em universidades europeias da rede Erasmus+.
Os CTeSP em Gestão e Comércio Internacional e em Gestão de Vendas e Marketing permitem o acesso rápido ao mercado de trabalho e o prosseguimento de estudos na licenciatura.
Saídas profissionais e prosseguimento de estudos
- Gestão de departamentos comerciais em empresas
- Acesso à profissão de Despachante Oficial
- Consultor e gestor de atividades logísticas e transitárias
- Consultor e gestor de instituições públicas e privadas, de natureza associativa e empresarial no âmbito do comércio internacional
- Acesso às Pós-graduações em Gestão e Finanças e em Marketing e Comércio Internacional do ISCET
Competências profissionais
- Visão integrada das diversas vertentes da gestão e planeamento de operações do comércio internacional;
- Capacidade de gestão e resolução de problemas e de decisão no âmbito dos processos de internacionalização;
- Domínio de metodologias de pesquisa e gestão da informação, incluindo a capacidade de uso de sistemas informáticos;
- Competências de gestão transcultural e de comunicação no contexto das dinâmicas internacionais e geoeconómicas;
- Conhecimento e capacidade de gestão operacional de sistemas logísticos e de transportes;
- Conhecimento dos procedimentos aduaneiros necessários ao trânsito de mercadorias importadas e exportadas;
- Competências na implementação de estratégias de vendas e marketing.
Plano de Estudos
Contabilidade
A Contabilidade procura expressar de uma forma sintética e normalizada todos os factos patrimoniais que ocorrem nas empresas durante um exercício económico. Na unidade curricular de Contabilidade Geral são abordados temas como a análise de factos patrimoniais, o ciclo contabilístico e os registos contabilísticos assim como a produção de demonstrações financeiras que expressem a imagem verdadeira e apropriada de cada entidade |
3 | 6,0 |
Inglês Técnico I
No mundo globalizado em que vivemos, a língua inglesa tem adquirido, pelo seu estatuto de língua franca, um papel de relevo no complexo mundo plurilingue e pluricultural dos negócios. Assim, as unidades curriculares de Inglês Técnico I e II têm como objetivo fornecer aos estudantes ferramentas linguísticas (inglês comercial falado e escrito) e culturais (regras de etiqueta em diferentes culturas) que lhes permitam desenvolver competências e alcançar sucesso no seu futuro desempenho profissional. |
2 | 3,0 |
Introdução ao Direito
Esta unidade curricular tem por objetivo proporcionar aos estudantes a aquisição de conhecimentos teórico-conceptuais de base jurídica. São, entre outras, estudadas as seguintes matérias: teoria geral da norma jurídica, teoria geral da relação jurídica, sujeitos da relação jurídica e pessoas coletivas. |
3 | 6,0 |
Marketing Internacional
O marketing internacional tem como principal fundamento planear e conduzir as operações transnacionais para criar trocas que satisfaçam os objetivos das organizações num ambiente cada vez mais globalizado e competitivo. O conteúdo programático da unidade curricular de Marketing Internacional do ISCET aborda temas como a internacionalização, a negociação internacional e a implementação de um plano de marketing internacional. |
3 | 5,0 |
Métodos Quantitativos
A unidade curricular de Métodos Quantitativos permite o desenvolvimento por parte dos estudantes de capacidades de raciocínio, espírito crítico e poder de síntese, incentivando a utilização crítica e fundamentada dos conceitos e técnicas estudados na resolução de problemas concretos de gestão. Familiariza os estudantes com instrumentos de gestão, mediante uma introdução de matérias de análise de dados e técnicas de análise quantitativa, conhecendo os elementos fundamentais em que esta assenta e sendo capazes de proceder ao seu uso na resolução de problemas práticos, potenciando-os de uma capacidade mais robusta de análise e tratamento de informação. |
3 | 5,0 |
Opção
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3 | 5,0 |
Direito da União Europeia
Tem por objetivo dotar os estudantes de conhecimentos de base sobre a União Europeia, com ênfase na vertente jurídico-institucional e facilitadores do exercício de funções profissionais num ambiente de integração europeia. São, entre outras, estudadas as seguintes matérias: a estrutura jurídica da União Europeia, a arquitetura institucional da União Europeia e a ordem jurídica da União. |
3 | 6,0 |
Economia
A economia é uma ciência que estuda o comportamento dos diversos agentes económicos e a sua envolvente. Abrange uma vertente macro e uma vertente micro nas quais a ênfase é colocada no comportamento dos países e nos agentes económicos individuais. Na unidade curricular de Economia são abordados temas de macroeconomia como agregados económicos, taxas de desemprego e inflação assim como a balança de pagamentos. São também abordados temas de microeconomia nomeadamente a teoria do consumidor, a produção e os custos. |
3 | 6,0 |
Inglês Técnico II
Esta unidade curricular prossegue os objetivos e conteúdos de Inglês Técnico I. No mundo globalizado em que vivemos, a língua inglesa tem adquirido, pelo seu estatuto de língua franca, um papel de relevo no complexo mundo plurilingue e pluricultural dos negócios. Assim, as unidades curriculares de Inglês Técnico I e II têm como objetivo fornecer aos estudantes ferramentas linguísticas (inglês comercial falado e escrito) e culturais (regras de etiqueta em diferentes culturas) que lhes permitam desenvolver competências e alcançar sucesso no seu futuro desempenho profissional. |
2 | 3,0 |
Introdução à Gestão
A compreensão do ambiente de negócios e o esforço para manter os diferentes subsistemas num ambiente de cooperação é atualmente um dos grandes desafios dos gestores. A necessidade de responder às constantes mudanças exige uma elevada capacidade de adaptação, obrigando a organização a desenhar a configuração mais adequada da sua estrutura, processos e relações, de forma a garantir a manutenção da sua vantagem competitiva. A unidade curricular de Introdução à Gestão está centrada na atividade e perfil do gestor de empresas, dando ao mesmo tempo destaque às funções de gestão e à avaliação de investimentos empresariais com o objetivo de suportar a tomada de decisão. |
3 | 6,0 |
Política Comercial Externa
A política externa da EU, que se foi gradualmente desenvolvendo ao longo dos anos, permite à UE falar e agir a uma só voz na cena internacional. Ao tomarem medidas conjuntas, os 28 países da UE têm uma influência muito maior do que a que teriam se cada um aplicasse as suas próprias políticas. No decurso do tempo vêm sendo negociados Acordos de Livre Comércio cujo objetivo é o desenvolvimento e o crescimento económico da UE. |
3 | 6,0 |
Propriedade Industrial e Concorrência
Na unidade curricular de Propriedade Industrial e Concorrência são abordados os regimes jurídicos das criações industriais e dos sinais distintivos do comércio bem como a problemática da concorrência desleal e as práticas restritivas da concorrência.. |
2 | 3,0 |
Fiscalidade Internacional
Entendimento global dos princípios e regras que regem o Direito Fiscal e o sistema Tributário português. Aquisição de conhecimentos e competências teórico-práticas sobre a fiscalidade e tributação. Familiarização com a legislação fiscal portuguesa e com os seus métodos sistemáticos. Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes Pensamento crítico e capacidade analítica: capacidade de interpretação e operacionalização de conceitos jurídicos; construção de soluções para conflitos; diagnóstico de problemas e análise de contextos de atuação jurídica. Competências de comunicação escrita e oral. Resolução de problemas e tomada de decisão: capacidade de criar, identificar e avaliar opções e de implementar e rever decisões |
3 | 6,0 |
Gestão Financeira
A Gestão Financeira é uma área das ciências económicas que estuda os fatores determinantes na tomada de decisão empresarial. É uma disciplina multifacetada e fundamental na compreensão do comportamento dos agentes económicos. Na unidade curricular de Gestão Financeira são abordados temas como a tomada de decisão dos gestores, a avaliação de empresas e os diagnósticos económico-financeiros, assim como as decisões de distribuição de dividendos. |
3 | 6,0 |
Meios de Pagamento Internacionais
Proporcionar aos alunos um primeiro contacto com os meios de pagamento mais utilizados no comércio internacional |
3 | 6,0 |
Organização e Arquitectura do Transporte
A organização do transporte nas suas múltiplas vertentes, desde a recolha dos bens na origem até à sua entrega no destino final, é da maior importância no comércio internacional. Fazem parte dos conteúdos lecionados os processos de armazenagem, o acondicionamento e o manuseamento bem como o conhecimento elementar dos diversos modos de transporte. O objetivo é habilitar os estudantes para selecionar os transportes em função de cada situação específica. Os estudantes deverão estar preparados para sustentar a decisão, ponderando fatores como o tempo, a segurança, a disponibilidade e o custo. É também fundamental dar a conhecer os intervenientes no processo: transitários/operadores logísticos, transportadores, despachantes oficiais, alfândegas, seguradoras, entidades inspetoras e bancos, destacando a forma como se relacionam. |
3 | 6,0 |
Teoria das Relações Internacionais
Esta unidade curricular tem como objetivo proporcionar aos estudantes conhecimentos de base sobre os principais conceitos e teorias das relações internacionais, familiarizando-os com as correntes de pensamento desta área do conhecimento. São, entre outras, estudadas as seguintes matérias: aspetos histórico-políticos das relações internacionais, conceitos, teorias e evolução dos grandes debates teóricos. |
3 | 6,0 |
Contratação Internacional
Favorecer a aquisição de conhecimentos sobre a contratação no plano internacional sobre as principais figuras contratuais que se desenvolvem no quadro das relações comerciais internacionais, por referência às convenções que as sustentam bem como apresentar aos estudantes as ferramentas disponíveis para a resolução de litígios no plano comunitário e internacional constituem objetivos fundamentais desta unidade curricular. São abordados temas como os aspetos gerais da contratação internacional, as normas comunitárias e internacionais sobre contratos e o contrato de compra e venda internacional, a resolução de litígios e as normas comunitárias relativas à competência judiciária e à arbitragem internacional |
3 | 6,0 |
Direito dos Transportes
O comércio internacional tem tido um desenvolvimento exponencial com um especial contributo das cadeias logísticas onde se incluem os transportes. É por isso fundamental, nesta unidade curricular, conhecer os direitos e obrigações de cada um dos intervenientes para uma otimização do comércio mundial. São abordados os temas relacionados com a legislação, contratos dos vários modos de transporte, com especial enfoque nos direitos e obrigações das partes. |
3 | 6,0 |
Direito, Economia e Ética
A unidade curricular de Direito, Economia e Ética visa proporcionar aos estudantes uma compreensão e reflexão crítica sobre as relações entre o jurídico, o económico e o ético, ao nível da organização social e política e do funcionamento da economia-empresas. Para além da compreensão dessas relações, é também objetivo favorecer a aquisição dos princípios éticos que devem regular o exercício das atividades empresariais profissionais. Procura-se assim favorecer a aquisição dos princípios ético-deontológicas que devem regular o exercício das atividades profissionais empresariais, nomeadamente ao nível da responsabilidade social da empresa e da sustentabilidade. |
3 | 6,0 |
Políticas Económicas Europeias
Esta unidade curricular tem por objetivo permitir a aquisição de conhecimentos sobre as principais políticas económicas europeias. São, entre outras, estudadas as seguintes matérias: as políticas de base do mercado interno, a política orçamental e monetária e política de coesão, económica, social e territorial da União Europeia. |
3 | 6,0 |
Transporte e Logística Internacional
Com esta unidade curricular visa-se adquirir conhecimentos sobre o papel do transporte na cadeia logística, focando-se o papel do mesmo como vetor de ligação entre as partes envolvidas no comércio local e internacional, num contexto em que a cadeia de abastecimento é cada vez mais global mas que, ao mesmo tempo, se pretende rápida e ágil. Visa-se ainda analisar o impacto das diferentes soluções de transporte, na cadeia logística específica de cada empresa. |
3 | 6,0 |
Direito dos Seguros
Os seguros surgem como garantia nas trocas comerciais e são essenciais para que o comércio internacional se possa desenvolver de forma sustentável, gerando confiança nos players comerciais internacionais. A unidade curricular de Direito dos Seguros está fortemente vocacionada para a análise dos seguros de danos, designadamente dos seguros de responsabilidade civil dos vários intervenientes no comércio internacional e dos seguros de mercadorias, não descurando o regime nacional e os regimes internacionais aplicáveis. |
3 | 6,0 |
Distribuição Internacional
Esta unidade curricular visa proporcionar uma visão integrada da logística e da distribuição que permita compreender a importância estratégica das mesmas no bom funcionamento da cadeia de abastecimento e desempenho das empresas, a aquisição de conhecimentos específicos sobre as diversas componentes da função logística e sobre o seu planeamento e gestão equilibrada, o conhecimento e a compreensão dos conceitos e técnicas fundamentais do comércio internacional, nas suas múltiplas vertentes (económica, gestão, aduaneira, jurídica, política, logística), as diferentes abordagens e teorias das relações internacionais a compreensão das relações comerciais internacionais no contexto política internacional, o conhecimento das principais organizações económicas, os procedimentos aduaneiros vigentes na União Europeia relativos às declarações aduaneiras que se reportam às mercadorias importadas no território aduaneiro da União, o transporte no contexto da cadeia logística e de distribuição, o conhecimento dos instrumentos jurídicos, incluindo as convenções internacionais e mecanismos de seguros, relevantes para os transportes e deslocação de mercadorias. |
3 | 6,0 |
Gestão Estratégica Internacional
Esta unidade curricular tem por objetivos: reforçar a capacidade de formular, implementar e alterar estratégias empresariais, relacionar e aplicar conhecimentos e competências adquiridas a situações "reais" de natureza estratégica, integrar os conceitos e as técnicas de análise de gestão e de marketing, proporcionando uma abordagem baseada em case studies, levando o estudante a aplicar conhecimentos e competências adquiridas para analisar e resolver situações de caráter estratégico, desenvolver o modelo Canvas aplicando-o em casos práticos, reconhecer todas as especificidades de desenvolvimento de negócio em contextos internacionais. Aptidões e competências a desenvolver: capacidade de implementação do processo de formulação e de controlo estratégico, utilização do modelo Canvas no desenvolvimento de negocio, reconhecimento dos fatores que definem o desenvolvimento de negócios em contextos internacionais, utilização de ferramentas comuns ao processo de desenvolvimento de estratégias nas empresas. |
3 | 6,0 |
Organizações Económicas Internacionais
Esta unidade curricular tem por objetivo fornecer conhecimentos sobre as principais organizações económicas internacionais, familiarizando os estudantes com as suas competências e áreas de atuação no plano económico internacional. São, entre outras, estudadas as seguintes matérias: aspetos da teoria geral das organizações internacionais, organizações económicas de carácter global e organizações económicas de cooperação e/ ou integração regional. |
3 | 6,0 |
Regimes e Procedimentos Aduaneiros
A unidade curricular de Regimes e Procedimentos Aduaneiros privilegia o estudo das componentes teórico-práticas necessárias para a execução das medidas de política comercial plasmadas nos diplomas legais que instituíram a Pauta Aduaneira Comum, as quais estão consubstanciadas no Código Aduaneiro da União. |
3 | 6,0 |
Estágio
Tem por objetivo proporcionar aos estudantes a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação a situações práticas em ambiente real das organizações/empresas. Permite a confrontação da aprendizagem académica com critérios de ordem pragmática empresarial e a integração de conhecimentos e competência. Inclui a realização de um relatório das atividades desenvolvidas em contexto laboral. |
20,0 | |
Projeto
Tem por objetivo a realização de um trabalho final de licenciatura onde sejam aplicados conhecimentos técnico-científicos adquiridos pelo estudante na área formativa do curso. O trabalho deverá ser desenvolvido ao longo do semestre pelo estudante sob supervisão de um docente orientador e também apresentado oralmente perante um júri de perfil empresarial. |
8,5 | |
Seminário sobre Comércio Internacional e Empreendedorismo
Esta unidade curricular tem como principal missão contribuir para aproximar os estudantes de temas, iniciativas, projetos e empresas que se desenvolvam no exterior da instituição de modo a permitir uma maior integração ao mercado de trabalho e desenvolver as temáticas de investigação em comércio internacional. A unidade curricular é composta por uma fase de palestras proferidas por profissionais do setor, académicos reputados, empreendedores ou técnicos em organismos públicos, os quais partilham a sua experiência com os discentes, contribuindo assim para uma reflexão que originará a realização de um artigo de perfil científico a ser preferencialmente publicado em revista da especialidade. |
1,5 |
Bolsas de Estudo e Financiamento
BOLSAS DE ESTUDO
O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se a Bolsas de Estudo da DGES para Estudantes do Ensino Superior com o apoio especializado dos nossos serviços.
FINANCIAMENTO
Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior: Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.
Emolumentos/Propinas
Geral: 165 € (até 15 de julho beneficia de 20% desconto)
Estudantes internacionais*: 250 €
Estudantes provenientes de ciclos de estudos do ISCET: 80 €
* conceito definido no regulamento do estudante internacional disponível aqui.
MATRÍCULA / INSCRIÇÃO / SEGURO
Matrícula / Inscrição: 250 €
Seguro escolar: 30 €
Taxa de inscrição por UC em atraso: 50 €
PROPINAS GERAL (2022/2023)
Propina mensal: 305 € x 11 prestações
Propina anual: 3355 € (pagamento anual 5% desconto**/pagamento semestral 2,5% desconto**)
Unidades curriculares isoladas: 11 € x nº ECTS
Redução de propinas**: 5% (familiares: pais, filhos/as, irmãos, cônjuge)
Condições especiais para entidades com protocolo
**os descontos não são acumuláveis, podendo o estudante optar pela situação mais favorável; os descontos não têm aplicação retroativa.
PROPINAS ESTUDANTES INTERNACIONAIS (2023/2024)
Propina mensal: 315 € x 11 prestações (pagamento de 3 prestações no ato da matrícula)
Propina anual: 3465 € (pagamento anual 5% desconto**/pagamento semestral 2,5% desconto**)
Parceiros Institucionais
AEP - Associação Empresarial de Portugal
Agility Transitários, Lda.
AGP - Adriano Gomes Pinhal, Lda.
Air Sea Lopes Transitários, Lda.
AngoTransmad Transitários, Lda.
Garland Transport Solutions, Lda.
Market Access - Experts in International Business
M Logistic's - Conde & Mota, Lda.
Nessel - Agentes Aduaneiros, Lda.
Rangel Transitários, S.A.
Rui Ribeiro - Despachante Oficial
Tirgal - Transitários de Portugal, Lda.
WLP Transitários, Lda.
Ensino e Investigação
- Corpo docente altamente qualificado nas áreas do comércio internacional e afins constituído por doutorados, especialistas e convidados
- Participação de docentes e estudantes em projetos de investigação: Centro de Investigação Interdisciplinar e Intervenção Comunitária (CIIIC) - Observatório do Comércio Internacional
- Visitas de estudo, seminários e ciclos de palestras.
- Eventos: "Jornadas do Comércio Internacional"
Coordenador: Doutor José Pedro Teixeira Fernandes
Publicação em Diário da República, 2ª série: Aprovado pelo Despacho n.º 5464/2007, de 20/03 e alterado pelos Avisos n.º 13939/2010, de 13/07, n.º 14611/2011, de 21/07, e n.º 5539/2015, de 21/05.Registo DGES Número: R/A -Ef 933/2011/AL01, de 07/05/2015.
Área CNAEF: 345 - Gestão e Administração.
Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos acreditado por 6 anos, em 02-04-2020 (ACEF/1819/0211122). Guião de Auto-Avaliação
Condições de acesso
- 12º ano
- + 23 anos
- Reingresso /Mudança par - Instituição/Curso
- CET/CTeSP
- Regime de disciplinas isoladas
Para iniciar o processo, através do 12º ano de escolaridade + prova de ingresso (uma de entre as seguintes disciplinas: Economia, Geografia ou Português), o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações (Ensino Secundário ou equivalente)

Ficha ENES (comprovativo com as notas dos exames nacionais)
Para iniciar o processo, através de Maiores de 23 (Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, artigo 40º- E, de 16 de agosto) o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Curriculum Vitae

Certificado de Habilitações
- O reingresso pressupõe que os estudantes tenham estado matriculados e inscritos no ISCET no mesmo curso ou em curso que o tenha antecedido, mas não tenham estado inscritos no ISCET, nesse curso ou em curso que o tenha antecedido, no ano letivo anterior àquele em que pretendem reingressar.
- A mudança de par instituição/curso pressupõem que os estudantes tenham:
a) estado matriculados e inscritos noutro estabelecimento e curso de ensino superior português ou num estabelecimento de ensino superior estrangeiro em curso definido como superior pela legislação do respetivo país, e não o tenham concluído.
b) realizado os exames nacionais de ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse curso, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
c) tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.
- Não é permitida a mudança de par instituição/curso técnico superior profissional, ou curso estrangeiro de nível equivalente, para ciclos de estudos de licenciatura.
- Não é permitida a mudança par instituição/curso no ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito.
Para iniciar o processo, através de Mudança par - Instituição/Curso, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações ou Declaração de Inscrição (do anterior Estabelecimento de Ensino Superior)

Comprovativo do Modo de Ingresso (Ficha ENES; Exames Maiores de 23 Anos; outro)
Áreas CNAEF dos CTeSP para ingresso: 345 - Gestão e Administração; 341 — Comércio; 342 – Marketing e Publicidade; outras áreas mediante apreciação casuística da adequação do currículo do curso de técnico superior profissional ao ingresso no ciclo de estudos em causa.
Áreas dos CET para ingresso: 345 - Gestão e Administração; 341 — Comércio; 342 – Marketing e Publicidade; outras áreas mediante apreciação casuística da adequação do currículo do curso de especialização tecnológica ao ingresso no ciclo de estudos em causa.
Se tem o Diploma de Estudos Tecnológicos (CET) ou de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP)? Neste casos, deverá apresentar os seguintes documentos:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações
Possibilidade de inscrição no regime de unidades curriculares singulares do plano de estudos (Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março alterado pelo Decreto-Lei nº 115/2013 de 7 de agosto). Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de Cidadão (ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte)
Prazos de candidatura
:: 1ª Fase: 1 de junho a 13 de agosto.
:: 2ª Fase: 18 de agosto a 10 de setembro
:: 3ª Fase (para vagas sobrantes): 13 de setembro a 24 de setembro
:: 4ª Fase (para vagas sobrantes): 30 de setembro a 18 de outubro
:: Matrículas e inscrições: 18 de agosto a 11 de setembro
Maiores de 23 anos
:: 1ª Época - 1ª Chamada:até 15 de maio. Entrevista e prova: até 9 de junho. Afixação dos resultados: até 15 de junho
:: 1ª Época - 2ª Chamada (para vagas sobrantes): até 16 de junho. Entrevista e prova: até 27 de junho. Afixação dos resultados: até 4 de julho
:: 1ª Época - 3ª Chamada (para vagas sobrantes): até 14 de julho. Entrevista e prova: até 21 de julho. Afixação dos resultados: até 28 de julho
:: 2ª Época - 1ª Chamada (para vagas sobrantes): até 5 de setembro. Entrevista e prova: até 12 de setembro. Afixação dos resultados: até 15 de setembro
Estudantes internacionais
:: 1ª Fase: 1 de fevereiro a 31 de março. Provas (quando aplicável): 14 de abril. Afixação dos resultados: até 20 de abril
:: 2ª Fase: 24 de abril a 17 de maio (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 22 de maio. Afixação dos resultados: até 26 de maio
:: 3ª Fase: 29 de maio a 16 de junho (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 20 de junho. Afixação dos resultados: até 23 de junho
:: 4ª Fase: 26 de junho a 7 de julho (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 12 de julho. Afixação dos resultados: até 17 de julho
:: 5ª Fase: 18 de julho a 1 de setembro (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 8 de setembro. Afixação dos resultados: até 13 de setembro
Candidatos a mudança de par instituição/curso
:: 1ª Fase: 1 de junho a 13 de agosto. Afixação dos resultados: até 4 de setembro
:: 2ª Fase (apenas para vagas sobrantes): até 11 de setembro. Afixação dos resultados: até 18 de setembro
:: 3ª Fase (apenas para vagas sobrantes): até 25 de setembro. Afixação dos resultados: até 29 de setembro
Prazos de candidatura
:: 1ª Fase: 1 de junho a 13 de agosto.
:: 2ª Fase: 18 de agosto a 10 de setembro
:: 3ª Fase (para vagas sobrantes): 13 de setembro a 24 de setembro
:: 4ª Fase (para vagas sobrantes): 30 de setembro a 18 de outubro
:: Matrículas e inscrições: 18 de agosto a 11 de setembro
Maiores de 23 anos
:: 1ª Época - 1ª Chamada:até 15 de maio. Entrevista e prova: até 9 de junho. Afixação dos resultados: até 15 de junho
:: 1ª Época - 2ª Chamada (para vagas sobrantes): até 16 de junho. Entrevista e prova: até 27 de junho. Afixação dos resultados: até 4 de julho
:: 1ª Época - 3ª Chamada (para vagas sobrantes): até 14 de julho. Entrevista e prova: até 21 de julho. Afixação dos resultados: até 28 de julho
:: 2ª Época - 1ª Chamada (para vagas sobrantes): até 5 de setembro. Entrevista e prova: até 12 de setembro. Afixação dos resultados: até 15 de setembro
Estudantes internacionais
:: 1ª Fase: 1 de fevereiro a 31 de março. Provas (quando aplicável): 14 de abril. Afixação dos resultados: até 20 de abril
:: 2ª Fase: 24 de abril a 17 de maio (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 22 de maio. Afixação dos resultados: até 26 de maio
:: 3ª Fase: 29 de maio a 16 de junho (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 20 de junho. Afixação dos resultados: até 23 de junho
:: 4ª Fase: 26 de junho a 7 de julho (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 12 de julho. Afixação dos resultados: até 17 de julho
:: 5ª Fase: 18 de julho a 1 de setembro (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 8 de setembro. Afixação dos resultados: até 13 de setembro
Candidatos a mudança de par instituição/curso
:: 1ª Fase: 1 de junho a 13 de agosto. Afixação dos resultados: até 4 de setembro
:: 2ª Fase (apenas para vagas sobrantes): até 11 de setembro. Afixação dos resultados: até 18 de setembro
:: 3ª Fase (apenas para vagas sobrantes): até 25 de setembro. Afixação dos resultados: até 29 de setembro