
CTeSP em Itinerários Turísticos e Promoção do Património
CTeSP em Itinerários Turísticos e Promoção do Património
Hoje em dia, mais do que nunca, é decisiva a criação e exploração de novos itinerários turísticos quer no litoral, quer no interior do país.
O CTeSP em Itinerários Turísticos e Promoção do Património do ISCET oferece-te a formação de que o país e tu precisas!
Quando te decides por um CTeSP, adquires:
- Uma habilitação de ensino superior que te permite aceder de imediato ao exercício de uma profissão qualificada;
- O direito de ter um conjunto de creditações/equivalências em disciplinas das licenciaturas do ISCET;
- O direito de acesso a uma licenciatura sem teres de realizar as provas de ingresso dos exames nacionais;
- A possibilidade de beneficiar de bolsas de estudo e de reduções de propinas.
Apresentação do Curso
A construção e definição de itinerários turísticos constitui um exercício que, envolvendo um conjunto de competências transversais, exige um conhecimento aprofundado em diferentes temas, das línguas à geografia ou história da arte, e o domínio de um conjunto de instrumentos e práticas, da comunicação aos sistemas de informação. Esta é a razão de ser do curso Itinerários Turísticos e Promoção do Património oferecido pelo ISCET.
Coordenadora: Doutora Lídia Aguiar
Número de registo na DGES - 298/2015
Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10232/2016, de 18 de agosto, 2ª série
Área CNAEF: 812 - Turismo e Lazer
Horário Diurno
Competências profissionais
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Construção de itinerários turísticos que explorem e potenciem os recursos patrimoniais da região e do País;
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Divulgação de itinerários turísticos junto de agências de viagens e promotores turísticos;
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Acompanhamento de visitantes em percursos de interesse turístico;
-
Desenvolvimento de atividades de marketing turístico com o objetivo de promover o património no contexto da implementação de itinerários;
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Organização de brochuras e pacotes turísticos;
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Desenvolvimento de pesquisas em torno de temáticas fundamentais capazes de responder aos desafios associados ao exercício da profissão;
-
Coordenação de eventos turísticos e atividades de animação;
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Gestão da informação turística direcionando-a para os vários públicos-alvo;
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Gestão da informação turística no âmbito de agências de viagens e operadores turísticos.
Plano de Estudos
Espanhol
Atualmente, o espanhol é a terceira língua estrangeira mais falada no mundo, perdendo apenas para o mandarim e para o inglês. Saber espanhol é poder conhecer um mundo que entusiasma, seja pela sua música ou os seus filmes, seja pela sua gastronomia e, de uma forma geral, pela riqueza e diversidade da cultura hispânica. Saber espanhol é sempre, para os nossos estudantes, uma grande vantagem para o seu futuro trabalho no mercado ibero-americano, permitindo assim melhorar as suas expectativas profissionais. |
3 | 5,0 |
Francês
Os conteúdos comunicativos, linguísticos e socioculturais pretendem capacitar o estudante para poder comunicar em francês com os turistas. Deverá nomeadamente iniciar ou dar seguimento a uma conversa em francês durante as diversas interações com os visitantes, dar conselhos sobre lugares de interesse a visitar, descrevendo-os sumariamente e, eventualmente, respondendo a uma reclamação. Por outro lado, deverá demonstrar alguns conhecimentos relativos à cultura portuguesa usando a língua francesa. Para o efeito deverá o estudante adquirir competências que lhe permitam compreender expressões e vocabulário da vida quotidiana e relativos ao turismo em geral, à gestão hoteleira, ao alojamento, etc, ler textos e falar corretamente, comunicar em situações do dia-a-dia, exprimir um ponto de vista pessoal, dar indicações, aconselhar e fornecer informações úteis, escrever mensagens, e-mails curtos e simples sobre assuntos de necessidade imediata, conhecer algumas características geográficas culturais de países francófonos.. |
3 | 5,0 |
Geografia Física, Turismo e Património Natural
A geografia é um complemento fundamental no estudo do turismo uma vez que os lugares dependem dos recursos que têm à sua disposição, necessitando o técnico em turismo de possuir um conhecimento aprofundado dos lugares onde irá trabalhar. Assim, na unidade curricular de Geografia Física, Turismo e Património Natural são abordados temas relacionados com a vertente física da geografia, como o clima, a geomorfologia ou a hidrografia, e desenvolvem-se mapas temáticos e princípios de cartografia que pretendem dotar o estudante de instrumentos de análise e compreensão do território e do património natural. |
3 | 4,0 |
Inglês
A língua inglesa é essencial na comunicação no mundo do turismo e do comércio. Na unidade curricular de Inglês são abordados temas como os países de expressão de língua inglesa, a língua inglesa no quotidiano socioprofissional e as novas tecnologias, tipos de correspondência comercial, bem como o inglês como língua de comunicação universal. |
3 | 5,0 |
Metodologia da Criação e Planeamento de Itinerários
Segundo a ICOMOS, bem como confirmado no PENT (Plano Estratégico Nacional de Turismo), os itinerários são ferramentas poderosas para desenvolvimento dos destinos. Estes, no entanto, devem ser elaborados com conteúdos científicos e integrar todo o tipo de património cultural (material e imaterial). Na unidade curricular de Metodologia de Criação e Planeamento de Itinerários desenvolve-se o conceito de itinerário distinguindo-o de rota bem como toda a metodologia necessária à criação destes produtos. Os meios tecnológicos que o ISCET coloca ao dispor são uma mais-valia para uma formação avançada, cada vez mais dependente da era digital. |
4 | 6,0 |
Português e Técnicas de Comunicação
Otimizar competências comunicacionais linguísticas é fundamental para a produção autónoma de textos orais e escritos no âmbito das comunicações formais. Ao adquirir, mobilizar e utilizar corretamente técnicas de comunicação, evidencia-se um progressivo aperfeiçoamento da expressão oral e escrita em língua portuguesa. Na unidade curricular a de Português e Técnicas de Comunicação do ISCET,são abordados temas como: a comunicação oral em interação e a comunicação escrita; os elementos linguísticos da comunicação; a produção de diferentes enunciados orais e de textos de diversas tipologias; a comunicação presencial e não-presencial, verbal e não-verbal; comunicações de caráter administrativo e/ou comercial. |
3 | 5,0 |
Espanhol Técnico
Cada vez mais nota-se um aumento de visitantes espanhóis nas cidades e vilas portuguesas, assim como a implantação de empresas espanholas ligadas às áreas profissionais do turismo. As unidades curriculares de Espanhol I e Espanhol Técnico, no seu conjunto, garantem ao estudante a aprendizagem da terceira língua estrangeira mais falada no mundo, adquirindo competências comunicativas aos níveis A-1 e A-2 linguísticos com a utilização de vocabulário técnico assegurando capacidades linguísticas aos estudantes que lhes permitam desenvolver futuras atividades profissionais na área do turismo. |
3 | 4,0 |
Francês Técnico
A mobilidade de profissionais de turismo é uma realidade e falar francês é uma abertura de portas para o mercado de trabalho nacional e internacional, logo uma mais-valia para o profissional de turismo. Por conseguinte, o Francês Técnico tem como objetivo dar aos estudantes meios para se exprimirem com segurança, compreenderem enunciados, valorizando a expressão e a compreensão escritas. Assim, falar francês significa aumentar as hipóteses de sucesso no mercado nacional e internacional e, consequentemente, a sua diferenciação profissional. Na unidade curricular de Francês Técnico do ISCET são abordados diversos temas para desenvolver as capacidades linguísticas no âmbito da indústria turística, do turismo e da promoção do património (elaboração de documentos técnicos: brochuras, flyers, panfletos, prospetos e faxes). Também são realizadas diversas atividades em contexto real para adquirir vocabulário e expressões idiomáticas específicos do património histórico-artístico e natural, dos itinerários turísticos e dos diversos tipos de turismo: gastronómico, aventura, religioso, sol e mar, etc. |
3 | 4,0 |
Geografia Humana, Turismo e Património Cultural
São objetivos desta unidade curricular: reconhecer a importância da geografia humana para a compreensão do fenómeno turístico e para a criação de itinerários turísticos, compreender a história urbana e do planeamento das cidades, conhecer os recursos turísticos no território disponíveis para a construção de itinerários turísticos e para a valorização do património coletivo. Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: identificação dos principais conceitos e agentes relacionados com a paisagem e o património na sua relação com a atividade turística, compreensão do impacto territorial da atividade turística e o seu reflexo na sustentabilidade económica e social, análise de cartografia urbana (histórica e contemporânea) e turística. |
3 | 4,0 |
História da Arte em Portugal aplicada ao Turismo
Sendo Portugal um país ancestral, por onde passaram várias civilizações, a sua História da Arte está profundamente marcada pelas mentalidades que pouco a pouco foram construindo e consolidando a nação portuguesa. Na unidade curricular de História de Arte Aplicada ao Turismo privilegiam-se os conceitos sobre os estilos de arte que surgem em Portugal, integrando-os sempre no tempo, na época e respetiva mentalidade em que se inserem. Só assim o turista pode aperceber-se da identidade da arte portuguesa, correlacionando o património nacional com outras manifestações artísticas europeias ao longo da história. |
4 | 6,0 |
Inglês Técnico
O Inglês Técnico surge como uma unidade curricular que tem em vista a aplicação de conteúdos lexicais e estratégias no âmbito do turismo e da promoção do património. Tem como objetivos: compreender a importância e o papel da língua inglesa na diversidade cultural do mundo, desenvolver as competências linguísticas para um melhor desempenho na área dos Negócios, encorajar os estudantes a usar o inglês com confiança, responsabilidade e autonomia, transferir os conhecimentos adquiridos para desempenho em contexto profissional, usar vocabulário específico em diferentes situações de comércio internacional, desenvolver atitudes de autorreflexão sobre o seu processo de aprendizagem. |
3 | 4,0 |
Marketing e Promoção Turística
Nesta unidade curricular os estudantes obtêm as bases de marketing essenciais para que consigam perceber os impactos no mercado turístico, aplicando os conhecimentos adequados aos diferentes processos nas situações de índole turística. São também interpretadas as motivações de compra, aliadas às atitudes comportamentais do turista, pelo que a preparação e elaboração de ações de promoção turística são uma forma de realçar a importância do marketing num contexto de promoção e preservação do património. |
3 | 4,0 |
História, Etnologia e Cultura
Sabendo-se que o turista, no mundo atual, procura cada vez mais informação e utiliza as suas férias para conhecer o país onde se desloca, torna-se incontornável que os técnicos de turismo tenham conhecimentos sobre a nacionalidade portuguesa, suas tradições e cultura. A unidade curricular de História, Etnologia e Cultura do ISCET aborda temas sobre a História de Portugal, festas, tradições, usos e costumes, muitos deles profundamente enraizados na população portuguesa que urge saber compreender e explicar. Só assim se pode comunicar com assertividade a cultura portuguesa ao turista que nos visita. |
3 | 4,0 |
Animação Turística
Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes: sensibilizar os estudantes para a importância da animação como fator de desenvolvimento turístico, proporcionar a aquisição de conhecimentos teóricos sobre regras e técnicas de programas de animação turística, capacidades e perfil exigido a um animador turístico, bem como das regras de trabalho em equipa, fomentar a aplicação prática das orientações teóricas desenvolvidas, desenvolver a capacidade de inovação, criatividade e avaliação permanentes face aos projetos implementados. |
4 | 6,0 |
Direito do Turismo e do Património
Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes: sensibilizar o estudante para a importância do direito do turismo e do direito do património como ramos do conhecimento jurídico; introduzir novos conhecimentos técnico-jurídicos pertinentes para as áreas do turismo e do património, desenvolver adequadas competências técnicas. Como aptidões a adquirir destacam-se as seguintes: conhecimento e compreensão dos conceitos centrais em turismo como atividade económica transversal e do “património cultural” bem como da sua proteção, formulação e análise de projetos turísticos e hoteleiros, nomeadamente projetos empreendedores em turismo, estruturação e realização de modelos e plano e desenvolvimento turísticos ao nível local, regional e nacional. |
4 | 6,0 |
Gestão dos Territórios e do Património
Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes: compreender as principais alterações territoriais dos últimos 30 anos a diferentes escalas, identificar os objetivos, princípios, problemas e políticas do planeamento e da gestão territorial, desenvolver o espírito crítico em relação à conservação e metamorfose do património e dos territórios. Como aptidões a adquirir destacam-se as seguintes: conhecimento das diferentes etapas do fenómeno turístico em Portugal, compreensão do desenvolvimento de políticas turísticas ao nível local, regional e nacional adequadas a um contexto de diversidade cultural; análise de modelos e planos de desenvolvimento turísticos ao nível local, regional e nacional, em função das políticas públicas associadas ao turismo e ao património, capacidade de formular propostas de empreendedorismo e medidas para o desenvolvimento turístico de base patrimonial. |
4 | 6,0 |
Tecnologias de Informação e Comunicação
Cada vez mais a utilização de meios tecnológicos é necessária para um bom desempenho profissional, em qualquer área de atividade. A unidade curricular de Tecnologias da Informação pretende dotar os estudantes com capacidades instrumentais e concetuais no domínio das tecnologias e sistemas da informação de suporte aos itinerários turísticos. Pretende-se aprofundar as competências relacionadas com: técnicas de pesquisa avançada em motores de busca; utilização da folha de cálculo como ferramenta de suporte à decisão em problemas associados ao comércio internacional e produção de documentos necessários para a planificação, tratamento e apresentação de informação. |
4 | 6,0 |
Turismo e Multiculturalidade
Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes: sensibilizar os estudantes para a compreensão da diversidade cultural, fomentar a abertura à alteridade e à tolerância para com diferentes hábitos, representações e atitudes, compreender a identidade da cultura portuguesa na sua relação matricial com outras culturas. |
4 | 6,0 |
Estágio
Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes: promover e consolidar a capacidade de organização dos objetivos gerais e dos serviços a prestar, em função dos segmentos de mercado a atingir, garantir a capacidade de organização de trabalho individual e em equipa no respeito pela cultura e orgânica das organizações, pessoas, grupos, assegurar o efetivo domínio de todas as competências técnicas inerentes à responsabilidade do exercício de funções no âmbito da organização e divulgação de itinerários turísticos na sua conexão com o património, assegurar o cumprimento do disposto nas cláusulas dos protocolos de formação em contexto de trabalho. |
810 | 30,0 |
Parceiros Institucionais
- Associação de Empresários para o Desenvolvimento do Turismo Cultural no Porto e na Região
- Câmara Municipal de Melgaço
- Douro Azul
- Irmandade dos Clérigos
- Junta de Freguesia do Bonfim
- Neves Pereira - Turismo e Serviços Lda.
- Relaxdragon
- Tribunal da Relação do Porto
- TT-3ways
- World of Discoveries
Bolsas de Estudo e Financiamento
FINANCIAMENTO
Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.
BOLSAS DE ESTUDO
O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se ao Sistema de Bolsas de Estudo através da DSAE - Direção de Serviços de Apoio ao Estudante.
PORTUGAL 2020Eventual financiamento pelo quadro de apoios PORTUGAL 2020
Emolumentos/Propinas
Geral: 80 € (até 15 de julho beneficia de 20% desconto)
Estudantes internacionais*: 250 €
* conceito definido no regulamento do estudante internacional disponível aqui.
MATRÍCULA / INSCRIÇÃO / SEGURO
Matrícula / Inscrição: 120 €
Seguro escolar: 30 €
Taxa de inscrição por UC em atraso: 50 €
PROPINAS GERAL (2022/2023)
Propina mensal: 190 € x 11 prestações
Propina anual: 2090 € (pagamento anual 5% desconto**/pagamento semestral 2,5% desconto**)
Unidades curriculares isoladas: 11 € x nº ECTS
Redução de propinas**: 5% (familiares: pais, filhos/as, irmãos, cônjuge)
Condições especiais para entidades com protocolo
**os descontos não são acumuláveis, podendo o estudante optar pela situação mais favorável; os descontos não têm aplicação retroativa.
PROPINAS ESTUDANTES INTERNACIONAIS (2023/2024)
Propina mensal: 190 € x 11 prestações (pagamento de 3 prestações no ato de matrícula)
Propina anual: 2090 € (pagamento anual 5% desconto**/pagamento semestral 2,5% desconto**)
Condições de acesso
- + 23 anos
- 12º ano
- Titulares de diploma de especialização tecnológica
- Titulares de grau de ensino superior
Aprovação em provas de avaliação da capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos;
Para iniciar o processo, através de Maiores de 23 (Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, artigo 40º- E, de 16 de agosto) o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Curriculum Vitae

Certificado de Habilitações
Curso de ensino secundário ou habilitação equivalente numa das seguintes áreas: Português ou História ou Geografia
Os candidatos que não possuam habilitação nestas áreas, estão sujeitos à realização, no ISCET, de uma prova de avaliação de capacidade.
Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações
Titulares de diploma de especialização tecnológica;
Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações
Titulares de grau de ensino superior;
Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações
Prazos de candidatura
:: 2ª Fase: 18 de agosto a 10 de setembro
:: 3ª Fase (para vagas sobrantes): 13 de setembro a 24 de setembro
:: 4ª Fase (para vagas sobrantes): 30 de setembro a 18 de outubro
:: Matrículas e inscrições: 18 de agosto a 11 de setembro