Dupla Licenciatura em Marketing e Publicidade + Turismo
Dupla Licenciatura em Marketing e Publicidade e Turismo
Em quatro anos poderás garantir duas licenciaturas, multiplicando as perspetivas de trabalho e tornando-te assim um profissional mais completo, capaz de responder aos exigentes e diversificados desafios que a sociedade e a economia dos nossos dias proporcionam.
Integração a nível internacional com estadias em universidades europeias da rede Erasmus+.
Licenciaturas acreditadas
As licenciaturas em Marketing e Publicidade e em Turismo estão acreditadas pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), agência nacional que garante os parâmetros de qualidade do ensino superior em Portugal.
Saídas profissionais
- Gestor de meios e publicidade
- Consultor de marketing e publicidade
- Gestor de marketing de produto, serviços e mercados
- Gestor de conteúdos multimédia
- Gestor de contas, vendas e eventos
- Gestor de marca
- Gestor de marketing digital e e-commerce
- Técnico de comunicação e imagem
- Analista de marketing, projetos de pesquisa e estudos de mercado
- Atividades de gestão e desenvolvimento de projetos inovadores nas áreas do marketing e publicidade
- Agências de viagens, operadores turísticos e rent-a-car
- Aeroportos, companhias aéreas e empresas de cruzeiros
- Hotéis, resorts e outros empreendimentos turísticos
- Restaurantes, catering e empresas de organização de eventos
- Empresas de consultadoria na área do turismo
- Organizações produtoras de conteúdos turísticos e de prestação de serviços de itinerários e guias
- Organizações públicas do setor turístico
- Atividades de gestão e desenvolvimento de projetos inovadores nas áreas do turismo cultural e de natureza, turismo de negócios, turismo de saúde e bem-estar, turismo religioso, turismo náutico, turismo de golfe, gastronomia e vinhos, turismo urbano (city e short break)
- Acesso às Pós-graduações em Marketing e Comércio Internacional e em Gestão e Finanças
- Acesso ao Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Produtos Turísticos e à Pós-graduação em Turismo e Gestão Hoteleira
Competências profissionais
- Capacidade para identificar problemas e apresentar soluções no âmbito das tomadas de decisão, gestão de projetos e desenvolvimento de políticas estratégicas e operacionais nas fileiras do turismo, do marketing, do design e da publicidade;
- Aptidão de análise, planeamento, avaliação e implementação de iniciativas empreendedoras nas áreas do marketing, da publicidade e do turismo;
- Participação em atividades de pesquisa e de intervenção com impacto real na economia e na comunidade;
- Uso eficaz das tecnologias de informação e comunicação;
- Capacidade para formulação de planos de negócio e criação do próprio emprego;
- Experiência profissional de base proporcionada pelos estágios curriculares desenvolvidos por protocolos com empresas e outras organizações de grande prestígio nos respectivos setores.
Plano de Estudos
Aplicações Computacionais para Marketing e Publicidade
A unidade curricular de Aplicações Computacionais para Marketing e Publicidade pretende dotar os alunos de capacidades instrumentais e concetuais no domínio das tecnologias de suporte ao marketing e publicidade. Pretende-se aprofundar as competências relacionadas com: técnicas de pesquisa avançada em motores de busca; produção de documentos necessários para a planificação; tratamento e apresentação de informação; utilização da folha de cálculo; criação de páginas web; edição de imagem e composição gráfica utilizando o Photoshop. |
3 | 4,5 |
Direito da Publicidade
Na disciplina de Direito da Publicidade são abordados os regimes jurídicos constantes do Código da Publicidade e do Decreto-Lei sobre Práticas Comerciais Desleais, sobretudo numa perspetiva de proteção dos consumidores. É dado especial enfoque à comunicação comercial na Sociedade da Informação. São igualmente abordados os contratos publicitários. |
3 | 4,5 |
Economia
A economia é o estudo das problemáticas relacionadas com o modo como as pessoas e as sociedades se confrontam com a escassez de recursos e os seus usos alternativos de forma a produzir bens e serviços para consumo. Esta unidade curricular pretende assim transmitir conhecimentos práticos que, sendo explicados e justificados teoricamente, constituem verdadeiros instrumentos e ferramentas para o desenvolvimento das capacidades de análise em contextos de tomadas de decisão de ordem económica. |
3 | 6,0 |
Inglês I
Esta unidade curricular visa favorecer o reconhecimento e a compreensão da diversidade linguística e cultural da língua inglesa de modo a permitir um envolvimento discursivo e a perceção das possibilidades de construção de significados em relação ao mundo e ao quotidiano; desenvolver as aptidões linguísticas do estudante: speaking, listening, reading, writing; aprofundar o léxico, a fluência e a competência comunicativa; consolidar os conhecimentos das estruturas essenciais da língua e encorajar a utilização da língua com confiança. Nesta unidade curricular são desenvolvidos temas relacionados com a importância da língua inglesa no mundo e nos negócios, a diversidade cultural e as relações interpessoais, o papel do marketing, o consumo e as novas tendências de mercado. |
3 | 4,5 |
Marketing I
Esta unidade curricular visa a introdução ao Marketing como disciplina científica e prática profissional, abordando os principais conceitos e estratégias que lhe são inerentes, designadamente o marketing estratégico, a análise de mercado e dos seus intervenientes, a segmentação e o posicionamento, a diferenciação e a marca. |
3 | 4,5 |
Métodos Quantitativos
A unidade curricular de Métodos Quantitativos permite o desenvolvimento da capacidade de raciocínio, espírito crítico e poder de síntese, incentivando a utilização fundamentada dos conceitos e técnicas estudados na resolução de problemas concretos de gestão e marketing. Familiariza os alunos com instrumentos de gestão, mediante a introdução de temáticas e técnicas de análise quantitativa de dados, permitindo aos estudantes, no conhecimento dos respetivos elementos fundamentais, serem capazes de proceder ao seu uso na resolução de problemas práticos. |
3 | 6,0 |
Introdução ao Turismo
A evolução do turismo nas últimas décadas do século XX e inícios deste século tem vindo a revolucionar a economia e a vida social das populações, criando uma dinâmica muito relevante ao lado das mais importantes atividades. Na unidade curricular de Introdução ao Turismo são abordados os temas centrais ligados ao turismo, como a importância do mesmo no desenvolvimento das regiões, os impactos gerados e a evolução e tendências desta atividade. |
3 | 4.5 |
Comportamento Organizacional
O estudo do comportamento organizacional permite conhecer e interpretar todas as caraterísticas individuais e grupais de uma organização, permitindo, deste modo, trabalhar para que se possa atingir um melhor desempenho da organização quer em termos produtivos, quer em termos sociais. |
3 | 4,5 |
Comunicação e Redação Publicitária
Num mundo cada vez mais competitivo entre marcas e produtos, é fundamental conseguir-se comunicar e publicitar com arte, com ferramentas que venham potenciar o objetivo mais desejado, chamar a atenção; despertar o interesse; gerar desejo e ativar a ação (aquisição). tudo isto faz-se gerando emoções através da composição de imagens, áudio e texto. Nesta unidade curricular são abordados temas, entre outros, como: introdução à comunicação, publicidade, campanha de publicidade, analise de campanhas, o mercado publicitário, circuitos de uma campanha, tipos de comunicação, formas de comunicação, publico alvo, composição & redação, social media e a geração “millennials”. |
3 | 4,5 |
Inglês II
Esta unidade curricular visa apetrechar os estudantes com vocabulário técnico na área do marketing e da publicidade, compreender os conceitos chave através de textos, de elaboração e apresentação de leituras, diálogos, trabalhos e debates. Os temas desta unidade curricular refletem aspetos relacionados com a globalização, o mercado de trabalho, a comunicação empresarial, o marketing e a publicidade. |
3 | 4,5 |
Introdução à Gestão
A compreensão do ambiente de negócios e o esforço para manter os diferentes subsistemas em cooperação é atualmente um dos grandes desafios dos gestores. A necessidade de responder às constantes mudanças exige uma elevada capacidade de adaptação, obrigando a organização a desenhar a configuração mais adequada da sua estrutura, processos e relações, de forma a garantir a manutenção da sua vantagem competitiva. A unidade curricular de Introdução à Gestão está centrada na atividade e perfil do gestor de empresas, dando ao mesmo tempo destaque às funções de gestão e à avaliação de investimentos empresariais com o objetivo de suportar a tomada de decisão. |
3 | 6,0 |
Laboratório de Design
Como disciplina o design gráfico é uma ferramenta fundamental ao serviço de todo e qualquer tipo de comunicação visual. O designer contemporâneo é uma espécie de “jornalista” da comunicação visual: interpreta, modela e comunica a informação procurando modos visuais estimulantes de o fazer sem a desvirtuar. Embora não nos sendo percetível, vivemos rodeados por design: na embalagem de pasta de dentes, no bilhete para o metro, numa embalagem de medicamentos, num cartaz para uma peça de teatro, nos sinais de trânsito e até no genérico de um filme, temos design a funcionar. É, portanto, uma unidade de formação fundamental na área de marketing e da comunicação comercial. Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes possam interiorizar e desenvolver conceitos, regras, princípios e processos de criação de design no âmbito do marketing. |
3 | 6,0 |
Marketing II
Evoluindo a partir de Marketing I, esta unidade curricular aprofunda alguns conceitos e desenvolve particularmente o marketing-mix: produto, preço, comunicação e distribuição. São suscitados trabalhos de aplicação e utilizada a simulação computacional. |
3 | 4,5 |
Espanhol I
Atualmente, o espanhol é a terceira língua estrangeira mais falada no mundo, perdendo apenas para o mandarim e para o inglês. Saber espanhol é poder conhecer um mundo que entusiasma, seja pela sua música ou os seus filmes, seja pela sua gastronomia e, de uma forma geral, pela riqueza e diversidade da cultura hispânica. Saber espanhol é sempre, para os nossos estudantes, uma grande vantagem para o seu futuro trabalho no mercado ibero-americano, permitindo assim melhorar as suas expectativas profissionais. |
3 | 4.5 |
Comportamento do Consumidor
Nesta unidade curricular privilegia-se a aprendizagem da multiplicidade de fatores que afetam o comportamento de consumo, quer a nível individual, quer grupal ou familiar e empresarial, a par da compreensão dos elementos (internos e externos) que motivam o consumidor, distinguindo as formas de atuação desses elementos no mercado no contexto do desenvolvimento e funcionamento dos mercados de bens e serviços. Analisam-se os conceitos e técnicas essenciais de marketing e publicidade, perspetivando o comportamento de consumo como um processo dinâmico, como um elemento fundamental das ações de marketing das empresas, entendendo as diferenças no processo de compra de bens e de serviços. Como metodologias adota-se a resolução de problemas e as tomadas de decisão em marketing. |
3 | 4,5 |
Distribuição e Merchandising
Hoje temos acesso aos produtos que compramos porque foram distribuídos desde a sua produção à sua venda. Sem uma distribuição eficaz não é possível garantir uma boa gestão de stocks, culminando numa incapacidade de satisfazer tanto as necessidades dos consumidores como as das empresas. A venda de um produto não se resume à sua distribuição. Num mercado cada vez mais concorrencial é importante a forma como o dispomos na placa de vendas, seja ela digital ou física, bem como a forma como o destacamos dentro do seu espaço de venda. Nesta unidade curricular são, entre outros, abordados temas como a distribuição moderna, tipos de mercado, gestão de stocks, mdd e own brands, sistemas de informação, fidelização, segmentação, dinamização dos pontos de venda, expectativas dos clientes e tendências de consumo. |
3 | 4,5 |
Estratégia e Planeamento Publicitário
Hoje vivemos rodeados de publicidade, de marcas e de produtos. Vivemos envoltos numa competição pela nossa atenção, pela nossa decisão de compra. Com isto torna-se cada vez mais premente uma abordagem focada, decidida e sobretudo eficaz. Tal só é possível com uma grande ideia, uma ideia que seja capaz de mover massas. Uma grande ideia só existe com uma estratégia bem definida bem como com um planeamento exemplar. Nesta unidade curricular são abordados, entre outros, temas como a publicidade, análise de campanhas de publicidade, audiências, o briefing - caraterísticas e função estratégica, copy strategy & anti copy strategy, estratégia de comunicação e copy analysis, estratégias de publicidade, planeamento de media, indicadores de eficácia da publicidade e métodos de orçamentação da comunicação. |
3 | 6,0 |
Gestão de Contas e Orçamentação
Atualmente, a gestão de clientes é vital para as empresas. A unidade curricular explora a dimensão do relacionamento estratégico e tático das empresas com os clientes, especialmente com key accounts, e desenvolve processos de orçamentação e técnicas de gestão, avaliação e monitorização das atividades de marketing, vendas e contribuição total. |
3 | 4,5 |
Marketing Digital
O Marketing Digital veio modificar radicalmente a forma como as pessoas e as organizações comunicam entre si, sendo absolutamente incontornável o caminho da digitalização das relações entre as empresas e os consumidores. Na unidade curricular de Marketing Digital do ISCET são abordados temas como a estratégia de comunicação digital, search engine marketing, e-mail marketing, mobile marketing e social media marketing. |
3 | 6,0 |
Opção I (Espanhol II)
A unidade curricular de Espanhol II consolida o nível de aprendizagem A-1 com vista à aquisição de competências comunicativas de grau A-2, nomeadamente através do domínio do vocabulário técnico profissional e das capacidades linguísticas próprias da área do turismo, preparando os estudantes para serem verdadeiros profissionais capazes de dar uma resposta eficaz nas suas futuras atividades turísticas e hoteleiras. |
3 | 4,5 |
Geografia do Turismo
Sendo o turismo o conjunto das atividades que envolvem a deslocação de pessoas de um lugar para outro, a relação entre o turismo e a geografia, ciência que estuda os lugares, é necessariamente decisiva para a compreensão do fenómeno turístico e para um correto aproveitamento e ocupação do espaço pela atividade turística. Na unidade curricular de Geografia do Turismo são abordados temas relacionados com a vertente física da geografia, como o clima, a geomorfologia ou a hidrografia, mas sobretudo com a sua componente humana, ligada à demografia, à urbanização ou ao desenvolvimento e ordenamento turístico. |
3 | 4.5 |
Estudos de Mercado
Os estudos de mercado constituem uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento de uma empresa. É através dos estudos de mercado que se obtém uma visão ampla e, ao mesmo tempo, específica sobre “o que fazer a seguir”, no sentido de se atingirem os objetivos desejados. Com os estudos de mercado, a empresa passa a conhecer-se melhor, fazendo uma procura de informações sobre ela própria, o que oferece, o seu público-alvo, e as necessidades de melhoria na sua estrutura, não deixando de incluir-se aqui o confronto com a concorrência. |
4 | 6,0 |
Gestão de Vendas e Negociação
Saber negociar e posicionar-se face a um comprador ou vendedor é um fator que pode, na prática, viabilizar ou impedir um negócio. Uma boa negociação vai para além da postura e forma de abordagem a praticar. É muito importante conhecer o produto, a forma de conceção do mesmo, a definição do preço, as vendas históricas e atuais bem como os objetivos futuros. Sem todas estas bases um vendedor ou comprador não dispõe de informação suficiente para a realização de um bom negócio, ou seja, de um negócio que proporcione lucro. Nesta unidade curricular são abordados, entre outros, os seguintes temas: força de vendas, gestão de produto, tendências e benchmarks, composição de preço: markup vs margem, gestão de vendas, análise de vendas (VB, VL, RH, L4L), negociação, linguagem corporal e micro expressões, iscos em negociação, estratégias e táticas negociais. |
3 | 4,5 |
Laboratório de Comunicação Gráfica e Audiovisual I
Esta unidade curricular tem como objetivos familiarizar os estudantes com o facto de os diferentes meios de comunicação terem uma natureza própria que afeta de forma diferente a publicidade, o processo de execução de uma peça de comunicação gráfica, o processo criativo em relação com o processo de planeamento e produção. Visa igualmente demonstrar que na base cada boa campanha publicitária está um conceito criativo que condiciona todo o trabalho. Conhecimento e compreensão de conceitos e técnicas essenciais; estratégias de comunicação e criação no domínio da comunicação gráfica e audiovisual; a importância dos diferentes meios e respetivas linhas de orientação em comunicação gráfica e audiovisual; o processo de criação de um projeto de comunicação gráfica/campanha publicitária, em diversos suportes em função da natureza do público-alvo e de como o avaliar. |
3 | 6,0 |
Marketing de Serviços
Cerca de 80% da atividade económica portuguesa está no setor dos serviços. As empresas carecem de abordagens técnicas de marketing adaptadas às caraterísticas específicas dos serviços, nas suas diversas dimensões. Na unidade curricular de Marketing de Serviços desenvolvem-se os conceitos fundamentais de produto, serviço, processos, comunicação, políticas de preço e de qualidade, gestão das pessoas, distribuição e evidência física dos serviços. No contexto desta unidade curricular é realizada uma simulação computacional e desenvolvidos trabalhos de aplicação. |
3 | 4,5 |
Opção II (Operações de Alojamento em Hotelaria
Na gestão e operações hoteleiras devemos estar preparados para responder às novas tendências na hotelaria, ao comportamento do consumidor, a funções emergentes e a novas realidades de distribuição online em como ao atual momento de transformação da hotelaria nacional e desafios que esta enfrenta. Na unidade curricular de Operações de Alojamento em Hotelaria são abordados temas como as especificidades da gestão hoteleira, a cadeia de valor e os principais departamentos de uma organização hoteleira, os diferentes processos, meios e recursos na hotelaria, os principais players na industria hoteleira e os segmentos de mercado que as suas marcas servem a par das novas arquiteturas e/ou molduras de gestão hoteleira. |
3 | 4,5 |
Pricing e Gestão de Receitas
Esta unidade curricular permite que os estudantes sejam capazes de determinar a eficácia das políticas de pricing e de gestão de receitas e de estimar o seu impacto na rentabilidade através da compreensão dos fatores internos e externos influenciadores do preço. Esta abordagem implica a descrição não só de estratégias de ajustamento de preço para situações diferenciadas bem como abordagens tradicionais do estabelecimento do preço e seu ajustamento a novos produtos e mix de produtos. |
3 | 4,5 |
Rotas e Itinerários Turísticos
A comunicação em turismo e a criação de conteúdos que levarão os turistas a fruir dos diversos territórios deve ser uma preocupação estratégica na elaboração de rotas e itinerários. Na unidade curricular de Rotas e Itinerários Turísticos desenvolvem-se metodologias para a elaboração destes produtos e prepara-se, ainda, o futuro técnico de turismo para conduzir o turista em qualquer meio geográfico, privilegiando-se as visitas de estudo onde os estudantes contactam com situações reais. |
3 | 6 |
Empreendedorismo
O empreendedorismo e o espírito empreendedor são hoje lugares comuns na comunicação e nas políticas de desenvolvimento social e económico. A exemplo de outras universidades de referência, o ISCET inclui esta unidade curricular com o objetivo de sensibilizar os estudantes para a construção de vias alternativas de emprego, para o qual importa reconhecer o papel do empreendedorismo, os requisitos para empreender, as condições que favorecem a criação de novos negócios e adquirir competências que permitam analisar e validar conceitos, simular projeções operacionais, económicas e financeiras, definindo estratégias de negócio com potencial de viabilidade, crescimento, sustentabilidade e rendibilidade. |
3 | 4,5 |
Gestão de Inovação e Projectos
Esta unidade curricular tem por objetivo a sensibilização dos estudantes para os processos de inovação e a importância de que estes se revestem no âmbito do marketing e da profissão de marketeer, por um lado e, por outro, proporcionar conhecimentos e técnicas de formulação, planeamento e gestão de projetos, nomeadamente no que respeita ao âmbito, tempo, custos, risco e qualidade para que hoje é reconhecida a necessidade de competências transversais, por isso cada vez mais exigidas pelas empresas. |
3 | 4,5 |
Laboratório de Comunicação Gráfica e Audiovisual II
Tendo em conta uma aplicação prática dos conteúdos programáticos, esta unidade curricular visa analisar, desmontar e ensaiar o discurso audiovisual através do reconhecimento da nomenclatura e dos conceitos relativos ao audiovisual. Pretende-se, acima de tudo, através da experiência adquirida ao longo da produção de exercícios específicos, a concretização de um exercício final de grupo no âmbito da ficção. Os estudantes serão capazes, entre outras competências, de saber capturar, compor, enquadrar e editar imagens em vídeo para uso específico bem como conhecer os princípios estruturais da imagem animada, utilizar ferramentas de criação e transformação de vídeo, som e fotografia, para além da realização de projetos, integrando de forma ponderada e informada os recursos disponíveis. |
4 | 6,0 |
Marketing Internacional
O marketing internacional tem como principal fundamento planear e conduzir as operações transnacionais com vista a criar trocas que satisfaçam os objetivos das organizações num ambiente cada vez mais globalizado e competitivo. O conteúdo programático da unidade curricular de Marketing Internacional do ISCET aborda temas como a internacionalização, a negociação internacional e a implementação de um plano de marketing internacional |
3 | 4,5 |
Opção III (Estudos de Mercado e do Consumidor)
Os estudos de mercado são uma ferramenta de grande importância para qualquer empresa que pretenda verdadeiramente desenvolver-se. É através dos estudos de mercado que se obtém uma visão ampla e, ao mesmo tempo, específica sobre “o que fazer a seguir”, no sentido de se atingirem os objetivos desejados. Com os estudos de mercado, a empresa passa a conhecer-se melhor, fazendo uma procura de informações sobre ela própria, o que oferece, o seu público-alvo e as necessidades de melhoria na sua estrutura, não deixando de incluir-se aqui o confronto com a concorrência. |
3 | 4,5 |
Tópicos Avançados de Gestão
Um profissional de marketing é mais eficaz, designadamente no seu desempenho e carreira, se for capaz de dominar e aplicar ferramentas de análise e métodos de resolução de problemas suscetíveis de melhorar os processos, as tomadas de decisão e a otimização da utilização de recursos. A presente unidade curricular desenvolve técnicas de marketing e de gestão que potenciam este tipo de resultados, nomeadamente modelos de apoio à decisão, análise de risco, árvores de decisão, método AHP, conjoint analysys e modelos previsionais. |
3 | 6,0 |
Técnicas de Alimentação e Bebidas
São objetivos e competências a adquirir: operacionalizar técnicas de gestão nas diversas fases do ciclo de F&B, aplicar princípios da qualidade e segurança alimentar no âmbito das atividades de F&B com autonomia, analisar a evolução do negócio em contextos variados e sustentáveis, analisar problemas com base em ferramentas e estratégias de gestão mais adequadas à solução e à sustentabilidade do negócio, aplicar metodologias de gestão em F&B, avaliar a implementação de ações de melhoria nas diferentes fases operacionais de F&B, criar produtos turísticos no âmbito da gastronomia (alimentos e bebidas). |
3 | 4.5 |
Estágio
A unidade curricular de Estágio, através do estabelecimento de formas de cooperação entre o ISCET e unidades empresariais ou outras organizações, visa a aplicação e revisão crítica de competências adquiridas com vista à organização e implementação da formação dos estudantes em contexto de trabalho. |
21 | |
Projeto
Unidade curricular de caráter integrador que permite a aplicação dos conhecimentos e competências adquiridos e robustecidos ao longo do ciclo de estudos concretamente num trabalho individual e original desenvolvido ao longo do semestre, o qual pode consistir num trabalho sobre uma temática própria do marketing e publicidade ou num plano de negócio que integre um plano de marketing desenvolvido. Esta unidade curricular representa assim uma oportunidade de formular um trabalho que possa vir a ter aplicabilidade prática, inclusivamente em articulação com empresas e organizações parceiras. |
7,5 | |
Seminário Interdisciplinar
A unidade curricular de Seminário Interdisciplinar tem como principal missão contribuir para aproximar os estudantes de temas, iniciativas, projetos e empresas que se desenvolvam no exterior da instituição de modo a permitir uma maior integração ao mercado de trabalho e desenvolver as temáticas de investigação em marketing e publicidade. A unidade curricular é composta por uma fase de palestras proferidas por profissionais do setor, académicos reputados, empreendedores ou técnicos em organismos públicos, os quais partilham a sua experiência com os discentes, contribuindo assim para uma reflexão que originará a realização de um artigo de perfil científico a ser preferencialmente publicado em revista da especialidade. |
2 | 1,5 |
Desenvolvimento de Destinos e Gestão de Novos Produtos Turísticos
O emergir da consciência pública e das identidades das populações locais bem como dos grupos de interesse, preocupados com os impactos negativos do turismo como tais percebidos pelas comunidades de acolhimento, conduziu a um aumento planeamento em turismo nos diferentes níveis, na convicção de que o planeamento em turismo pode ajudar a minimizar tais impactos. Por outro lado, a procura de planeamento turístico pelo setor público também foi impulsionada por parte dos seus responsáveis ao perceberem as mudanças no mercado turístico a par da necessidade das políticas governamentais responderem aos problemas de reestruturação económica nas zonas urbanas e rurais. Neste contexto, o conhecimento profundo dos processos, modelos e técnicas de planeamento em turismo, associado ao desenvolvimento do turismo sustentado, contribuirá para garantir a sustentabilidade ambiental, económica e sociocultural das gerações futuras. Esta unidade curricular trata os principais conceitos ligados ao planeamento e desenvolvimento do turismo, com destaque para o seu ordenamento e correspondentes planos e modelos de desenvolvimento. Particular importância é atribuída às boas práticas nacionais e internacionais do planeamento de destinos bem como a análise, criação e a gestão de produtos turísticos nos destinos. |
4 | 6.0 |
Património e Turismo Cultural
Ao longo da lecionação desta unidade curricular procura-se formar o estudante, quer no plano teórico, quer no domínio prático, para as questões básicas que subjazem à atividade turística. Assim, o diálogo abre-se através das noções chave como cultura (e correlativas), considerando-se que Portugal se insere num quadro maior, que é o europeu e ocidental, sem prejuízo de possuir caraterísticas próprias que lhe conferem identidade. Aborda-se, numa perspectiva crítica e diacrónica, o fenómeno turístico no mundo e em Portugal, destacando-se a sua relevância económico-social e cultural. A unidade curricular encerra-se focando o património, tanto no plano teórico-crítico, como no domínio prático. Para isso, propõem-se conceitos, vivências, observações “in loco” través dos quais os estudantes devem saber situar-se adequadamente, no tempo e no espaço, fornecendo-se para esse efeito os elementos básicos que subjazem às “leituras” individuais que cada potencial turista elaborará para si mesmo. |
3 | 4.5 |
Direito do Turismo
O Direito do Turismo é constituído pelo conjunto de normas jurídicas relativas ao turismo, como atividade económica transversal. Nesta unidade curricular são abordados, nomeadamente, temas como a organização administrativa do setor do Turismo, a tipologia dos empreendimentos turísticos e respetivo regime de instalação e funcionamento, regime de instalação e funcionamento dos estabelecimentos de bebidas e restauração, o contrato de viagem organizada, o provedor do cliente, o direito reclamacional. |
3 | 6 |
Economia do Turismo
Esta unidade curricular pretende transmitir conhecimentos práticos que, sendo explicados e justificados teoricamente, constituam verdadeiros instrumentos e ferramentas para o desenvolvimento das capacidades de análise económica do fenómeno turístico, com destaque para os respetivos impactos económicos. |
3 | 6 |
Gestão e Técnicas de Agências de Viagens
Percorre os principais aspetos associados à gestão e técnicas das agências de viagens. Analisa, estuda, aplica as práticas e regras relacionadas e desenvolvidas no âmbito da atividade turística. Conhecimento da realidade das agências de viagens, nomeadamente através do desempenho relacionado com as operações mais frequentes neste tipo de empresa. Pretende que o aluno potencie e assuma uma atitude empreendedora, adquirindo capacidade de formular projetos empresariais, como alternativa ao mercado tradicional de trabalho. |
3 | 6 |
Inglês III
Apetrechar os estudantes de vocabulário técnico na área do Turismo, compreender os conceitos chave através de textos, de elaboração e apresentação de diálogos, trabalhos, visitas de estudo e debates. Os temas abordados pretendem dotar os estudantes de conhecimentos e adquirir competências profissionais nos setores das agências de viagens, dos aeroportos, dos hotéis e dos restaurantes. |
3 | 4.5 |
Organização e Gestão de Empreendimentos Turísticos
A importância da organização e gestão de empresas no sector do turismo numa envolvente de constante mudança tem-se revelado uma variável critica de sucesso. Um profundo conhecimento dos movimentos e fluxos turísticos, a compreensão dos comportamentos do consumidor, o conhecimento dos perfis e dos distintos segmentos, bem como a informação sobre as tendências, têm permitido às organizações suportar as suas decisões de investimento. Por outro lado, uma noção profunda do funcionamento dos empreendimentos turísticos ancorado na respectiva estrutura e nos distintos subsistemas funcionais, garantem, no longo prazo, uma resposta mais efectiva aos desafios da organização e da gestão, nomeadamente, no contexto da produtividade, qualidade de serviço, preservação e sustentabilidade. Esta unidade curricular da Licenciatura em Turismo percorre os principais conceitos da gestão de empreendimentos turísticos, analisa a envolvente global da actividade turística, estudas as funções de gestão aplicadas à actividade e o processo de organização e gestão de empreendimentos turísticos |
3 | 4.5 |
Planeamento e Desenvolvimento Territorial
A viagem implica a descoberta de novos e diferentes lugares e cada lugar é consequência do cenário físico em que se desenvolveu e da cultura que o transformou. A unidade curricular de Planeamento e Desenvolvimento Territorial tem como temas essenciais a compreensão da evolução dos lugares, a identificação dos modelos de planeamento territorial e e o conhecimento dos instrumentos de planeamento e ordenamento territorial à disposição do empreendedor e dos organismos públicos. |
3 | 4.5 |
Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas ao Turismo
O domínio das tecnologias e sistemas de informação é hoje uma competência chave requerida em todos os profissionais ligados á indústria do Turismo. Seja na gestão de operações, seja no marketing ou venda de produtos turísticos, o domínio dos sistemas de informação constitui um fator crítico de sucesso na sobrevivência das empresas, determinante para a sua presença, com sucesso, num mercado altamente competitivo, em Portugal amplamente populado por empresas de pequena dimensão. A unidade curricular de Tecnologias e Sistema de Informação e Comunicação ensina os fundamentos de sistemas de informação, a forma como eles estão hoje presentes nas empresas do turismo, o peso determinante que exercem nas suas cadeias de distribuição e fornecimento. Prepara ainda os alunos na utilização das ferramentas de burótica necessárias na operação duma empresa de turismo. |
3 | 4.5 |
Turismo da Natureza
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4 | 6 |
Estágio
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21 | |
Eventos e Animação Turística
O mercado dos eventos constitui uma forte aposta como fator de desenvolvimento turístico. Na unidade curricular de Eventos e Animação Turística, os estudantes são levados a perceber este mercado, como funciona a organização, promoção, captação e supervisão dos mesmos. É proporcionada ainda a aquisição de conhecimentos sobre regras e técnicas de programas de animação turística, capacidades e perfil exigido a um animador turístico e regras de trabalho em equipa. |
3 | 6 |
Inglês IV
Saber utilizar o idioma Inglês em todos os contextos, obter um nível de proficiência operacional eficaz, participar ativamente em diálogos, saber dar informações e organizar percursos e redigir relatórios, cartas e anúncios de carácter profissional. Os temas abordados refletem as exigências profissionais relacionadas com a informação turística, a organização de itinerários, a gastronomia e o empreendedorismo. |
3 | 4.5 |
Bolsas de Estudo e Financiamento
BOLSAS DE ESTUDO
O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se a Bolsas de Estudo da DGES para Estudantes do Ensino Superior com o apoio especializado dos nossos serviços.
Poderão ainda usufruir de condições especiais de redução de propinas ao abrigo dos protocolos com as instituições a consultar aqui.
FINANCIAMENTO
Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior: Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.
Emolumentos/Propinas
Geral: 165 € (Até 15 de julho: 20% de desconto na taxa de candidatura)
Estudantes provenientes de ciclos de estudos do ISCET: 80 €
Estudantes internacionais*: 250 €
* conceito definido no regulamento do estudante internacional disponível aqui.
MATRÍCULA / INSCRIÇÃO / SEGURO
Matrícula / Inscrição: 258 €
Seguro escolar: 35 €
Taxa de inscrição por UC em atraso: 52.5 €
PROPINAS
Propina mensal: 320 € + 11.5 € x ECTS (propina unidade curricular isolada) x 11 prestações
Propina anual: pagamento anual 5% de desconto**/ pagamento semestral 2,5%**
Redução de propinas**: 5% (familiares: pais, filhos/as, irmãos, cônjuge)
Condições especiais para entidades com protocolo
**os descontos não são acumuláveis, podendo o estudante optar pela situação mais favorável; os descontos não têm aplicação retroativa.
PROPINAS ESTUDANTES INTERNACIONAIS
Propina mensal: 326 € + 11.5 € x ECTS (propina unidade curricular isolada) x 11 prestações
Propina anual: pagamento anual 5% de desconto**/ pagamento semestral 2,5%**
Redução de propinas**: 5% (familiares: pais, filhos/as, irmãos, cônjuge)
Condições especiais para entidades com protocolo
**os descontos não são acumuláveis, podendo o estudante optar pela situação mais favorável; os descontos não têm aplicação retroativa.
Locais de Estágio
AEP - Associação Empresarial de Portugal
Aestheticalconcept, Lda.
Agência de Viagens Abreu
Agência de Viagens Vigemac
Alia Hotel (Rhodes, Grécia)
AutoSueco
Bessa Hotel Boavista
BluesockHostel
Boavista Futebol Clube
Câmara Municipal da Maia
Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto
Câmara Municipal de Gondomar
Câmara Municipal de Penafiel
Câmara Municipal de Santa Maria da Feira
Câmara Municipal do Porto
Caves Cockburn’s - Symington Family Estates
CovetGroup
Crowne Plaza Porto Hotel
Decisão e Soluções
Domus Capital, S.A. Cerveja Quinas
Eurostars Hotels
Exe Hotel Porto
EXPONOR
Flores Village Hotel & Spa
Grande Hotel de Paris
Grande Hotel do Porto
Grape Ideas - Sogrape
Grupo Newcoffee
HL Hotel Paradise Island (Lanzarote, Espanha)
Hotel Axis Porto
Hotel Black Tulip
Hotel Carris Porto Ribeira
Hotel Cristal Porto
Hotel da Música
Hotel Premium Porto Downtown
Hotel Premium Porto Maia
Hotel Solverde Spa & Wellness Center
Hotel Torel Avantgarde
Hotel Vila Galé Porto Ribeira
Hotel Vincci Porto
InterContinental Palácio das Cardosas
Kaleidoscope, Lda.
MCoutinho Corporate
MEDIApromo
Mélia Braga Hotel & Spa
Mitsis Norida Beach Hotel (Kos, Grécia)
Moreirense Futebol Clube
Oporto Airport & Business Hotel
Penafiel Park Hotel & Spa
Pestana Palácio do Freixo
Pestana Porto - A Brasileira
Pine Cliffs - Luxury Collection Resort
Porto Canal
Porto Palácio Hotel Congress and Spa
Portway- Handling Portugal S.A.
Rangel Transitários
Rivoli Cinema Hostel
Samsys Consultoria e Soluções Informáticas, Lda.
Sheraton Porto Hotel & Spa
Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, S.A.
SOLTOUR - Operador Turístico
The Artist Porto Hotel & Bistro
The Yeatman Hotel
This is Entertainment - Consultoria e Produção de Eventos, Lda.
TRYP Porto Centro Hotel
Turitropical - Agência de Viagens
Una - Comunicação e Marketing, Lda.
Ycliente / creativethinkers
Ensino e Investigação
- Corpo docente altamente qualificado nas áreas do turismo, marketing e publicidade, constituído por doutorados, especialistas e convidados
- Participação de docentes e estudantes em projetos do CIIIC – Centro de investigação Interdisciplinar e Intervenção Comunitária: CHIP/ISCET - Grupo de investigação em Cultura e Património na cidade do Porto, Observatório do Turismo e Hotelaria, Observatório de Marketing e Publicidade
- Eventos: "Jornadas de Turismo e Hotelaria ,"À Descoberta de Portugal" e "Olimpíadas de Marketing e Publicidade”
- Visitas de estudo e seminários
Coordenadores: Mestre José Magano / Doutor Jorge Ricardo Pinto
Condições de acesso
- 12º ano
- + 23 anos
- Reingresso /Mudança par - Instituição/Curso
- CET/CTeSP
- Regime de disciplinas isoladas
Para iniciar o processo, através do 12º ano de escolaridade + prova de ingresso (uma de entre as seguintes disciplinas: Economia, História ou Português), o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Certificado de Habilitações (Ensino Secundário ou equivalente)
Ficha ENES (comprovativo com as notas dos exames nacionais)
Para iniciar o processo, através de Maiores de 23 (Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, artigo 40º- E, de 16 de agosto) o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Curriculum Vitae
Certificado de Habilitações
- O reingresso pressupõe que os estudantes tenham estado matriculados e inscritos no ISCET no mesmo curso ou em curso que o tenha antecedido, mas não tenham estado inscritos no ISCET, nesse curso ou em curso que o tenha antecedido, no ano letivo anterior àquele em que pretendem reingressar.
- A mudança de par instituição/curso pressupõem que os estudantes tenham:
a) estado matriculados e inscritos noutro estabelecimento e curso de ensino superior português ou num estabelecimento de ensino superior estrangeiro em curso definido como superior pela legislação do respetivo país, e não o tenham concluído.
b) realizado os exames nacionais de ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse curso, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
c) tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.
- Não é permitida a mudança de par instituição/curso técnico superior profissional, ou curso estrangeiro de nível equivalente, para ciclos de estudos de licenciatura.
- Não é permitida a mudança par instituição/curso no ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito.
Para iniciar o processo, através de Mudança par - Instituição/Curso, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Certificado de Habilitações ou Declaração de Inscrição (do anterior Estabelecimento de Ensino Superior)
Comprovativo do Modo de Ingresso (Ficha ENES; Exames Maiores de 23 Anos; outro)
Se tem o Diploma de Estudos Tecnológicos (CET) ou de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP)? Neste casos, deverá apresentar os seguintes documentos:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Certificado de Habilitações
Possibilidade de inscrição no regime de unidades curriculares singulares do plano de estudos (Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março alterado pelo Decreto-Lei nº 115/2013 de 7 de agosto). Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de Cidadão (ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte)
Prazos de candidatura
:: 1ª Fase: 1 de junho a 13 de agosto
:: 2ª Fase: 18 de agosto a 10 de setembro
:: 3ª Fase (para vagas sobrantes): 13 de setembro a 24 de setembro
:: 4ª Fase (para vagas sobrantes): 30 de setembro a 18 de outubro
Maiores de 23 anos
:: 1ª Época - 1ª Chamada: até 30 de abril. Entrevista e prova: até 17 de maio. Afixação dos resultados: até 24 de maio
:: 1ª Época - 2ª Chamada (para vagas sobrantes): até 17 de junho. Entrevista e prova: até 27 de junho. Afixação dos resultados: até 4 de julho
:: 1ª Época - 3ª Chamada (para vagas sobrantes): até 15 de julho. Entrevista e prova: até 22 de julho. Afixação dos resultados: até 29 de julho
:: 2ª Época - 1ª Chamada (para vagas sobrantes): até 6 de setembro. Entrevista e prova: até 13 de setembro. Afixação dos resultados: até 16 de setembro
Estudantes internacionais
:: 1ª Fase: 1 de fevereiro a 29 de março. Provas (quando aplicável): 15 de abril. Afixação dos resultados: até 22 de abril
:: 2ª Fase: 24 de abril a 17 de maio (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 22 de maio. Afixação dos resultados: até 27 de maio
:: 3ª Fase: 29 de maio a 17 de junho (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 20 de junho. Afixação dos resultados: até 25 de junho
:: 4ª Fase: 26 de junho a 15 de julho (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 17 de julho. Afixação dos resultados: até 19 de julho
:: 5ª Fase: 18 de julho a 2 de setembro (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 6 de setembro. Afixação dos resultados: até 13 de setembro
Candidatos a mudança de par instituição/curso
:: 1ª Fase: 1 de junho a 13 de agosto. Afixação dos resultados: até 4 de setembro
:: 2ª Fase (apenas para vagas sobrantes): até 11 de setembro. Afixação dos resultados: até 18 de setembro
:: 3ª Fase (apenas para vagas sobrantes): até 25 de setembro. Afixação dos resultados: até 30 de setembro
Candidatos titulares dos cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados
:: 1ª fase: Inscrição: até 22 de julho de 2024. Data da prova de ingresso: 22 de julho de 2024. Divulgação dos resultados: até 25 de agosto de 2024
:: 2ª fase: Inscrição: até 6 de setembro de 2024. Data da prova de ingresso: 6 de setembro de 2024. Divulgação dos resultados: até 9 de setembro de 2024
:: 3ª fase: Inscrição: até 23 de setembro de 2024. Data da prova de ingresso: 23 de setembro de 2024. Divulgação dos resultados: até 27 de setembro de 2024.