
Licenciatura em Gestão de Empresas
Licenciatura em Gestão de Empresas
A licenciatura em Gestão de Empresas é uma nova e inovadora licenciatura que proporciona aos seus estudantes uma formação que lhes permitirá, enquanto quadros superiores, interpretar situações problemáticas, tomar decisões em contextos de incerteza e risco, planear estratégias e assumir responsabilidades organizativas.
Com estágios integrados em empresas de prestígio e metodologias de aprendizagem baseadas na construção de projetos, estudo de casos e processos interativos, os profissionais habilitados com esta licenciatura dispõem de competências multidisciplinares nas áreas financeira, comercial e de gestão de operações, pessoas, bens e serviços. Dispõem ainda de uma sólida formação em empreendedorismo para o sucesso em processos de liderança, trabalho em equipa e criação de startups.
Integração a nível internacional com estadias em universidades europeias da rede Erasmus+.
Os CTeSP em Gestão e Comércio Internacional e em Gestão de Vendas e Marketing proporcionam um acesso rápido ao mercado de emprego e a possibilidade de prosseguimento de estudos na licenciatura.
Saídas profissionais e prosseguimento de estudos
- A licenciatura em Gestão de Empresas tem por objetivo formar técnicos superiores de gestão e de negócio, aptos para delinear estratégias empresariais e participar nos processos de tomada de decisão em empresas públicas ou privadas bem como para desenvolver processos de criação de novas empresas nas áreas financeira, comercial, de gestão de operações e de recursos humanos.
- Acesso às Pós-graduações em Gestão e Finanças e em Marketing e Comércio Internacional.
Competências profissionais
- Pensamento crítico, rigoroso e empreendedor;
- Capacidade de trabalho em rede;
- Capacidade para a resolução de problemas no âmbito da gestão e administração das organizações e no respeito por princípios éticos e deontológicos;
- Desempenho profissional tecnicamente sustentado nas principais áreas das ciências empresariais;
- Competências para elaborar e analisar estudos de viabilidade e de desempenho económico-financeiro bem como relatórios e mapas de demonstrações contabilístico-financeiras de empresas;
- Competências para a coordenação e organização das empresas em contexto nacional e internacional.
Plano de Estudos
Contabilidade I
Esta unidade curricular tem como principais objetivos: dotar os estudantes de conhecimentos fundamentais de contabilidade; permitir o domínio de instrumentos de análise financeira, dotar os estudantes de conhecimentos específicos sobre operações contabilísticas. Como competências destacam-se: planeamento e implementação de estratégias e planos empresariais e comunicação, capacidade empreendedora de liderança e de negociação, domínio de conceitos essenciais de gestão e análise financeira, capacidade de relacionar a gestão financeira empresarial com outras dimensões da atividade e compreensão das implicações da contabilidade na atividade de gestão. |
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Introdução à Gestão
A unidade curricular de Introdução à Gestão tem como principais objetivos; compreender cada uma das fases do ciclo da gestão que servirão como coluna para o enquadramento dos conhecimentos a adquirir nas unidades curriculares da área de gestão de empresas, desenvolver e apresentar uma análise crítica de problemas de gestão reais no âmbito do planeamento, organização, direção e controlo, desenvolver estratégias apropriadas bem como proporcionar uma visão integrada das organizações e das relações e fluxos de informação existentes entre diferentes áreas da gestão. |
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Métodos Quantitativos
São objetivos desta unidade curricular: dar a conhecer aos estudantes um conjunto de métodos quantitativos essenciais que permitam resolver um vasto conjunto de problemas de gestão, nomeadamente, de análise de questões relacionadas com a formulação de problemas, a sua resolução e interpretação dos resultados obtidos, desenvolver a capacidade de raciocínio, espírito crítico e poder de síntese, incentivando a utilização crítica e fundamentada dos conceitos e técnicas estudados na resolução de problemas concretos de gestão de empresas, utilizar instrumentos de análise quantitativa para converter informação em conhecimento adequado ao estudo de problemas das empresas. Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: familiarização com instrumentos de gestão, mediante uma introdução de matérias de análise de dados e técnicas de análise quantitativa, conhecimento dos elementos fundamentais em que esta assenta e capacidade para proceder ao seu uso na resolução de problemas práticos. |
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Microeconomia
Os conteúdos programáticos devem permitir uma compreensão dos fenómenos de natureza microeconómica, permitindo que os estudantes possam avaliar o impacto das decisões na estrutura de custos, percebendo para o efeito como se calculam as quantidades ótimas a produzir e os preços a praticar tanto em situações de competição como de não competição. Constituem assim objetivos principais: compreender princípios e instrumentos económicos básicos, aplicar esses princípios e instrumentos a problemas de natureza económica, nomeadamente a problemas de decisão económica individual e ao funcionamento de mercados, adquirir ferramentas teóricas sobre conceitos e categorias de apoio ao estudo de modelos e elaboração de projetos. |
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Sistemas de Informação para a Gestão
Esta unidade curricular introduz os conceitos essenciais de sistemas de informação, descreve as dimensões em que os SI suportam as organizações e suscita a aquisição de competências de modelização e resolução de problemas de gestão de SI em ambiente de aplicativos comuns de produtividade. São objetivos desta unidade curricular: dominar conhecimentos fundamentais inerentes à problemática dos sistemas de informação nas organizações, adquirir uma visão global dos instrumentos e ferramentas que suportam o funcionamento das organizações, consolidar competências de utilização de software de produtividade genérico, saber modelizar e propor soluções para problemas genéricos de gestão. |
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Comportamento Organizacional
Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos da unidade curricular e são conseguidos designadamente pela aquisição de competências em termos de liderança, comunicação, negociação e inovação, as quais são decisivas para o cumprimento dos objetivos de potenciar a eficácia pessoal e estimular a motivação, nomeadamente quando se trata de resolver problemas e trabalhar em equipa. São assim principais objetivos: potenciar o talento individual e organizacional, estimular a motivação das equipas de trabalho, potenciar a eficácia: pessoal, comunicação, trabalho em equipa, ética, uso das TIC, aprender métodos de pesquisa através da reflexão prática e experiência, adquirir capacidades multidisciplinares e resolver problemas no âmbito das organizações. |
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Contabilidade II
Nesta unidade curricular a teoria e técnica contabilística permitem identificar os critérios de reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação de operações correntes. A aquisição de competências no domínio dos documentos de prestação de contas conjuga-se com o estudo das demonstrações financeiras, proporcionando os fundamentos necessários sobre a posição financeira, o desempenho e as alterações na posição financeira das entidades. Neste contexto são objetivos permitir que o estudante: identifique, aplique e explique a contabilização das operações com ativos fixos tangíveis e intangíveis, propriedades de investimento, investimentos em curso, subsídios e os ativos correntes detidos para venda, proceda ao encerramento do período contabilístico, produza e interprete as demonstrações financeiras, conheça e aplique os conhecimentos relativos à movimentação das contas de capital, reservas e resultados transitados, conheça e aplique os conhecimentos relativos à constituição de sociedades e às modificações de capital. |
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Direito Comercial
Constituem objetivos desta unidade curricular a compreensão e o conhecimento da terminologia e conceitos fundamentais do direito comercial, a identificação dos atos comerciais, dos comerciantes e legislação aplicável, a compreensão e conhecimento das especificidades do direito comercial face ao direito civil e a compreensão dos aspetos fundamentais regime jurídico dos diferentes tipos societários, em especial as sociedades comerciais por quotas e as sociedades anónimas. São assim objetivos principais os seguintes: dotar os estudantes de conhecimentos e competências sobre os aspetos fundamentais do direito comercial, identificar os atos de comércio e dos comerciantes, dotar os estudantes de competências que permitam delimitar e aplicar o direito comercial, adquirir conhecimentos sobre o regime jurídico dos diferentes tipos societários, em especial as sociedades comerciais por quotas e as sociedades anónimas e adquirir capacidades analíticas e de reflexão. |
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Estatística
Os conteúdos programáticos, baseados na análise exploratória e descritiva dos dados, permitem a análise da informação patente nos dados, contribuindo para o entendimento do funcionamento das atividades próprias da gestão. Cumprem-se assim os seguintes objetivos: aprofundar conhecimentos sobre conceitos de estatística descritiva e análise exploratória de dados, proporcionar a aquisição de noções básicas de probabilidades e das suas aplicações estatísticas. |
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Macroeconomia
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de analisar, compreender e descrever os principais fenómenos macroeconómicos, identificar questões e problemas tais como o sucesso económico, o ciclo económico, o desemprego, a taxa de inflação e de juro, o crescimento e défice externo; analisar os modelos macroeconómicos bem como as implicações de política económica de cada um deles; reunir, analisar e avaliar a informação económica disponível a partir de várias fontes. Constituem principais aptidões e competências a desenvolver: concetualização de problemas associados aos processos, teorias e dados macroeconómicos, compreensão e análise do sucesso/desenvolvimento das economias, compreensão dos indicadores macroeconómicos, por forma a efetuar análises concretas, compreender a envolvente macroeconómica em que os agentes económicos interagem, nomeadamente o funcionamento dos mais relevantes mercados (mercado real, mercado monetário, mercado de trabalho). |
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Cálculo e Operações Financeiras
Esta unidade curricular visa permitir que os estudantes compreendam os diferentes modos de capitalização bem como os respetivos ganhos ou perdas, a par da perceção das técnicas utlizadas no desenvolvimento de produtos financeiros e ainda das opções gerais e especiais de amortização dos financiamentos e a sua aplicação a produtos financeiros. Por forma a conseguir-se aplicar as regras de matemática financeira com o objetivo de determinar o capital final, os juros, as taxas efetivas e nominais e os termos de uma renda são estudados e efetuados exercícios práticos sobre os conceitos de matemática financeira, sobre regimes de capitalização e de desconto e sobre rendas. São objetivos desta unidade curricular: saber aplicar as regras de matemática financeira com o objetivo de determinar o capital final, os juros, as taxas efetivas e nominais, os termos de uma renda, proporcionar a aquisição de conhecimentos relativos às operações de intermediação financeira de curto, médio e longo prazo, desenvolver a capacidade de compreensão e resolução de problemas inerentes a situações reais onde seja necessário a utilização da matemática financeira. |
4 | 6 |
Contabilidade de Gestão
São desenvolvidos nesta unidade curricular os conceitos fundamentais da contabilidade de gestão bem como os temas mais específicos, nomeadamente, o conhecimento dos sistemas de custeio, a perceção da repartição dos gastos indiretos e os regimes de produção. Por conseguinte são estudadas, entre outras, as metodologias do ABC e dos custos padrões, são efetuados e analisados orçamentos de exploração a par de exercícios práticos de aplicação. Objetivos desta unidade curricular: conhecer os sistemas de custeio, saber explicar e entender a repartição dos gastos indiretos e os regimes de produção, entender o custeio baseado em atividades e nos custos padrões, saber planear e fazer orçamentos. |
3 | 5 |
Empreendedorismo
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular desdobram-se em noções acerca daquelas que são as bases do empreendedorismo: criatividade, gestão de riscos, organização do plano de negócios e a resposta inovadora aos desafios do mercado. Em tudo isto está inerente a conciliação pragmática entre as capacidades de liderança, a perceção das oportunidades e os riscos e sentido de inovação. Com esta unidade curricular os estudantes serão capazes de: reconhecer os métodos, técnicas e instrumentos de gestão de modo a permitir, pela aquisição de competências específicas, uma atuação eficaz e adequada a um contexto empresarial e organizacional em permanente mudança, descrever o processo empreendedor, identificar os instrumentos práticos e teóricos de empreendedorismo nas suas diversas vertentes bem como as competências do empreendedor para o posicionamento competitivo da empresa ou organização, analisar o contexto e os riscos inerentes à criação de empresa, estruturar, desenvolver e conhecer as etapas de um plano de negócio. |
3 | 4.5 |
Gestão das Operações
Esta unidade curricular visa preparar o estudante para intervir, através de decisões estratégicas e táticas, no âmbito da gestão de operações em contexto de empresa procurando sempre atingir vantagens competitivas, consciente da complexidade das consequências das decisões tomadas. São objetivos: proporcionar competências tendentes a efetuar intervenções ao nível da gestão das operações visando definir, alcançar e reforçar uma vantagem competitiva, adquirir capacidades para realizar intervenções que impliquem decisões estratégicas e táticas no âmbito da gestão das operações. |
4 | 6 |
Informática de Gestão
Incindindo particularmente sobre o uso da folha de cálculo, os modelos de cálculo e validação de dados, o conceito UDF e a linguagem VBA, esta unidade curricular visa permitir o domínio dos mecanismos das tecnologias de informação e comunicação no âmbito da gestão das organizações. São, portanto, objetivos: proporcionar a aquisição de competências no domínio dos mecanismos das tecnologias de informação e comunicação no âmbito da gestão das organizações, favorecer o desenvolvimento da autonomia no uso de soluções informáticas em contexto empresarial. |
3 | 4 |
Marketing
A fim de contribuir para o conhecimento e compreensão dos conceitos básicos relacionados com o marketing nas suas vertentes estratégica e tática, não deixando de descrever a evolução que o conceito e a disciplina sofreram nas últimas décadas, esta unidade curricular oferece uma visão atualizada dos programas de marketing inseridos num contexto dinâmico e global sendo, por isso, estudados os conteúdos relativos ao papel do marketing num dado contexto dinâmico com particular relevo do mercado de consumidores através do estudo e desenvolvimento de produtos e serviços e a gestão de canais de marketing e comunicação. Os conceitos são apresentados de acordo com o fluxo lógico implícito no processo de planeamento estratégico de mercado de uma organização sendo que a sua aplicação prática é efetuada através da elaboração do plano de marketing. São objetivos desta unidade curricular: conhecer e compreender os conceitos básicos relacionados com o marketing nas suas vertentes estratégica e tática, descrever a evolução que o conceito e a disciplina de marketing sofreram nas últimas décadas, adquirir uma visão atualizada dos programas de marketing inseridos num contexto dinâmico e global, perceber a importância do mercado de consumidores. |
3 | 4.5 |
Análise de Investimentos
Esta unidade curricular permitirá aos estudantes apreender todos os passos necessários para a construção de um projeto de investimento, para além poderem avaliar financeiramente um projeto e o risco e sensibilidade do mesmo. Serão neste contexto abordados conceitos fundamentais tais como: projetos de investimento, avaliação financeira, cash-flow, valor residual, “payback period”, análises de sensibilidade e risco, etc. |
4 | 6 |
Análise Económica e Financeira
Com o objetivo de interpretar os resultados dos indicadores de forma individual e integrada são estudados e efetuados exercícios práticos sobre métodos e técnicas de análise financeira. Por forma a elaborar um relatório sobre a situação económico-financeira das organizações e distinguir os diferentes tipos de decisões financeiras presentes numa empresa, são estudados e efetuados exercícios práticos sobre rácios, análise de equilíbrio financeiro, de rendibilidade e de risco bem como de estrutura de capital das empresas. Com o objetivo de compreender a relação entre a política de financiamento da empresa e as preocupações de equilíbrio financeiro são apresentadas as diferentes teorias e realizados exercícios práticos sobre o equilíbrio de tesouraria e a gestão de ativo e passivo. |
4 | 6 |
Direito do Trabalho
Nesta unidade curricular são abordados temas como o contrato individual de trabalho e a sua distinção de outros contratos, os seus elementos, os sujeitos deste contrato e as principais formas de cessação do mesmo. Constituem principais competências e objetivos os seguintes: conhecer a terminologia, conceitos e institutos jurídicos fundamentais do direito laboral, conhecer as tipologias de contratos de trabalhos e respetivos regimes jurídicos, adquirir conhecimento sobre os direitos e deveres dos sujeitos da relação jurídico-laboral, conhecer as formas de cessação do contrato de trabalho e respetivos regimes jurídicos, ser capaz de interpretar e operacionalizar conceitos, compreensão da subsunção de situações práticas nos diferentes institutos jurídicos laborais, ser capaz de celebrar contratos de trabalho e outros atos jurídicos. |
4 | 6 |
Estudos de Mercado
Os estudos de mercado constituem uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento de uma empresa. É através destes que se obtém uma visão ampla e, ao mesmo tempo, específica sobre “o que fazer a seguir”, no sentido de se atingirem os objetivos desejados. Com os estudos de mercado a empresa passa a conhecer-se melhor, fazendo uma procura de informações sobre ela própria, o que oferece, o seu público-alvo e as necessidades de melhoria na sua estrutura, não deixando de incluir-se aqui o confronto com a concorrência. A partir do conhecimento das dimensões, dos processos e das tipologias dos estudos de mercado pretende-se que o estudante compreenda a natureza do ambiente empresarial bem como as formas mais adequadas de implementação desses estudos, isto é, a coerência encontra-se na aquisição de competências que permitam o exercício responsável do esboço e desenvolvimento de projetos empresariais. Constituem principais objetivos: conhecer e compreender como a pesquisa de mercado reduz o risco das empresas nas suas tomadas de decisão, aplicar as das técnicas aprendidas na qualidade de utilizadores de estudos de mercado num ambiente empresarial, perceber como se implementam estudos de mercado. |
3 | 4 |
Gestão da Qualidade
Os conteúdos desta unidade curricular proporcionam os conhecimentos fundamentais no domínio da qualidade, designadamente em termos de normativos, instrumentos e tipologias que permitem o desempenho de funções de gestão no respeito pelos princípios da qualidade e da sua aplicação no contexto dos negócios e das organizações. São objetivos: proporcionar a aquisição de conhecimentos e técnicas essenciais de qualidade e sua aplicação no contexto dos negócios das organizações, fornecer conhecimentos sobre as principais estratégias aplicadas à qualidade que poderão ser adotadas para o desenvolvimento de um negócio. |
3 | 4 |
Planeamento e Controlo de Gestão
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular revestem-se de grande importância para que se perceba a adequação à realidade empresarial do modelo CVR culminando com a análise de sensibilidade e simulação de cenários de resultados. A aquisição de competências no domínio do controlo de gestão com a sua aplicabilidade ao nível da atividade industrial, do cálculo e análise dos desvios constituem objetivos de aprendizagem articulados e coerentes com os conteúdos programáticos. Outros objetivos: proporcionar a aquisição de competências que permitam adequar a metodologia a adotar na conceção e implementação de sistemas de controlo, apreender os fundamentos da noção de controlo de gestão, identificar os centros de responsabilidade existentes de uma organização e a importância das funções do controlador de gestão. |
3 | 4 |
Gestão de Recursos Humanos
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular, incidindo em aspetos teóricos e práticos como a liderança, as tomadas de decisão, a planificação e as estratégias, processos e técnicas de compensação e retribuição, permitem que o estudante desenvolva competências próprias em termos de liderança e da sua inserção em equipas no âmbito das empresas, conforme explicitado nos objetivos. Constituem principais objetivos: adquirir referenciais, conhecimentos e competências que facilitem a compreensão dos fenómenos psicossociais inerentes à gestão dos recursos humanos em organizações, desenvolver competências de liderança de equipas no contexto de ações suscetíveis de introduzir ganhos organizacionais. |
4 | 6 |
Gestão Estratégica
Os conteúdos programáticos que abordam problemáticas sobre estratégias, planeamento, importância do meio envolvente e modelos de negócio permitem ao estudante ficar a conhecer os principais conceitos e procedimentos no âmbito da gestão estratégica. Como objetivos destacam-se os seguintes: reforçar a capacidade de formular, implementar e alterar estratégias empresariais bem como aplicar conhecimentos e competências em situações reais, designadamente com recurso a case studies. |
4 | 6 |
Inglês de Negócios
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular pretendem dotar o estudante de ferramentas, conhecimentos e conceitos próprios da comunicação no contexto da gestão internacional, permitindo a aquisição de vocabulário específico a ser usado na área da gestão. São objetivos: desenvolver as principais capacidades linguísticas na área da gestão, proporcionar instrumentos que favoreçam a comunicação em contexto de trabalho e de relação com o exterior. |
3 | 4 |
Investigação Operacional
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular permitem dotar o estudante de conhecimentos diversos acerca da programação, da resolução de problemas e da otimização e análise de sensibilidade, os quais são fundamentais para o desenvolvimento da capacidade de utilização de diferentes algoritmos pela adequada utilização desses conhecimentos científicos de suporte na prossecução de estratégias de gestão das organizações. São principais objetivos: proporcionar a aquisição de métodos tendentes à otimização dos recursos de uma organização; favorecer o desenvolvimento da capacidade de utilização de diferentes algoritmos pela adequada utilização dos conhecimentos científicos de suporte às estratégias de gestão das organizações. |
3 | 4 |
Mercado e Produtos Financeiros
Os conteúdos programáticos sobre funções, segmentação e internacionalização, tipos e rendibilidade de fundos de investimento, risco e diversificação e modelos de equilíbrio no mercado financeiro permitem a aquisição de uma visão integrada do mercado financeiro e respetiva segmentação bem como a análise de rendibilidade e risco dos produtos financeiros. Como objetivos destacam-se os seguintes: proporcionar o conhecimento de conceitos fundamentais no domínio da problemática do mercado e produtos financeiros, desenvolver competências nos domínios da avaliação de investimentos e instrumentos financeiros e das respetivas tomadas de decisão no âmbito de um desenvolvimento sustentado das empresas e outras organizações. |
4 | 6 |
Organizações Económicas Internacionais
O conhecimento do funcionamento e dos objetivos das mais importantes organizações internacionais permitirá aos estudantes gerir adequadamente a informação e identificar ameaças e oportunidades. Neste contexto são objetivos desta unidade curricular: favorecer a aquisição de conhecimentos sobre metodologia de pesquisa e gestão da informação e conhecimento: triagem, seleção e organização eficaz de dados, evidenciando o significado da informação e partilhando conhecimentos, identificar e avaliar ameaças e oportunidades inerentes ao comércio internacional, competências de gestão transcultural, incluindo competências linguísticas de comunicação em ambientes de comércio internacional. |
3 | 4 |
Estágio* ou Projeto*
* Opções: escolher uma destas unidades curriculares. |
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Fiscalidade
Para o objetivo de conhecer os princípios do sistema fiscal português é estudada nesta unidade curricular a estrutura atual, evolução recente e perspetivas futuras do próprio sistema. Com o objetivo de os estudantes entenderem a estrutura conceptual e normativa aplicada é estudada a natureza, pressupostos e implicações dos impostos no IVA, IRC, IMI, IMT e IS. A fim de os estudantes entenderem os princípios básicos da fiscalidade nas suas diversas vertentes são estudadas a sua estrutura e a sua interligação conceptual. O apuramento de impostos é estudado na sua conexão com a base tributável e a matéria coletável dos mesmos. |
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Gestão Financeira
A fim de que os estudantes fiquem a conhecer as diferentes formas de financiamento nas empresas são apresentadas as principais fontes de financiamento de curto prazo e de médio e longo prazo. Com vista à interpretação e cálculo dos diferentes níveis de endividamento e perceção do seu impacto na estrutura de capital, no custo do capital e no valor das empresas são apresentadas as diferentes teorias de estrutura de capitais e efetuados exercícios demonstrativos sobre essas teorias. Com a finalidade de proporcionar o conhecimento e a capacidade para calcular o valor das empresas segundo os modelos de avaliação com base no mercado e no rendimento são estudados os modelos dos dividendos, do price earnings ratio e do modelo dos cash flows. |
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Bolsas de Estudo e Financiamento
BOLSAS DE ESTUDO
O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se a Bolsas de Estudo da DGES para Estudantes do Ensino Superior com o apoio especializado dos nossos serviços.
FINANCIAMENTO
Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior: Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.
Emolumentos/Propinas
Geral: 165 € (até 15 de julho beneficia de 20% desconto)
Estudantes internacionais*: 250 €
Estudantes provenientes de ciclos de estudos do ISCET: 80 €
* conceito definido no regulamento do estudante internacional disponível aqui.
MATRÍCULA / INSCRIÇÃO / SEGURO
Matrícula / Inscrição: 250 €
Seguro escolar: 30 €
Taxa de inscrição por UC em atraso: 50 €
PROPINAS GERAL (2022/2023)
Propina mensal: 305 € x 11 prestações
Propina anual: 3355 € (pagamento anual 5% desconto**/pagamento semestral 2,5% desconto**)
Unidades curriculares isoladas: 11 € x nº ECTS
Redução de propinas**: 5% (familiares: pais, filhos/as, irmãos, cônjuge)
Condições especiais para entidades com protocolo
**os descontos não são acumuláveis, podendo o estudante optar pela situação mais favorável; os descontos não têm aplicação retroativa.
PROPINAS ESTUDANTES INTERNACIONAIS (2023/2024)
Propina mensal: 315 € x 11 prestações (pagamento de 3 prestações no ato da matrícula)
Propina anual: 3465 € (pagamento anual 5% desconto**/pagamento semestral 2,5% desconto**)
Parceiros Institucionais
Academia das Emoções - Soluções Criativas e de Desempenho, Lda
Adriano Gomes Pinhal – Despachante Oficial, Lda
AEP – Associação Empresarial de Portugal
ANJE – Associação Nacional Jovens Empresários
Araújo Maia & Sousa Dias, Lda
AutoSueco, Lda
BSK Medical, Lda
Conde & Mota, Lda
Global Dança – Academia de Dança, Lda
Grupo Salvador Caetano
Idioteque Unipessoal, Lda
Masteridea, Unipessoal Lda
Olicargo SGM Logistics Group
Pinto&Cruz Gestão Unipessoal, Lda
Poster Digital – Impressão Digital de Cartazes, Lda
Quinta & Vineyard Botlers
Rangel Invest
Samsys – Consultoria e Soluções Informáticas
Tirgal - Forwarding de Portugal, Lda
Ensino e investigação
- Corpo docente altamente qualificado nas áreas da gestão de empresas e afins constituído por doutorados, especialistas e convidados
- Participação de docentes e estudantes em projetos de investigação: CIIIC–Centro de Investigação Interdisciplinar e Intervenção Comunitária, Observatório de Gestão e Administração de Empresas
- Participação em atividades de extensão científica e intervenção na comunidade: ciclos de palestras, seminários com especialistas convidados e visitas de estudo
Coordenador: Doutor Luis Almeida
Publicação em Diário da República, 2ª série: Aviso n.º 16207/2019, de 10/10, alterado pelo Aviso n.º 14773/2022, de 26/07.
Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos, em 31-07-2019 (NCE/18/0000118), acreditado por 6 anos.
Área CNAEF: 345 - Gestão e Administração
Condições de acesso
- 12º ano
- + 23 anos
- Reingresso /Mudança par - Instituição/Curso
- CET/CTeSP
- Regime de disciplinas isoladas
Para iniciar o processo, através do 12º ano de escolaridade + prova de ingresso (uma de entre as seguintes disciplinas: Economia, Português ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais), o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações (Ensino Secundário ou equivalente)

Ficha ENES (comprovativo com as notas dos exames nacionais)
Para iniciar o processo, através de Maiores de 23 (Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, artigo 40º- E, de 16 de agosto) o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Curriculum Vitae

Certificado de Habilitações
- O reingresso pressupõe que os estudantes tenham estado matriculados e inscritos no ISCET no mesmo curso ou em curso que o tenha antecedido, mas não tenham estado inscritos no ISCET, nesse curso ou em curso que o tenha antecedido, no ano letivo anterior àquele em que pretendem reingressar.
- A mudança de par instituição/curso pressupõem que os estudantes tenham:
a) estado matriculados e inscritos noutro estabelecimento e curso de ensino superior português ou num estabelecimento de ensino superior estrangeiro em curso definido como superior pela legislação do respetivo país, e não o tenham concluído.
b) realizado os exames nacionais de ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse curso, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
c) tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.
- Não é permitida a mudança de par instituição/curso técnico superior profissional, ou curso estrangeiro de nível equivalente, para ciclos de estudos de licenciatura.
- Não é permitida a mudança par instituição/curso no ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito.
Para iniciar o processo, através de Mudança par - Instituição/Curso, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações ou Declaração de Inscrição (do anterior Estabelecimento de Ensino Superior)

Comprovativo do Modo de Ingresso (Ficha ENES; Exames Maiores de 23 Anos; outro)
Áreas CNAEF dos CTeSP para ingresso: 345 - Gestão e Administração; outra área mediante apreciação casuística da adequação do currículo do curso de técnico superior profissional ao ingresso no ciclo de estudos em causa.
Áreas dos CET para ingresso: 345 - Gestão e Administração; outra área mediante apreciação casuística da adequação do currículo do curso de especialização tecnológica ao ingresso no ciclo de estudos em causa.
Se tem o Diploma de Estudos Tecnológicos (CET) ou de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP)? Neste casos, deverá apresentar os seguintes documentos:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações
Possibilidade de inscrição no regime de unidades curriculares singulares do plano de estudos (Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março alterado pelo Decreto-Lei nº 115/2013 de 7 de agosto). Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de Cidadão (ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte)
Prazos de candidatura
:: 1ª Fase: 1 de junho a 13 de agosto.
:: 2ª Fase: 18 de agosto a 10 de setembro
:: 3ª Fase (para vagas sobrantes): 13 de setembro a 24 de setembro
:: 4ª Fase (para vagas sobrantes): 30 de setembro a 18 de outubro
:: Matrículas e inscrições: 18 de agosto a 11 de setembro
Maiores de 23 anos
:: 1ª Época - 1ª Chamada:até 15 de maio. Entrevista e prova: até 9 de junho. Afixação dos resultados: até 15 de junho
:: 1ª Época - 2ª Chamada (para vagas sobrantes): até 16 de junho. Entrevista e prova: até 27 de junho. Afixação dos resultados: até 4 de julho
:: 1ª Época - 3ª Chamada (para vagas sobrantes): até 14 de julho. Entrevista e prova: até 21 de julho. Afixação dos resultados: até 28 de julho
:: 2ª Época - 1ª Chamada (para vagas sobrantes): até 5 de setembro. Entrevista e prova: até 12 de setembro. Afixação dos resultados: até 15 de setembro
Estudantes internacionais
:: 1ª Fase: 1 de fevereiro a 31 de março. Provas (quando aplicável): 14 de abril. Afixação dos resultados: até 20 de abril
:: 2ª Fase: 24 de abril a 17 de maio (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 22 de maio. Afixação dos resultados: até 26 de maio
:: 3ª Fase: 29 de maio a 16 de junho (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 20 de junho. Afixação dos resultados: até 23 de junho
:: 4ª Fase: 26 de junho a 7 de julho (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 12 de julho. Afixação dos resultados: até 17 de julho
:: 5ª Fase: 18 de julho a 1 de setembro (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 8 de setembro. Afixação dos resultados: até 13 de setembro
Candidatos a mudança de par instituição/curso
:: 1ª Fase: 1 de junho a 13 de agosto. Afixação dos resultados: até 4 de setembro
:: 2ª Fase (apenas para vagas sobrantes): até 11 de setembro. Afixação dos resultados: até 18 de setembro
:: 3ª Fase (apenas para vagas sobrantes): até 25 de setembro. Afixação dos resultados: até 29 de setembro
Prazos de candidatura
:: 1ª Fase: 1 de junho a 13 de agosto.
:: 2ª Fase: 18 de agosto a 10 de setembro
:: 3ª Fase (para vagas sobrantes): 13 de setembro a 24 de setembro
:: 4ª Fase (para vagas sobrantes): 30 de setembro a 18 de outubro
:: Matrículas e inscrições: 18 de agosto a 11 de setembro
Maiores de 23 anos
:: 1ª Época - 1ª Chamada:até 15 de maio. Entrevista e prova: até 9 de junho. Afixação dos resultados: até 15 de junho
:: 1ª Época - 2ª Chamada (para vagas sobrantes): até 16 de junho. Entrevista e prova: até 27 de junho. Afixação dos resultados: até 4 de julho
:: 1ª Época - 3ª Chamada (para vagas sobrantes): até 14 de julho. Entrevista e prova: até 21 de julho. Afixação dos resultados: até 28 de julho
:: 2ª Época - 1ª Chamada (para vagas sobrantes): até 5 de setembro. Entrevista e prova: até 12 de setembro. Afixação dos resultados: até 15 de setembro
Estudantes internacionais
:: 1ª Fase: 1 de fevereiro a 31 de março. Provas (quando aplicável): 14 de abril. Afixação dos resultados: até 20 de abril
:: 2ª Fase: 24 de abril a 17 de maio (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 22 de maio. Afixação dos resultados: até 26 de maio
:: 3ª Fase: 29 de maio a 16 de junho (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 20 de junho. Afixação dos resultados: até 23 de junho
:: 4ª Fase: 26 de junho a 7 de julho (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 12 de julho. Afixação dos resultados: até 17 de julho
:: 5ª Fase: 18 de julho a 1 de setembro (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 8 de setembro. Afixação dos resultados: até 13 de setembro
Candidatos a mudança de par instituição/curso
:: 1ª Fase: 1 de junho a 13 de agosto. Afixação dos resultados: até 4 de setembro
:: 2ª Fase (apenas para vagas sobrantes): até 11 de setembro. Afixação dos resultados: até 18 de setembro
:: 3ª Fase (apenas para vagas sobrantes): até 25 de setembro. Afixação dos resultados: até 29 de setembro