Dupla Licenciatura em Comércio Internacional + Gestão de Empresas
Dupla Licenciatura em Comércio Internacional e Gestão de Empresas
Em quatro anos poderás garantir duas licenciaturas, tornando-te um profissional mais completo, capaz de responder aos exigentes e diversificados desafios que a sociedade e a economia dos nossos dias proporcionam, ampliando assim as tuas perspetivas de trabalho.
- As licenciaturas em Comércio Internacional e em Gestão de Empresas estão acreditadas pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), agência nacional que garante os parâmetros de qualidade do ensino superior em Portugal.
- Integração a nível internacional com estadias em universidades europeias da rede Erasmus+.
Saídas Profissionais
- Gestor de departamentos comerciais em empresas
- Consultor e gestor de atividades logísticas e transitárias
- Acesso à profissão de Despachante Oficial
- Consultor e gestor de instituições públicas e privadas, de natureza associativa e empresarial no âmbito do comércio internacional
- Acesso à categoria de técnicos superiores de gestão e de negócios, aptos para delinear estratégias empresariais e participar nos processos de tomada de decisão em empresas públicas ou privadas bem como para desenvolver projetos inovadores e processos de criação de novas empresas nas áreas financeira, do comércio internacional, de gestão de operações e de recursos humanos
- Acesso às Pós-graduações em Marketing e Comércio Internacional e em Gestão e Finanças
Competências profissionais
- Capacidade para identificar problemas e apresentar soluções no âmbito das tomadas de decisão, gestão de projetos e desenvolvimento de políticas estratégicas e operacionais nas fileiras do comércio internacional e da gestão de empresas;
- Aptidão de análise, planeamento, avaliação e implementação de iniciativas empreendedoras nas áreas do comércio internacional e da gestão de empresas;
- Participação em atividades de pesquisa e de intervenção com impacto real na economia e na comunidade;
- Uso eficaz das tecnologias de informação e comunicação;
- Capacidade para formulação de planos de negócio e criação do próprio emprego;
- Experiência profissional de base proporcionada pelos estágios curriculares desenvolvidos por protocolos com empresas e outras organizações de grande prestígio nos respetivos setores;
Plano de Estudos
Contabilidade
A Contabilidade procura expressar de uma forma sintética e normalizada todos os factos patrimoniais que ocorrem nas empresas durante um exercício económico. Na unidade curricular de Contabilidade Geral são abordados temas como a análise de factos patrimoniais, o ciclo contabilístico e os registos contabilísticos assim como a produção de demonstrações financeiras que expressem a imagem verdadeira e apropriada de cada entidade |
3 | 6,0 |
Inglês Técnico I
No mundo globalizado em que vivemos, a língua inglesa tem adquirido, pelo seu estatuto de língua franca, um papel de relevo no complexo mundo plurilingue e pluricultural dos negócios. Assim, as unidades curriculares de Inglês Técnico I e II têm como objetivo fornecer aos estudantes ferramentas linguísticas (inglês comercial falado e escrito) e culturais (regras de etiqueta em diferentes culturas) que lhes permitam desenvolver competências e alcançar sucesso no seu futuro desempenho profissional. |
2 | 3,0 |
Introdução ao Direito
Esta unidade curricular tem por objetivo proporcionar aos estudantes a aquisição de conhecimentos teórico-conceptuais de base jurídica. São, entre outras, estudadas as seguintes matérias: teoria geral da norma jurídica, teoria geral da relação jurídica, sujeitos da relação jurídica e pessoas coletivas. |
3 | 6,0 |
Marketing Internacional
O marketing internacional tem como principal fundamento planear e conduzir as operações transnacionais para criar trocas que satisfaçam os objetivos das organizações num ambiente cada vez mais globalizado e competitivo. O conteúdo programático da unidade curricular de Marketing Internacional do ISCET aborda temas como a internacionalização, a negociação internacional e a implementação de um plano de marketing internacional. |
3 | 5,0 |
Métodos Quantitativos
A unidade curricular de Métodos Quantitativos permite o desenvolvimento por parte dos estudantes de capacidades de raciocínio, espírito crítico e poder de síntese, incentivando a utilização crítica e fundamentada dos conceitos e técnicas estudados na resolução de problemas concretos de gestão. Familiariza os estudantes com instrumentos de gestão, mediante uma introdução de matérias de análise de dados e técnicas de análise quantitativa, conhecendo os elementos fundamentais em que esta assenta e sendo capazes de proceder ao seu uso na resolução de problemas práticos, potenciando-os de uma capacidade mais robusta de análise e tratamento de informação. |
3 | 5,0 |
Opção (Sistemas de Informação para a Gestão)
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3 | 5,0 |
Direito da União Europeia
Tem por objetivo dotar os estudantes de conhecimentos de base sobre a União Europeia, com ênfase na vertente jurídico-institucional e facilitadores do exercício de funções profissionais num ambiente de integração europeia. São, entre outras, estudadas as seguintes matérias: a estrutura jurídica da União Europeia, a arquitetura institucional da União Europeia e a ordem jurídica da União. |
3 | 6,0 |
Economia
A economia é uma ciência que estuda o comportamento dos diversos agentes económicos e a sua envolvente. Abrange uma vertente macro e uma vertente micro nas quais a ênfase é colocada no comportamento dos países e nos agentes económicos individuais. Na unidade curricular de Economia são abordados temas de macroeconomia como agregados económicos, taxas de desemprego e inflação assim como a balança de pagamentos. São também abordados temas de microeconomia nomeadamente a teoria do consumidor, a produção e os custos. |
3 | 6,0 |
Inglês Técnico II
Esta unidade curricular prossegue os objetivos e conteúdos de Inglês Técnico I. No mundo globalizado em que vivemos, a língua inglesa tem adquirido, pelo seu estatuto de língua franca, um papel de relevo no complexo mundo plurilingue e pluricultural dos negócios. Assim, as unidades curriculares de Inglês Técnico I e II têm como objetivo fornecer aos estudantes ferramentas linguísticas (inglês comercial falado e escrito) e culturais (regras de etiqueta em diferentes culturas) que lhes permitam desenvolver competências e alcançar sucesso no seu futuro desempenho profissional. |
2 | 3,0 |
Introdução à Gestão
A compreensão do ambiente de negócios e o esforço para manter os diferentes subsistemas num ambiente de cooperação é atualmente um dos grandes desafios dos gestores. A necessidade de responder às constantes mudanças exige uma elevada capacidade de adaptação, obrigando a organização a desenhar a configuração mais adequada da sua estrutura, processos e relações, de forma a garantir a manutenção da sua vantagem competitiva. A unidade curricular de Introdução à Gestão está centrada na atividade e perfil do gestor de empresas, dando ao mesmo tempo destaque às funções de gestão e à avaliação de investimentos empresariais com o objetivo de suportar a tomada de decisão. |
3 | 6,0 |
Política Comercial Externa
A política externa da EU, que se foi gradualmente desenvolvendo ao longo dos anos, permite à UE falar e agir a uma só voz na cena internacional. Ao tomarem medidas conjuntas, os 28 países da UE têm uma influência muito maior do que a que teriam se cada um aplicasse as suas próprias políticas. No decurso do tempo vêm sendo negociados Acordos de Livre Comércio cujo objetivo é o desenvolvimento e o crescimento económico da UE. |
3 | 6,0 |
Propriedade Industrial e Concorrência
Na unidade curricular de Propriedade Industrial e Concorrência são abordados os regimes jurídicos das criações industriais e dos sinais distintivos do comércio bem como a problemática da concorrência desleal e as práticas restritivas da concorrência.. |
2 | 3,0 |
Contabilidade II
Nesta unidade curricular a teoria e técnica contabilística permitem identificar os critérios de reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação de operações correntes. A aquisição de competências no domínio dos documentos de prestação de contas conjuga-se com o estudo das demonstrações financeiras, proporcionando os fundamentos necessários sobre a posição financeira, o desempenho e as alterações na posição financeira das entidades. Neste contexto são objetivos permitir que o estudante: identifique, aplique e explique a contabilização das operações com ativos fixos tangíveis e intangíveis, propriedades de investimento, investimentos em curso, subsídios e os ativos correntes detidos para venda, proceda ao encerramento do período contabilístico, produza e interprete as demonstrações financeiras, conheça e aplique os conhecimentos relativos à movimentação das contas de capital, reservas e resultados transitados, conheça e aplique os conhecimentos relativos à constituição de sociedades e às modificações de capital. |
4 | 6,0 |
Contratação Internacional
Favorecer a aquisição de conhecimentos sobre a contratação no plano internacional sobre as principais figuras contratuais que se desenvolvem no quadro das relações comerciais internacionais, por referência às convenções que as sustentam bem como apresentar aos estudantes as ferramentas disponíveis para a resolução de litígios no plano comunitário e internacional constituem objetivos fundamentais desta unidade curricular. São abordados temas como os aspetos gerais da contratação internacional, as normas comunitárias e internacionais sobre contratos e o contrato de compra e venda internacional, a resolução de litígios e as normas comunitárias relativas à competência judiciária e à arbitragem internacional |
3 | 6,0 |
Fiscalidade Internacional
Entendimento global dos princípios e regras que regem o Direito Fiscal e o sistema Tributário português. Aquisição de conhecimentos e competências teórico-práticas sobre a fiscalidade e tributação. Familiarização com a legislação fiscal portuguesa e com os seus métodos sistemáticos. Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes Pensamento crítico e capacidade analítica: capacidade de interpretação e operacionalização de conceitos jurídicos; construção de soluções para conflitos; diagnóstico de problemas e análise de contextos de atuação jurídica. Competências de comunicação escrita e oral. Resolução de problemas e tomada de decisão: capacidade de criar, identificar e avaliar opções e de implementar e rever decisões |
3 | 6,0 |
Meios de Pagamento Internacionais
Proporcionar aos alunos um primeiro contacto com os meios de pagamento mais utilizados no comércio internacional |
3 | 6,0 |
Organização e Arquitectura do Transporte
A organização do transporte nas suas múltiplas vertentes, desde a recolha dos bens na origem até à sua entrega no destino final, é da maior importância no comércio internacional. Fazem parte dos conteúdos lecionados os processos de armazenagem, o acondicionamento e o manuseamento bem como o conhecimento elementar dos diversos modos de transporte. O objetivo é habilitar os estudantes para selecionar os transportes em função de cada situação específica. Os estudantes deverão estar preparados para sustentar a decisão, ponderando fatores como o tempo, a segurança, a disponibilidade e o custo. É também fundamental dar a conhecer os intervenientes no processo: transitários/operadores logísticos, transportadores, despachantes oficiais, alfândegas, seguradoras, entidades inspetoras e bancos, destacando a forma como se relacionam. |
3 | 6,0 |
Teoria das Relações Internacionais
Esta unidade curricular tem como objetivo proporcionar aos estudantes conhecimentos de base sobre os principais conceitos e teorias das relações internacionais, familiarizando-os com as correntes de pensamento desta área do conhecimento. São, entre outras, estudadas as seguintes matérias: aspetos histórico-políticos das relações internacionais, conceitos, teorias e evolução dos grandes debates teóricos. |
3 | 6,0 |
Direito dos Transportes
O comércio internacional tem tido um desenvolvimento exponencial com um especial contributo das cadeias logísticas onde se incluem os transportes. É por isso fundamental, nesta unidade curricular, conhecer os direitos e obrigações de cada um dos intervenientes para uma otimização do comércio mundial. São abordados os temas relacionados com a legislação, contratos dos vários modos de transporte, com especial enfoque nos direitos e obrigações das partes. |
3 | 6,0 |
Direito, Economia e Ética
A unidade curricular de Direito, Economia e Ética visa proporcionar aos estudantes uma compreensão e reflexão crítica sobre as relações entre o jurídico, o económico e o ético, ao nível da organização social e política e do funcionamento da economia-empresas. Para além da compreensão dessas relações, é também objetivo favorecer a aquisição dos princípios éticos que devem regular o exercício das atividades empresariais profissionais. Procura-se assim favorecer a aquisição dos princípios ético-deontológicas que devem regular o exercício das atividades profissionais empresariais, nomeadamente ao nível da responsabilidade social da empresa e da sustentabilidade. |
3 | 6,0 |
Gestão Financeira
A Gestão Financeira é uma área das ciências económicas que estuda os fatores determinantes na tomada de decisão empresarial. É uma disciplina multifacetada e fundamental na compreensão do comportamento dos agentes económicos. Na unidade curricular de Gestão Financeira são abordados temas como a tomada de decisão dos gestores, a avaliação de empresas e os diagnósticos económico-financeiros, assim como as decisões de distribuição de dividendos. |
3 | 6,0 |
Políticas Económicas Europeias
Esta unidade curricular tem por objetivo permitir a aquisição de conhecimentos sobre as principais políticas económicas europeias. São, entre outras, estudadas as seguintes matérias: as políticas de base do mercado interno, a política orçamental e monetária e política de coesão, económica, social e territorial da União Europeia. |
3 | 6,0 |
Transporte e Logística Internacional
Com esta unidade curricular visa-se adquirir conhecimentos sobre o papel do transporte na cadeia logística, focando-se o papel do mesmo como vetor de ligação entre as partes envolvidas no comércio local e internacional, num contexto em que a cadeia de abastecimento é cada vez mais global mas que, ao mesmo tempo, se pretende rápida e ágil. Visa-se ainda analisar o impacto das diferentes soluções de transporte, na cadeia logística específica de cada empresa. |
3 | 6,0 |
Direito Comercial
Constituem objetivos desta unidade curricular a compreensão e o conhecimento da terminologia e conceitos fundamentais do direito comercial, a identificação dos atos comerciais, dos comerciantes e legislação aplicável, a compreensão e conhecimento das especificidades do direito comercial face ao direito civil e a compreensão dos aspetos fundamentais regime jurídico dos diferentes tipos societários, em especial as sociedades comerciais por quotas e as sociedades anónimas. São assim objetivos principais os seguintes: dotar os estudantes de conhecimentos e competências sobre os aspetos fundamentais do direito comercial, identificar os atos de comércio e dos comerciantes, dotar os estudantes de competências que permitam delimitar e aplicar o direito comercial, adquirir conhecimentos sobre o regime jurídico dos diferentes tipos societários, em especial as sociedades comerciais por quotas e as sociedades anónimas e adquirir capacidades analíticas e de reflexão. |
3 | 6,0 |
Direito dos Seguros
Os seguros surgem como garantia nas trocas comerciais e são essenciais para que o comércio internacional se possa desenvolver de forma sustentável, gerando confiança nos players comerciais internacionais. A unidade curricular de Direito dos Seguros está fortemente vocacionada para a análise dos seguros de danos, designadamente dos seguros de responsabilidade civil dos vários intervenientes no comércio internacional e dos seguros de mercadorias, não descurando o regime nacional e os regimes internacionais aplicáveis. |
3 | 6,0 |
Distribuição Internacional
Esta unidade curricular visa proporcionar uma visão integrada da logística e da distribuição que permita compreender a importância estratégica das mesmas no bom funcionamento da cadeia de abastecimento e desempenho das empresas, a aquisição de conhecimentos específicos sobre as diversas componentes da função logística e sobre o seu planeamento e gestão equilibrada, o conhecimento e a compreensão dos conceitos e técnicas fundamentais do comércio internacional, nas suas múltiplas vertentes (económica, gestão, aduaneira, jurídica, política, logística), as diferentes abordagens e teorias das relações internacionais a compreensão das relações comerciais internacionais no contexto política internacional, o conhecimento das principais organizações económicas, os procedimentos aduaneiros vigentes na União Europeia relativos às declarações aduaneiras que se reportam às mercadorias importadas no território aduaneiro da União, o transporte no contexto da cadeia logística e de distribuição, o conhecimento dos instrumentos jurídicos, incluindo as convenções internacionais e mecanismos de seguros, relevantes para os transportes e deslocação de mercadorias. |
3 | 6,0 |
Gestão Estratégica Internacional
Esta unidade curricular tem por objetivos: reforçar a capacidade de formular, implementar e alterar estratégias empresariais, relacionar e aplicar conhecimentos e competências adquiridas a situações "reais" de natureza estratégica, integrar os conceitos e as técnicas de análise de gestão e de marketing, proporcionando uma abordagem baseada em case studies, levando o estudante a aplicar conhecimentos e competências adquiridas para analisar e resolver situações de caráter estratégico, desenvolver o modelo Canvas aplicando-o em casos práticos, reconhecer todas as especificidades de desenvolvimento de negócio em contextos internacionais. Aptidões e competências a desenvolver: capacidade de implementação do processo de formulação e de controlo estratégico, utilização do modelo Canvas no desenvolvimento de negocio, reconhecimento dos fatores que definem o desenvolvimento de negócios em contextos internacionais, utilização de ferramentas comuns ao processo de desenvolvimento de estratégias nas empresas. |
3 | 6,0 |
Organizações Económicas Internacionais
Esta unidade curricular tem por objetivo fornecer conhecimentos sobre as principais organizações económicas internacionais, familiarizando os estudantes com as suas competências e áreas de atuação no plano económico internacional. São, entre outras, estudadas as seguintes matérias: aspetos da teoria geral das organizações internacionais, organizações económicas de carácter global e organizações económicas de cooperação e/ ou integração regional. |
3 | 6,0 |
Regimes e Procedimentos Aduaneiros
A unidade curricular de Regimes e Procedimentos Aduaneiros privilegia o estudo das componentes teórico-práticas necessárias para a execução das medidas de política comercial plasmadas nos diplomas legais que instituíram a Pauta Aduaneira Comum, as quais estão consubstanciadas no Código Aduaneiro da União. |
3 | 6,0 |
Estágio
Tem por objetivo proporcionar aos estudantes a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação a situações práticas em ambiente real das organizações/empresas. Permite a confrontação da aprendizagem académica com critérios de ordem pragmática empresarial e a integração de conhecimentos e competência. Inclui a realização de um relatório das atividades desenvolvidas em contexto laboral. |
20,0 | |
Projeto
Tem por objetivo a realização de um trabalho final de licenciatura onde sejam aplicados conhecimentos técnico-científicos adquiridos pelo estudante na área formativa do curso. O trabalho deverá ser desenvolvido ao longo do semestre pelo estudante sob supervisão de um docente orientador e também apresentado oralmente perante um júri de perfil empresarial. |
8,5 | |
Seminário sobre Comércio Internacional e Empreendedorismo
Esta unidade curricular tem como principal missão contribuir para aproximar os estudantes de temas, iniciativas, projetos e empresas que se desenvolvam no exterior da instituição de modo a permitir uma maior integração ao mercado de trabalho e desenvolver as temáticas de investigação em comércio internacional. A unidade curricular é composta por uma fase de palestras proferidas por profissionais do setor, académicos reputados, empreendedores ou técnicos em organismos públicos, os quais partilham a sua experiência com os discentes, contribuindo assim para uma reflexão que originará a realização de um artigo de perfil científico a ser preferencialmente publicado em revista da especialidade. |
1,5 | |
Estatística
Os conteúdos programáticos, baseados na análise exploratória e descritiva dos dados, permitem a análise da informação patente nos dados, contribuindo para o entendimento do funcionamento das atividades próprias da gestão. Cumprem-se assim os seguintes objetivos: aprofundar conhecimentos sobre conceitos de estatística descritiva e análise exploratória de dados, proporcionar a aquisição de noções básicas de probabilidades e das suas aplicações estatísticas. |
4 | 6,0 |
Contabilidade de Gestão
São desenvolvidos nesta unidade curricular os conceitos fundamentais da contabilidade de gestão bem como os temas mais específicos, nomeadamente, o conhecimento dos sistemas de custeio, a perceção da repartição dos gastos indiretos e os regimes de produção. Por conseguinte são estudadas, entre outras, as metodologias do ABC e dos custos padrões, são efetuados e analisados orçamentos de exploração a par de exercícios práticos de aplicação. Objetivos desta unidade curricular: conhecer os sistemas de custeio, saber explicar e entender a repartição dos gastos indiretos e os regimes de produção, entender o custeio baseado em atividades e nos custos padrões, saber planear e fazer orçamentos. |
3 | 5 | |
Gestão de Recursos Humanos
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4 | 6,0 | |
Investigação Operacional
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular permitem dotar o estudante de conhecimentos diversos acerca da programação, da resolução de problemas e da otimização e análise de sensibilidade, os quais são fundamentais para o desenvolvimento da capacidade de utilização de diferentes algoritmos pela adequada utilização desses conhecimentos científicos de suporte na prossecução de estratégias de gestão das organizações. São principais objetivos: proporcionar a aquisição de métodos tendentes à otimização dos recursos de uma organização; favorecer o desenvolvimento da capacidade de utilização de diferentes algoritmos pela adequada utilização dos conhecimentos científicos de suporte às estratégias de gestão das organizações. |
3 | 4,0 | |
Métodos Quantitativos
São objetivos desta unidade curricular: dar a conhecer aos estudantes um conjunto de métodos quantitativos essenciais que permitam resolver um vasto conjunto de problemas de gestão, nomeadamente, de análise de questões relacionadas com a formulação de problemas, a sua resolução e interpretação dos resultados obtidos, desenvolver a capacidade de raciocínio, espírito crítico e poder de síntese, incentivando a utilização crítica e fundamentada dos conceitos e técnicas estudados na resolução de problemas concretos de gestão de empresas, utilizar instrumentos de análise quantitativa para converter informação em conhecimento adequado ao estudo de problemas das empresas. Aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes: familiarização com instrumentos de gestão, mediante uma introdução de matérias de análise de dados e técnicas de análise quantitativa, conhecimento dos elementos fundamentais em que esta assenta e capacidade para proceder ao seu uso na resolução de problemas práticos. |
4 | 6,0 | |
Informática de Gestão
Incindindo particularmente sobre o uso da folha de cálculo, os modelos de cálculo e validação de dados, o conceito UDF e a linguagem VBA, esta unidade curricular visa permitir o domínio dos mecanismos das tecnologias de informação e comunicação no âmbito da gestão das organizações. São, portanto, objetivos: proporcionar a aquisição de competências no domínio dos mecanismos das tecnologias de informação e comunicação no âmbito da gestão das organizações, favorecer o desenvolvimento da autonomia no uso de soluções informáticas em contexto empresarial. |
3 | 4 |
Macroeconomia
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de analisar, compreender e descrever os principais fenómenos macroeconómicos, identificar questões e problemas tais como o sucesso económico, o ciclo económico, o desemprego, a taxa de inflação e de juro, o crescimento e défice externo; analisar os modelos macroeconómicos bem como as implicações de política económica de cada um deles; reunir, analisar e avaliar a informação económica disponível a partir de várias fontes. Constituem principais aptidões e competências a desenvolver: concetualização de problemas associados aos processos, teorias e dados macroeconómicos, compreensão e análise do sucesso/desenvolvimento das economias, compreensão dos indicadores macroeconómicos, por forma a efetuar análises concretas, compreender a envolvente macroeconómica em que os agentes económicos interagem, nomeadamente o funcionamento dos mais relevantes mercados (mercado real, mercado monetário, mercado de trabalho). |
4 | 6,0 |
Direito do Trabalho
Nesta unidade curricular são abordados temas como o contrato individual de trabalho e a sua distinção de outros contratos, os seus elementos, os sujeitos deste contrato e as principais formas de cessação do mesmo. Constituem principais competências e objetivos os seguintes: conhecer a terminologia, conceitos e institutos jurídicos fundamentais do direito laboral, conhecer as tipologias de contratos de trabalhos e respetivos regimes jurídicos, adquirir conhecimento sobre os direitos e deveres dos sujeitos da relação jurídico-laboral, conhecer as formas de cessação do contrato de trabalho e respetivos regimes jurídicos, ser capaz de interpretar e operacionalizar conceitos, compreensão da subsunção de situações práticas nos diferentes institutos jurídicos laborais, ser capaz de celebrar contratos de trabalho e outros atos jurídicos. |
4 | 6 |
Planeamento e Controlo de Gestão
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular revestem-se de grande importância para que se perceba a adequação à realidade empresarial do modelo CVR culminando com a análise de sensibilidade e simulação de cenários de resultados. A aquisição de competências no domínio do controlo de gestão com a sua aplicabilidade ao nível da atividade industrial, do cálculo e análise dos desvios constituem objetivos de aprendizagem articulados e coerentes com os conteúdos programáticos. Outros objetivos: proporcionar a aquisição de competências que permitam adequar a metodologia a adotar na conceção e implementação de sistemas de controlo, apreender os fundamentos da noção de controlo de gestão, identificar os centros de responsabilidade existentes de uma organização e a importância das funções do controlador de gestão. |
3 | 4 |
Análise de Investimentos
Esta unidade curricular permitirá aos estudantes apreender todos os passos necessários para a construção de um projeto de investimento, para além poderem avaliar financeiramente um projeto e o risco e sensibilidade do mesmo. Serão neste contexto abordados conceitos fundamentais tais como: projetos de investimento, avaliação financeira, cash-flow, valor residual, “payback period”, análises de sensibilidade e risco, etc. |
4 | 6 |
Estudos de Mercado
Os estudos de mercado constituem uma ferramenta de grande importância para o desenvolvimento de uma empresa. É através destes que se obtém uma visão ampla e, ao mesmo tempo, específica sobre “o que fazer a seguir”, no sentido de se atingirem os objetivos desejados. Com os estudos de mercado a empresa passa a conhecer-se melhor, fazendo uma procura de informações sobre ela própria, o que oferece, o seu público-alvo e as necessidades de melhoria na sua estrutura, não deixando de incluir-se aqui o confronto com a concorrência. A partir do conhecimento das dimensões, dos processos e das tipologias dos estudos de mercado pretende-se que o estudante compreenda a natureza do ambiente empresarial bem como as formas mais adequadas de implementação desses estudos, isto é, a coerência encontra-se na aquisição de competências que permitam o exercício responsável do esboço e desenvolvimento de projetos empresariais. Constituem principais objetivos: conhecer e compreender como a pesquisa de mercado reduz o risco das empresas nas suas tomadas de decisão, aplicar as das técnicas aprendidas na qualidade de utilizadores de estudos de mercado num ambiente empresarial, perceber como se implementam estudos de mercado. |
3 | 4 |
Gestão da Qualidade
Os conteúdos desta unidade curricular proporcionam os conhecimentos fundamentais no domínio da qualidade, designadamente em termos de normativos, instrumentos e tipologias que permitem o desempenho de funções de gestão no respeito pelos princípios da qualidade e da sua aplicação no contexto dos negócios e das organizações. São objetivos: proporcionar a aquisição de conhecimentos e técnicas essenciais de qualidade e sua aplicação no contexto dos negócios das organizações, fornecer conhecimentos sobre as principais estratégias aplicadas à qualidade que poderão ser adotadas para o desenvolvimento de um negócio. |
3 | 4 |
Bolsas de Estudo e Financiamento
BOLSAS DE ESTUDO
O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se a Bolsas de Estudo da DGES para Estudantes do Ensino Superior com o apoio especializado dos nossos serviços
Poderão ainda usufruir de condições especiais de redução de propinas ao abrigo dos protocolos com as instituições a consultar aqui.
FINANCIAMENTO
Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior: Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.
Emolumentos/Propinas
Geral: 165 € (Até 15 de julho: 20% de desconto na taxa de candidatura)
Estudantes provenientes de ciclos de estudos do ISCET: 80 €
Estudantes internacionais*: 250 €
* conceito definido no regulamento do estudante internacional disponível aqui.
MATRÍCULA / INSCRIÇÃO / SEGURO
Matrícula / Inscrição: 258 €
Seguro escolar: 35 €
Taxa de inscrição por UC em atraso: 52.5 €
PROPINAS
Propina mensal: 320 € + 11.5 € x ECTS (propina unidade curricular isolada) x 11 prestações
Propina anual: pagamento anual 5% de desconto**/ pagamento semestral 2,5%**
Redução de propinas**: 5% (familiares: pais, filhos/as, irmãos, cônjuge)
Condições especiais para entidades com protocolo
**os descontos não são acumuláveis, podendo o estudante optar pela situação mais favorável; os descontos não têm aplicação retroativa.
PROPINAS ESTUDANTES INTERNACIONAIS
Propina mensal: 326 € + 11.5 € x ECTS (propina unidade curricular isolada) x 11 prestações
Propina anual: pagamento anual 5% de desconto**/ pagamento semestral 2,5%**
Redução de propinas**: 5% (familiares: pais, filhos/as, irmãos, cônjuge)
Condições especiais para entidades com protocolo
**os descontos não são acumuláveis, podendo o estudante optar pela situação mais favorável; os descontos não têm aplicação retroativa.
Locais de Estágio
AEP - Associação Empresarial de Portugal
Agility Transitários, Lda.
AGP - Adriano Gomes Pinhal, Lda.
Air Sea Lopes Transitários, Lda.
AngoTransmad Transitários, Lda.
Garland Transport Solutions, Lda.
Market Access - Experts in International Business
M Logistic's - Conde & Mota, Lda.
Nessel - Agentes Aduaneiros, Lda.
Rangel Transitários, S.A.
Rui Ribeiro - Despachante Oficial
Tirgal - Transitários de Portugal, Lda.
WLP Transitários, Lda.
Condições de acesso
- 12º ano
- + 23 anos
- Reingresso /Mudança par - Instituição/Curso
- CET/CTeSP
- Regime de disciplinas isoladas
Para iniciar o processo, através do 12º ano de escolaridade + prova de ingresso (uma de entre as seguintes disciplinas: Economia ou Português ou Geografia), o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Certificado de Habilitações (Ensino Secundário ou equivalente)
Ficha ENES (comprovativo com as notas dos exames nacionais)
Para iniciar o processo, através de Maiores de 23 (Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, artigo 40º- E, de 16 de agosto) o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Curriculum Vitae
Certificado de Habilitações
- O reingresso pressupõe que os estudantes tenham estado matriculados e inscritos no ISCET no mesmo curso ou em curso que o tenha antecedido, mas não tenham estado inscritos no ISCET, nesse curso ou em curso que o tenha antecedido, no ano letivo anterior àquele em que pretendem reingressar.
- A mudança de par instituição/curso pressupõem que os estudantes tenham:
a) estado matriculados e inscritos noutro estabelecimento e curso de ensino superior português ou num estabelecimento de ensino superior estrangeiro em curso definido como superior pela legislação do respetivo país, e não o tenham concluído.
b) realizado os exames nacionais de ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse curso, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
c) tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.
- Não é permitida a mudança de par instituição/curso técnico superior profissional, ou curso estrangeiro de nível equivalente, para ciclos de estudos de licenciatura.
- Não é permitida a mudança par instituição/curso no ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito.
Para iniciar o processo, através de Mudança par - Instituição/Curso, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Certificado de Habilitações ou Declaração de Inscrição (do anterior Estabelecimento de Ensino Superior)
Comprovativo do Modo de Ingresso (Ficha ENES; Exames Maiores de 23 Anos; outro)
Se tem o Diploma de Estudos Tecnológicos (CET) ou de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP)? Neste casos, deverá apresentar os seguintes documentos:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Certificado de Habilitações
Possibilidade de inscrição no regime de unidades curriculares singulares do plano de estudos (Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março alterado pelo Decreto-Lei nº 115/2013 de 7 de agosto). Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de Cidadão (ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte)
Prazos de candidatura
:: 1ª Fase: 1 de junho a 13 de agosto
:: 2ª Fase: 18 de agosto a 10 de setembro
:: 3ª Fase (para vagas sobrantes): 13 de setembro a 24 de setembro
:: 4ª Fase (para vagas sobrantes): 30 de setembro a 18 de outubro
Maiores de 23 anos
:: 1ª Época - 1ª Chamada: até 30 de abril. Entrevista e prova: até 17 de maio. Afixação dos resultados: até 24 de maio
:: 1ª Época - 2ª Chamada (para vagas sobrantes): até 17 de junho. Entrevista e prova: até 27 de junho. Afixação dos resultados: até 4 de julho
:: 1ª Época - 3ª Chamada (para vagas sobrantes): até 15 de julho. Entrevista e prova: até 22 de julho. Afixação dos resultados: até 29 de julho
:: 2ª Época - 1ª Chamada (para vagas sobrantes): até 6 de setembro. Entrevista e prova: até 13 de setembro. Afixação dos resultados: até 16 de setembro
Estudantes internacionais
:: 1ª Fase: 1 de fevereiro a 29 de março. Provas (quando aplicável): 15 de abril. Afixação dos resultados: até 22 de abril
:: 2ª Fase: 24 de abril a 17 de maio (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 22 de maio. Afixação dos resultados: até 27 de maio
:: 3ª Fase: 29 de maio a 17 de junho (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 20 de junho. Afixação dos resultados: até 25 de junho
:: 4ª Fase: 26 de junho a 15 de julho (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 17 de julho. Afixação dos resultados: até 19 de julho
:: 5ª Fase: 18 de julho a 2 de setembro (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 6 de setembro. Afixação dos resultados: até 13 de setembro
Candidatos a mudança de par instituição/curso
:: 1ª Fase: 1 de junho a 13 de agosto. Afixação dos resultados: até 4 de setembro
:: 2ª Fase (apenas para vagas sobrantes): até 11 de setembro. Afixação dos resultados: até 18 de setembro
:: 3ª Fase (apenas para vagas sobrantes): até 25 de setembro. Afixação dos resultados: até 30 de setembro
Candidatos titulares dos cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados
:: 1ª fase: Inscrição: até 22 de julho de 2024. Data da prova de ingresso: 22 de julho de 2024. Divulgação dos resultados: até 25 de agosto de 2024
:: 2ª fase: Inscrição: até 6 de setembro de 2024. Data da prova de ingresso: 6 de setembro de 2024. Divulgação dos resultados: até 9 de setembro de 2024
:: 3ª fase: Inscrição: até 23 de setembro de 2024. Data da prova de ingresso: 23 de setembro de 2024. Divulgação dos resultados: até 27 de setembro de 2024.