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CTeSP em Assessoria e Comunicação Organizacional
As empresas necessitam atualmente de técnicos qualificados capazes de otimizar a relação com o público e promover a imagem das instituições.
O CTeSP em Assessoria e Comunicação Organizacional oferece-te a formação de que precisas!
Quando te decides por um CTeSP, adquires:
Aprovação em provas de avaliação da capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos;
Para iniciar o processo, através de Maiores de 23 (Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, artigo 40º- E, de 16 de agosto) o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Curriculum Vitae
Certificado de Habilitações
Curso de ensino secundário ou habilitação equivalente nas seguintes áreas relevantes para ingresso: Economia ou Matemática ou Gestão
Os candidatos que não tenham disciplinas nestas áreas, poderão efetuar uma prova de ingresso numa delas no ISCET.
Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Certificado de Habilitações
Titulares de diploma de especialização tecnológica;
Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Certificado de Habilitações
Titulares de grau de ensino superior;
Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:
Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)
Certificado de Habilitações
Este curso procura responder à necessidade crescente de preparação de técnicos qualificados com um perfil profissional que contribua para o adequado apoio em assessoria e comunicação, interagindo com responsáveis de organizações e públicos de contextos diversificados, conforme se trata de comunicação interna ou externa. Numa altura em que nomeadamente as empresas portuguesas enfrentam os desafios da concorrência internacional e a necessidade da sua consolidação e projeção nos mercados nacionais e da exportação, é decisivo que as mesmas disponham de colaboradores aptos para, no conhecimento destas realidades, tirarem o devido partido das modernas técnicas e estratégias de comunicação. A comunicação empresarial otimiza nomeadamente o clima organizacional, melhora a imagem das instituições, evita a emergência e difusão de ruídos e aprofunda o sentimento de pertença dos colaboradores.
Coornenador: Dr. Martim Roquette Durão
Número de registo na DGES - 6/2018
Publicação em Diário da República: Despacho n.º 5481/2018 (2.ª série) de 04-06-2018
Área CNAEF: 345 - Gestão e administração
Introdução à Gestão
Com esta unidade curricular os estudantes obterão os conhecimentos necessários sobre relações interpessoais e de gestão de grupos bem como sobre análise financeira e contabilística. São objetivos e competências a adquirir: compreender a atividade do gestor, o âmbito e a organização da gestão empresarial, adquirir noções básicas de gestão, dominar as principais técnicas e instrumentos de avaliação de investimentos com o fim de dar suporte à tomada de decisão, implementar ferramentas de gestão, incluindo a análise financeira e contabilística. |
4 | 7 |
Introdução ao Direito
Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes a aquisição de conceitos fundamentais do Direito. São objetivos da unidade curricular: adquirir conhecimentos fundamentais acerca da assessoria na área jurídica, empresarial e protocolar, favorecer o conhecimento geral do ordenamento jurídico português e dos diferentes ramos do Direito, com ênfase no direito privado e permitir a aquisição de conhecimentos técnico-jurídicos. |
4 | 7 |
Português e Técnicas de Comunicação
Esta unidade curricular visa otimizar as competências comunicacionais linguísticas para a produção autónoma de textos orais e escritos no âmbito das comunicações formais utilizando técnicas linguísticas com vista a um progressivo aperfeiçoamento da expressão oral/escrita. No final desta unidade curricular os estudantes serão capazes de: identificar, conceber e monitorizar técnicas de comunicação e de negociação empresarial, monitorizar planos de comunicação com as técnicas mais adequadas tendo em conta o canal de comunicação e o público, formular uma estratégia de comunicação organizacional, posicionar e ajustar a estratégia de comunicação a cada organização e/ou conjuntura e/ou setor e/ou região bem como produzir textos de diferentes tipologias. |
4 | 6 |
Técnicas de Negociação Internacional e Vendas
Esta unidade curricular proporciona a aquisição de conhecimentos fundamentais e especializados da gestão da comunicação, das práticas e das técnicas de comunicação plurilingue bem como de técnicas de vendas e de negociação. São objetivos fundamentais: identificar os diferentes tipos de negociação e de negociadores, caraterizar as principais estratégias e táticas de negociação, preparar e conduzir uma negociação, preparar e gerir uma equipa com funções comerciais, aplicar técnicas de negociação tendo em conta os diferentes fatores culturais que influenciam um processo negocial em contexto inter e multicultural. |
4.5 | 4 |
Tecnologias de Informação e Comunicação
Esta unidade curricular tem como objetivos: compreender as tecnologias de informação e comunicação como meio fundamental para um melhor desempenho profissional, dominar as ferramentas de burótica mais aplicáveis na produção de documentos empresariais, utilizar os motores de busca de forma a tirar melhor partido dos mesmos, dominar os instrumentos que permitem criar e manter uma presença na internet de forma a que se maximize o potencial de pesquisa nos motores de busca e, finalmente, conhecer e utilizar as redes sociais de índole profissional em prol de uma gestão mais efetiva dos canais digitais para partilha de relações e conhecimento. |
4 | 6 |
Contabilidade Geral Aplicada
São objetivos desta unidade curricular: dotar os estudantes de conhecimentos no âmbito da contabilidade financeira, nomeadamente na realização de lançamentos contabilísticos, elaborar as principais demonstrações financeiras, conhecer o conteúdo das diversas contas do Sistema de Normalização contabilística bem como dos princípios contabilísticos. |
4 | 6 |
Espanhol Técnico I
Nesta unidade curricular os estudantes obterão conhecimentos fundamentais para a prática de apoio e/ou assessoria administrativa bem como para as práticas e as técnicas de comunicação plurilingue. São objetivos desta unidade curricular: consolidar o nível de aprendizagem A-1 e A-2, adquirir competências comunicativas, utilizar vocabulário sobre rentabilidade, organizar pensamentos, analisar e efetuar avaliações críticas, identificar orçamentos, definir e generalizar termos, desenvolver capacidades linguísticas próprias da área deste CTeSP. |
3.5 | 5 |
Inglês Técnico I
Esta unidade curricular visa proporcionar os elementos necessários que permitam a adequada utilização da língua inglesa como veículo privilegiado de comunicação na área empresarial, em particular no domínio da assessoria. São objetivos: favorecer a aquisição de terminologia específica e a consolidação de estruturas gramaticais básicas e intermédias da língua inglesa. |
4 | 6 |
Marketing e Gestão Empresarial
Esta unidade curricular permitirá que os estudantes adquiram conhecimentos fundamentais de gestão da comunicação, do marketing estratégico bem como conhecimentos especializados em técnicas de comunicação, de vendas e de negociação para a elaboração de planos estratégicos de comunicação. São objetivos principais: compreender a componente operacional da gestão de marketing, entender o modelo e as variáveis do marketingmix, articular e integrar as dimensões estratégica e operacional do marketing, conceber planos, através de métodos e de técnicas de pesquisa de mercado e de negociação, identificar e monitorizar planos de comunicação com as técnicas mais adequadas, tendo em conta o canal de comunicação e o público, formular uma estratégia de comunicação organizacional. |
4 | 6 |
Protocolo e Organização de Eventos
Esta unidade curricular tem como principais objetivos e competências a adquirir: aplicar as regras de cortesia e etiqueta para promover a imagem e o eficiente atendimento empresarial, dar a conhecer e praticar os referenciais sociais que enformam a valorização das relações pessoais e profissionais, analisar o mercado atual de eventos e a sua presumível evolução, identificar as fases de organização de eventos, identificar os recursos, meios e equipamentos necessários à organização dos eventos, identificar e aplicar técnicas de promoção e divulgação dos eventos. |
2 | 3 |
Psicossociologia das Organizações
Esta unidade curricular visa contribuir para a aquisição de competências na área do comportamento organizacional, salientar a importância do indivíduo e dos grupos na dinâmica social e organizacional: transmitir conceitos operatórios para a análise do comportamento organizacional, estimular a compreensão dos processos organizacionais, sublinhar a importância do protagonismo dos atores e agentes sociais para o desenho de estratégias e para a sua contribuição decisiva com vista à flexibilização das fronteiras organizacionais. |
4.5 | 4 |
Arquivo e Documentação
São objetivos e competências a adquirir: dotar os estudantes de conhecimentos importantes para a organização e arquivo da documentação inerente à atividade profissional, contribuir para a aquisição de competências técnicas com vista à ordenação, classificação, seleção e consulta de documentos, adquirir competências para gerir a informação de forma sistémica e organizada, efetuar uma abordagem e um tratamento integrados dos arquivos desde a criação até ao destino final dos documentos, qualquer que seja o seu suporte, utilizar sistemas de gestão eletrónica de documentos. |
3 | 6 |
Direito da Empresa e Legislação Laboral
São objetivos e competências a adquirir: interpretar a legislação laboral em particular o Código do Trabalho e legislação avulsa, adquirir conhecimentos sobre o contrato de trabalho, formação, conteúdo e respetiva cessação, interpretar o Código Comercial, o Código das Sociedades Comerciais, o Código do Registo Comercial, entre outros diplomas, adquirir conhecimentos sobre os atos de comércio, em especial sobre as sociedades comerciais, sobre negócios jurídicos relativos ao estabelecimento comercial e a contratos de distribuição comercial, aplicar os normativos legais numa perspetiva eminentemente prática. |
4 | 6 |
Elementos de Finanças Empresariais
Constituem objetivos e competências desta unidade curricular: analisar e relacionar os conceitos fundamentais inerentes à fiscalidade, analisar, interpretar e relacionar os conceitos e regras do IVA e do IRC, conhecer, analisar, e interpretar a aplicação de benefícios fiscais, conhecer e analisar os conceitos ligados ao regime geral das infrações tributárias, compreender o regime de preços de transferência, identificar, descrever e interpretar as principais massas patrimoniais, elaborar, descrever e interpretar as diferentes demonstrações financeiras, elaborar o diagnóstico económico-financeiro de uma empresa, proporcionar conhecimentos sobre a atividade bancária. |
2 | 3 |
Espanhol Técnico II
São objetivos e competências a adquirir com esta unidade curricular: promover a eficácia nas intervenções dos atores sociais, nomeadamente através da mobilização e expressão do autoconhecimento e da autogestão; promover igualmente a gestão do tempo e a sensibilidade para o relacionamento com a diversidade cultural; ter capacidade de comunicação oral e escrita; ouvir, negociar e influenciar os outros; desenvolver capacidades linguísticas que permitam a consciencialização da importância da cultura no ambiente de trabalho e particularmente nas áreas profissionais correspondentes ao CTeSP. |
3.5 | 5 |
Inglês Técnico II
Objetivos e competências a adquirir: compreender a importância e o papel da língua inglesa no âmbito da diversidade cultural do mundo contemporâneo, prosseguir o desenvolvimento das competências linguísticas já adquiridas com vista a um melhor desempenho profissional com impacto no contexto empresarial em que cada venha a desempenhar as suas funções. |
4.5 | 4 |
Gestão Administrativa de Recursos Humanos
Constituem objetivos e competências desta unidade curricular: conhecer os fundamentos e processos de gestão de recursos humanos, posicionar a função recursos humanos na organização, dominar as áreas de intervenção próprias de um profissional de recursos humanos, aplicar as ferramentas de gestão de recursos humanos. |
3 | 6 |
Estágio
A unidade curricular de Estágio tem como principais objetivos e competências a adquirir: aplicar competências específicas adquiridas no decurso da formação académica e prática, aprofundar competências de expressão oral e escrita, utilizar em situação as tecnologias da informação e da comunicação, desenvolver a capacidade de trabalho em equipa e autónomo, desenvolver a comunicação interpessoal, aprofundar e utilizar contextualizada e pragmaticamente o sentido crítico na apreciação das atividades produtivas e de relação interpessoal em contexto de trabalho. |
750 | 30 |
Action Portugal Marketing Telefónico e Redes Vendas S.A.
Adriano Gomes Pinhal, Lda
AEP- Associação Empresarial de Portugal
ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários
Auto Sueco, Lda
D.K.T. – Representações, Lda
Douro Azul – Sociedade Marítimo Turística S.A.
Fábrica de Tintas 2000, S.A.
Hotel Holiday Inn Porto Gaia
Makeforever- Investimentos Imobiliários, S.A.
NESSEL, Agentes Aduaneiros, Lda
Pinto & Cruz Gestão, Unipessoal, Lda
Poster Digital, Lda
Quinta and Vineyard Bottlers Vinhos, S.A.
Rangel Invest
SAMSYS – Consultoria e Soluções Informáticas, Lda
Tirgal Transitários de Portugal, Lda
WLP Transitários, Lda
FINANCIAMENTO
Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.
BOLSAS DE ESTUDO
O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se ao Sistema de Bolsas de Estudo através da DSAE - Direção de Serviços de Apoio ao Estudante.
PORTUGAL 2020
Eventual financiamento pelo quadro de apoios PORTUGAL 2020
CANDIDATURA: €120
MATRÍCULA/INSCRIÇÃO: € 110 + € 30 Seguro escolar (anual)
PROPINAS
€ 200 - Valor mensal de 11 prestações, setembro a julho
€ 2.090 - Valor total das propinas com 5% de desconto por pronto pagamento