+351 222 053 685(Chamada para a rede fixa nacional)
Pesquisa
  • Localização e Contactos
  • Eventos
  • Notícias
ISCET
  • CURSOS
    • Licenciaturas
      • Licenciatura em Turismo
      • Licenciatura em Marketing e Publicidade
      • Licenciatura em Solicitadoria
      • Licenciatura em Comércio Internacional
      • Licenciatura em Gestão de Empresas
      • Duplas Licenciaturas ISCET
      • Dupla Licenciatura em Comércio Internacional e Gestão de Empresas
      • Dupla Licenciatura em Marketing e Publicidade e Turismo
      • Dupla Licenciatura em Turismo e Marketing e Publicidade
    • CTeSP
      • O que o CTeSP?
      • CTeSP em Itinerários Turísticos e Promoção do Património
      • CTeSP em Gestão de Vendas e Marketing
      • CTeSP em Gestão Hoteleira e Alojamento
      • CTeSP em Serviços Jurídicos
      • CTeSP em Gestão e Comércio Internacional
      • CTeSP em Assessoria e Comunicação Organizacional
      • CTeSP em Marketing Digital e Comércio Eletrónico
      • CTeSP em Contratação Pública
    • Pós-graduações
      • Pós-Graduação em Turismo e Gestão Hoteleira
      • Pós-Graduação em Registos e Notariado
      • Pós-graduação em Marketing e Comércio Internacional
      • Pós-Graduação em Gestão e Finanças
      • Pós-Graduação em Astroturismo
      • Microcredenciais
    • Mestrados
      • Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Produtos Turísticos
      • Mestrado em Gestão e Negócios
    • Cursos de especialização
      • Curso Breve de Direito da Nacionalidade
  • O ISCET
    • Porquê o ISCET?
    • A VIDA NO ISCET
      • ERASMUS
      • EVENTOS
      • NOTÍCIAS
    • Conhece o ISCET
      • Quem somos?
      • O Edifício
    • Institucional
      • Direção e Administração
      • Conselho Consultivo
      • Docentes
      • Regulamentos e Estatutos
    • LOCALIZAÇÃO E CONTACTOS
  • INGRESSO
    • CANDIDATURA ONLINE
    • Maiores de 23
    • Prazos de candidatura
    • Porquê o ISCET?
    • Estudantes Internacionais
    • Frequência em Unidades Curriculares
    • Bolsas de estudo e Redução de Propinas
    • Financiamento bancário
  • INVESTIGAÇÃO
    • Observatório da Resolução Alternativa de Litígios
    • Observatório do Comércio Internacional
    • Observatório do Turismo e Hotelaria
    • Observatório da Solidão
    • Centro de Investigação Interdisciplinar e Intervenção Comunitária
    • CHIP - Grupo de investigação do ISCET
    • Revista Científica Percursos & Ideias
    • Ex Lege - Newsletter Jurídica
    • Observatório de Gestão e Administração de Empresas (OGAE)
    • Observatório de Marketing e Publicidade (OMP)
  • Portal do Estudante
  • Candidaturas
  • CURSOS
    • Licenciaturas
      • Licenciatura em Turismo
      • Licenciatura em Marketing e Publicidade
      • Licenciatura em Solicitadoria
      • Licenciatura em Comércio Internacional
      • Licenciatura em Gestão de Empresas
      • Duplas Licenciaturas ISCET
      • Dupla Licenciatura em Comércio Internacional e Gestão de Empresas
      • Dupla Licenciatura em Marketing e Publicidade e Turismo
      • Dupla Licenciatura em Turismo e Marketing e Publicidade
    • CTeSP
      • O que o CTeSP?
      • CTeSP em Itinerários Turísticos e Promoção do Património
      • CTeSP em Gestão de Vendas e Marketing
      • CTeSP em Gestão Hoteleira e Alojamento
      • CTeSP em Serviços Jurídicos
      • CTeSP em Gestão e Comércio Internacional
      • CTeSP em Assessoria e Comunicação Organizacional
      • CTeSP em Marketing Digital e Comércio Eletrónico
      • CTeSP em Contratação Pública
    • Pós-graduações
      • Pós-Graduação em Turismo e Gestão Hoteleira
      • Pós-Graduação em Registos e Notariado
      • Pós-graduação em Marketing e Comércio Internacional
      • Pós-Graduação em Gestão e Finanças
      • Pós-Graduação em Astroturismo
      • Microcredenciais
    • Mestrados
      • Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Produtos Turísticos
      • Mestrado em Gestão e Negócios
    • Cursos de especialização
      • Curso Breve de Direito da Nacionalidade
  • O ISCET
    • Porquê o ISCET?
    • A VIDA NO ISCET
      • ERASMUS
      • EVENTOS
      • NOTÍCIAS
    • Conhece o ISCET
      • Quem somos?
      • O Edifício
    • Institucional
      • Direção e Administração
      • Conselho Consultivo
      • Docentes
      • Regulamentos e Estatutos
    • LOCALIZAÇÃO E CONTACTOS
  • INGRESSO
    • CANDIDATURA ONLINE
    • Maiores de 23
    • Prazos de candidatura
    • Porquê o ISCET?
    • Estudantes Internacionais
    • Frequência em Unidades Curriculares
    • Bolsas de estudo e Redução de Propinas
    • Financiamento bancário
  • INVESTIGAÇÃO
    • Observatório da Resolução Alternativa de Litígios
    • Observatório do Comércio Internacional
    • Observatório do Turismo e Hotelaria
    • Observatório da Solidão
    • Centro de Investigação Interdisciplinar e Intervenção Comunitária
    • CHIP - Grupo de investigação do ISCET
    • Revista Científica Percursos & Ideias
    • Ex Lege - Newsletter Jurídica
    • Observatório de Gestão e Administração de Empresas (OGAE)
    • Observatório de Marketing e Publicidade (OMP)
  • Portal do Estudante
  • Candidaturas

CTeSP em Gestão e Comércio Internacional

CTeSP em Gestão e Comércio Internacional
  • 62
  • 637
  • 709
  • 686
  • Descrição
  • Condições de acesso
  • Apresentação do Curso
  • Competências Profissionais
  • Plano de estudos
  • Locais de estágio
  • Financiamento
  • Emolumentos / Propinas

CTeSP em Gestão e Comércio Internacional

O CTeSP em Gestão e Comércio Internacional, com um perfil exigente, contribui para formar os profissionais necessários para colmatar as lacunas que as organizações empresariais sentem neste domínio.

Esta é a formação de que o país e tu necessitam!

Quando te decides por um CTeSP, adquires:

  • Uma habilitação de ensino superior que te permite aceder de imediato ao exercício de uma profissão qualificada;
  • O direito de ter um conjunto de creditações/equivalências em disciplinas das licenciaturas do ISCET;
  • O direito de acesso a uma licenciatura sem teres de realizar as provas de ingresso dos exames nacionais;
  • A possibilidade de beneficiar de bolsas de estudo e de reduções de propinas.
Duração 4 semestres / 2 anos

Apresentação do curso

A realização do mercado interno, a redução dos obstáculos ao comércio e ao investimento internacional, bem como a necessidade reforçada de assegurar a proteção e a segurança nas fronteiras externas da UE, inclusive com o Reino Unido, e ainda a aplicação plena do regulamento europeu que estabelece o novo Código Aduaneiro da União, transformam necessariamente os diversos players na cadeia de abastecimento. Estes adquirem assim um papel preponderante nesse circuito e no que respeita ao controlo e gestão do comércio internacional, tornando-os reais catalisadores da competitividade económica dos países e das empresas.

Integração a nível internacional com estadias em universidades europeias da rede Erasmus+.

 

Coordenador: Doutor Luís Durães Ferreira

 

Registo DGES Número R/Cr 249/2015
Publicação em Diário da República: Aviso n.º 3525/2016, de 16/03, D.R. nº 53, 2.ª série
Horário Diurno

Competências profissionais

  • Elaborar estudos de mercado relativos aos segmentos estratégicos do mercado-alvo das empresas e ao posicionamento e estratégia de marketing nos mercados externos

  • Gerir as vendas em contexto internacional (exportação)

  • Gerir as compras em contexto internacional (importação)


  • Coordenar os serviços de apoio à importação e à exportação
  • Gerir relações comerciais e profissionais em contexto multicultural

  • Gerir atividades logísticas e transitárias

Plano de Estudos

  • 476
  • 477
1º Semestre
Unidades Curriculares
Horas
ECTS
Economia Aplicada

A economia  é uma ciência social que estuda os comportamentos dos indivíduos e das organizações empenhadas na produção, troca e consumo de bens e serviços.

Esta unidade curricular do CTSP de Gestão e Comércio Internacional tem uma natureza geral, permitindo dar a conhecer os temas centrais associados à economia, nas suas vertentes micro e macro, proporcionando um conhecimento  abrangente dos conceitos fundamentais da teoria económica e relacionando-os no âmbito do funcionamento dos mercados internacionais.

2 4
Inglês

A Língua Inglesa é essencial na comunicação no mundo do turismo  e do comércio.

Na unidade curricular de Inglês, são abordados temas como os países de expressão de língua inglesa, a língua inglesa no quotidiano socioprofissional e as novas tecnologias, tipos de correspondência comercial bem como o inglês como língua de comunicação universal.

3 6
Espanhol

Na atualidade, têm vindo a manifestar-se uma grande relação empresarial Portuguesa e Espanhola. O mercado Iberoamericano continua a crescer cada vez mais. A disciplina de Espanhol I e Espanhol Aplicado aos Negócios e Vendas vem garantir ao aluno a aprendizagem da segunda língua no mundo do Comércio Internacional e dos Negócios e Vendas, adquirindo competências comunicativas aos níveis A-1 e A-2 linguísticos com a utilização de  vocabulário técnico comercial em rentabilidade e adaptação a sua assimilação gradual, assegurando capacidades linguísticas e consciencialização da importância da cultura hispana no ambiente empresarial e de negócio internacional.

3 6
Gestão Empresarial

A gestão empresarial é o processo de levar a cabo de forma eficaz e eficiente uma atividade, mediante o uso de pessoas, para conseguir alcançar os objetivos empresariais..

Esta unidade curricular do CTSP de Gestão e Comércio Internacional tem uma natureza introdutória, centrada na atividade e perfil do gestor de empresas, dando ao mesmo tempo destaque à evolução do papel do gestor e às funções de gestão empresarial.

2 4
Marketing Internacional e Estudos de Mercado

Actualmente, as implicações políticas, económicas e sociais sobre o resultado das acções comerciais de uma nação no âmbito internacional são extremamente importantes no contexto da globalização. Da mesma forma, as acções comerciais das empresas no âmbito  internacional devem ser precedidas de uma cuidadosa estratégia de marketing. A ciência que estuda estas acções e suas implicações é o Marketing Internacional.  
Na unidade curricular de Marketing Internacional e Estudos de Mercado são abordados temas como, identificar e aplicar os conceitos e técnicas de marketing numa perspectiva de estratégica organizacional, nacional e internacional assim como planear e executar estudos de mercado e analisar os seus resultados em contexto nacional e internacional.

2 4
Português e Técnicas de Comunicação

Na unidade curricular de Português e Técnicas de Comunicação são abordados temas como: a Comunicação Oral em interação e a Comunicação Escrita; os elementos linguísticos da Comunicação; a produção de diferentes enunciados orais e de textos de diversas tipologias; a Comunicação presencial e não-presencial, verbal e não-verbal; comunicações de caráter administrativo e/ou comercial.

3 6
2º Semestre
Disciplinas
Horas
ECTS
Distribuição, Transportes e Logística

A Distribuição os Transportes e Logística ganhou uma importância estratégica que é determinante para o desenvolvimento do mundo actual caracterizado hoje pela globalização. A logística proporciona aos seus sistemas globais uma maior eficiência e eficácia através do negocio logístico  e as operações e processos que se desenvolvem no âmbito das organizações, procurando gerar mais e melhor produtividade, através da logística interna ou operacional de da logística e transportes internacionais

Na unidade curricular de Distribuição Transportes e Logística são abordados temas como, obter conhecimentos teórico-práticos sobre as diferentes práticas empresariais e modelos de transporte que se podem encontrar no mercado português e internacional. A resolução de problemas concretos da realidade empresarial, no âmbito da cadeia de transporte e logística, Conhecer e compreender os modelos logísticos actuais e identificando a sua origem, e caracterizar os modelos logísticos e compreender a sua utilidade nos tempos contemporâneos e na vida empresarial.

2 4
Espanhol Aplicado aos Negócios e Vendas

Na atualidade, têm vindo a manifestar-se uma grande relação empresarial Portuguesa e Espanhola. O mercado Iberoamericano continua a crescer cada vez mais. A disciplina de Espanhol I e Espanhol Aplicado aos Negócios e Vendas vem garantir ao aluno a aprendizagem da segunda língua no mundo do Comércio Internacional e dos Negócios e Vendas, adquirindo competências comunicativas aos níveis A-1 e A-2 linguísticos com a utilização de  vocabulário técnico comercial em rentabilidade e adaptação a sua assimilação gradual, assegurando capacidades linguísticas e consciencialização da importância da cultura hispana no ambiente empresarial e de negócio internacional.

3 6
Gestão Internacional

A crescente globalização das economias coloca constantes desafios à gestão das organizações. A importância do estudo da natureza e do ambiente dos negócios internacionais, a análise das suas forças e os respectivos impactos na gestão das empresas, representam a variabilidade do sucesso empresarial.

Neste contexto, a compreensão destes fenómenos posiciona-se como uma variável crítica de sucesso ao nível da gestão dos negócios internacionais.

A unidade curricular de Gestão Internacional do CTSP de Gestão e Comércio Internacional tem como objetivo central introduzir os estudantes aos problemas que se colocam à gestão das empresas num economia globalizada.

3 6
Inglês Aplicado aos Negócios e Vendas

A unidade curricular de Inglês aplicados aos Negócios e Vendas visa a utilização da língua inglesa em contexto de negócios, de transportes, de exportações e importações e como meio de comunicação oral ou escrita como conversação telefónica ou comunicação via carta ou email.

3 6
Técnicas de Negociação Internacional e Vendas

A globalização criou novas exigências ao mercado de trabalho impondo a todos a necessidade de procurar o aperfeiçoamento pessoal e profissional. Desta forma, cada vez mais os profissionais e especialmente aqueles que por força da sua posição tem de estar em contacto ou negociar com outras culturas, terão de construir um conhecimento sobre essas culturas e ampliar a forma de comportamento quando inserido nelas 
Na unidade curricular de Técnicas de Negociação Internacional e Vendas são abordados temas como, desenvolvimento de capacidades de negociação quer no plano da gestão comercial quer na relação com colaboradores e outros nomeadamente fornecedores e clientes assumindo uma importante relevância as competências de negociação e de liderança, assim como aplicar técnicas de negociação tendo em conta os diferentes factores culturais que influenciam um processo de negociação em contexto inter e multi-cultural.

2 4
Tecnologias de Informação e Comunicação em Comércio Internacional

Cada vez mais a utilização de meios tecnológicos é necessária para um bom desempenho profissional, em qualquer área de atividade. A disciplina de Tecnologias da Informação pretende dotar os alunos de capacidades instrumentais e concetuais no domínio das tecnologias e sistemas da informação de suporte ao Comércio Internacional.

Pretende-se aprofundar as competências relacionadas com: técnicas de pesquisa avançada em motores de busca; utilização da folha de cálculo, como ferramenta de suporte à decisão em problemas associados ao Comércio Internacional e produção de documentos necessários para a planificação, tratamento e apresentação de informação.

2 4
3º Semestre
Unidades Curriculares
Horas
ECTS
Comércio Internacional e Princípios Aduaneiros

Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes:
- Sensibilizar os formandos para as temáticas e procedimentos de índole aduaneiro;
- Proporcionar aos alunos o desenvolvimento de conhecimentos de componente técnica relacionada com os regimes e os procedimentos aduaneiros, mediante a apresentação de casos práticos relativos a operações de importação e de exportação;
- Aplicação dos conhecimentos adquiridos às principais operações aduaneiras e empresariais de comércio internacional.

3 6
Contabilidade, Finanças e Gestão de Riscos

Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes:
- Identificar, descrever e interpretar as principais massas patrimoniais;
- Elaborar, descrever e interpretar as diferentes demonstrações financeiras;
- Descrever e avaliar a utilização dos diferentes critérios de valorimetria;
- Aplicar o normativo contabilístico atual e perspetivar futuros desenvolvimentos.
- Elaborar o diagnóstico económico-financeiro de uma empresa.
- Proporcionar aos alunos um primeiro contacto com a oferta global que os bancos colocam à disposição dos seus clientes, nomeadamente produtos ativos, passivos e da área das operações fora do balanço.

3 6
Direito dos Negócios Internacionais

Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes:
- Proporcionar aos estudantes conhecimentos sobre os efeitos e o enquadramento jurídico dos negócios internacionais
- Favorecer a aquisição de conhecimentos sobre as principais figuras contratuais que se desenvolvem no quadro das relações comerciais internacionais, por referência às convenções que as sustentam.

3 6
Gestão de Equipas Comerciais

Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes:
- Desenvolver as competências necessárias para o incremento das vendas em termos qualidade e quantidade;
- Desenvolver competências de liderança e gestão de equipas potenciando a motivação destas e a excelência dos resultados;
- Desenvolver competências para lidar com a diversidade de colaboradores e clientes através do contacto direto ou pelo recurso a adequados meios tecnológicos.

3 6
Organização e Participação em Feiras e Eventos

Esta unidade curricular tem como principais objetivos preparar profissionais com competências técnicas na área dos eventos, em domínios como programação, planeamento e orçamentação, gestão de equipas, relações públicas e avaliação.

3 6
4º Semestre
Unidades Curriculares
Horais totais
ECTS
Estágio

Esta unidade curricular tem como principais objetivos os seguintes:
- Promover e consolidar a capacidade de organização dos objectivos gerais e dos serviços a prestar, em função dos segmentos de mercado a atingir;
- Garantir a capacidade de organização de trabalho individual e em equipa no respeito pela cultura e orgânica das organizações, pessoas e grupos;
- Assegurar o efectivo domínio de todas as competências técnicas inerentes à responsabilidade do exercício de funções no âmbito da gestão e comércio internacional;
- Assegurar o cumprimento do disposto nas cláusulas dos protocolos de formação em contexto de trabalho.

810 30

Parceiros Institucionais

AEP

EEN - Enterprise Europe Network

EXPONOR

C&M Logistic's - Conde & Mota, Lda.

Grupo Optivisão

Market Access-Experts in International Business

Poster Digital

Rangel Transitários, S.A.

WLP Transitários, Lda.

Bolas de Estudo e Financiamento

FINANCIAMENTO

Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.

 

BOLSAS DE ESTUDO

O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se ao Sistema de Bolsas de Estudo através da DSAE - Direção de Serviços de Apoio ao Estudante.

 

PORTUGAL 2020

Eventual financiamento pelo quadro de apoios PORTUGAL 2020

Emolumentos/Propinas

CANDIDATURA
Geral: 80 € (até 15 de julho beneficia de 20% desconto)
Estudantes internacionais*: 250 €
* conceito definido no regulamento do estudante internacional disponível aqui.

MATRÍCULA / INSCRIÇÃO / SEGURO
Matrícula / Inscrição: 120 €
Seguro escolar: 30 €
Taxa de inscrição por UC em atraso: 50 €

PROPINAS GERAL (2022/2023)
Propina mensal: 190 € x 11 prestações
Propina anual: 2090 €
(pagamento anual 5% desconto**/pagamento semestral 2,5% desconto**)
Unidades curriculares isoladas: 11 € x nº ECTS
Redução de propinas**: 5%
(familiares: pais, filhos/as, irmãos, cônjuge)
Condições especiais para entidades com protocolo
**os descontos não são acumuláveis, podendo o estudante optar pela situação mais favorável; os descontos não têm aplicação retroativa.


PROPINAS ESTUDANTES INTERNACIONAIS (2023/2024)
Propina mensal: 190 € x 11 prestações 
(pagamento de 3 prestações no ato da matrícula)
Propina anual: 2090 € (pagamento anual 5% desconto**/pagamento semestral 2,5% desconto**)

 

Condições de acesso

  • + 23 anos
  • 12º ano
  • Titulares de diploma de especialização tecnológica
  • Titulares de grau de ensino superior

Aprovação em provas de avaliação da capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos;

Para iniciar o processo, através de Maiores de 23 (Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, artigo 40º- E, de 16 de agosto) o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Curriculum Vitae

​Certificado de Habilitações

Curso de ensino secundário ou habilitação equivalente numa das seguintes áreas: Economia ou Matemática ou Gestão
Os candidatos que não possuam habilitação nestas áreas, estão sujeitos à realização, no ISCET, de uma prova de avaliação de capacidade.

Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações

Titulares de diploma de especialização tecnológica;

Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações

Titulares de grau de ensino superior;

Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações

Prazos de candidatura

:: 1ª Fase: 1 de junho a 13 de agosto
:: 2ª Fase: 18 de agosto a 10 de setembro
:: 3ª Fase (para vagas sobrantes): 13 de setembro a 24 de setembro
:: 4ª Fase (para vagas sobrantes): 30 de setembro  a 18 de outubro

::  Matrículas e inscrições: 18 de agosto a 11 de setembro

Candidatura

Dados Pessoais

Aluno Internacional?

Documentos de identificação

Estabelecimento de origem

Curso em que deseja ingressar

Horário preferencial*

*OS CTeSP FUNCIONAM EM HORÁRIO DIURNO / OS MESTRADOS EM HORÁRIO PÓS-LABORAL/ O EVENTUAL FUNCIONAMENTO DE LICENCIATURAS EM HORÁRIO PÓS-LABORAL SERÁ CONFIRMADO BREVEMENTE

VIA DE INGRESSO

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO: BI/CC/PASSAPORTE

    Certificado de habilitações/CV e outros elementos

      Como teve conhecimento dos nossos cursos (pode escolher mais do que uma opção)

       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       

      COLLEAGUES FRIENDS


      Tendo orgulho na nossa instituição, os estudantes do ISCET podem agora, para além de fazer dos colegas amigos, tornar colegas os seus amigos. Como?
      Durante o corrente ano letivo, é concedido um bónus de 100€ aos estudantes que indiquem um amigo que não seja já estudante do ISCET e se matricule em todas unidades curriculares do 1º ano de um CTeSP, Licenciatura ou Mestrado.
      O novo estudante usufruirá de um bónus de 40€.

      Regulamento 

      Informação para transferência bancária: IBAN PT50 0007 0448 0003 7730 0026 9

      Candidatura submetida com sucesso. Brevemente entraremos em contacto. Obrigado

      Mais Informação

       

      Consulte a brochura da Licenciatura em Marketing e Publicidade

      Descarregar PDF
      ISCET

      CURSOS

      • Licenciaturas
      • CTeSP
      • Mestrados
      • Pós-graduações
      • Formação de curta duração

      O ISCET

      • Localização e Contactos
      • Quem somos?
      • O Edifício
      • Eventos
      • Notícias
      • Os nossos cursos
      • Candidatura
      • Regulamentos e Estatutos

      SUBSCREVE a nossa newsletter

      Siga-nos nas redes sociais

      • Política de Privacidade e de Proteção de Dados
      • Política de Cookies
      • Livro de Reclamações
        SOCIAL MEDIA:
        Enviar por Email
        +351 222 053 685(Chamada para a rede fixa nacional)