
Licenciatura em Turismo
Licenciatura em Turismo
A licenciatura em Turismo proporciona uma formação transdisciplinar nos domínios das ciências empresariais, da cultura, das ciências da informação, das línguas estrangeiras e do território que conferem aos seus diplomados competências chave como profissionais empreendedores capazes de gerar e dinamizar projetos e produtos turísticos inovadores. Esta licenciatura, propiciadora de criatividade e espírito de iniciativa, distingue-se por repercutir e inspirar um contexto académico, social e económico de mudança, nomeadamente através de métodos de aprendizagem que privilegiam a participação ativa dos estudantes em projetos de pesquisa e em estágios nas mais prestigiadas empresas do setor.
Integração a nível internacional com estadias em universidades europeias da rede Erasmus+.
O CIIIC – Centro de Investigação e Intervenção Interdisciplinar proporciona o acesso a trabalhos relevantes de investigação concetual e aplicada no âmbito do património e dos itinerários turísticos.
Saídas profissionais e prosseguimento de estudos
Os elevados indicadores de empregabilidade dos diplomados com a licenciatura em Turismo do ISCET atestam o reconhecimento generalizado da sua singular competência profissional, especialmente nas seguintes atividades:
- Atividades de gestão em empresas de alojamento turístico: hotéis, resorts, unidades de turismo rural e da natureza, parques de campismo tradicionais e de luxo, clubes de férias e estâncias termais
- Atividades de desenvolvimento de projetos inovadores nas áreas do turismo cultural e de natureza, turismo de negócios, turismo de saúde e bem-estar, turismo religioso, turismo náutico, turismo de golfe, gastronomia e vinhos, turismo urbano (city e short break), turismo de aventura, turismo de animação
- Operadores turísticos e agências de viagens
- Empresas de transporte aéreo, ferroviário, de cruzeiros marítimos e fluviais e de rent a car
- Empresas de organização de eventos
- Empresas de consultadoria e comunicação na área do marketing e promoção turística
- Empresas produtoras de conteúdos turísticos, de prestação de serviços de itinerários e de organização de eventos
- Ensino e investigação
- Autarquias e regiões de turismo
- Opção pela dupla licenciatura em Turismo + Marketing e Publicidade
- Acesso ao Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Produtos Turísticos e ao Mestrado em Gestão e Negócios do ISCET
- Acesso às Pós-graduações em Turismo e Gestão Hoteleira, em Astroturismo e em Eno-Olivoturismo e Experiências Criativas
Competências profissionais
- Capacidade para identificar problemas e apresentar soluções no âmbito da gestão de projetos e desenvolvimento de políticas operacionais ecologicamente sustentáveis
- Aptidão de análise, planeamento, avaliação e implementação de iniciativas empreendedoras e geradoras de valor
- Participação em atividades de pesquisa e de intervenção com impacto real na economia e na comunidade
- Domínio das tecnologias de informação e comunicação para implementação do smart tourism, e de uma forma geral, do e-tourism
- Experiência profissional proporcionada em estágios desenvolvidos por protocolos com empresas do setor
- Competências interculturais
- Integração a nível internacional com estadias em universidades europeias da rede Erasmus+
Plano de Estudos
Economia do Turismo
Esta unidade curricular pretende transmitir conhecimentos práticos que, sendo explicados e justificados teoricamente, constituam verdadeiros instrumentos e ferramentas para o desenvolvimento das capacidades de análise económica do fenómeno turístico, com destaque para os respetivos impactos económicos. |
3 | 6,0 |
Geografia do Turismo
Sendo o turismo o conjunto das atividades que envolvem a deslocação de pessoas de um lugar para outro, a relação entre o turismo e a geografia, ciência que estuda os lugares, é necessariamente decisiva para a compreensão do fenómeno turístico e para um correto aproveitamento e ocupação do espaço pela actividade turística. Na unidade curricular de Geografia do Turismo são abordados temas relacionados com a vertente física da geografia, como o clima, a geomorfologia ou a hidrografia, mas sobretudo com a sua componente humana, ligada à demografia, à urbanização ou ao desenvolvimento e ordenamento turístico. |
3 | 4,5 |
Inglês I
Reconhecer e compreender a diversidade linguística e cultural de modo a envolver-se discursivamente e perceber possibilidades de construção de significados em relação ao mundo e ao quotidiano; desenvolver as aptidões linguísticas do estudante: speaking, listening, reading, writing; aprofundar o léxico, a fluência e a competência comunicativa; consolidar os conhecimentos das estruturas essenciais da língua e encorajar a utilização da língua com confiança. Nesta unidade curricular são desenvolvidos temas relacionados com a importância da língua inglesa no mundo e em particular no mundo. |
3 | 4,5 |
Introdução ao Turismo
A evolução do turismo nas últimas décadas do século XX e inícios deste século tem vindo a revolucionar a economia e a vida social das populações, criando uma dinâmica muito relevante ao lado das mais importantes atividades. Na unidade curricular de Introdução ao Turismo são abordados os temas centrais ligados ao turismo, como a importância do mesmo no desenvolvimento das regiões, os impactos gerados e a evolução e tendências desta atividade. |
3 | 4,5 |
Métodos Quantitativos
A unidade curricular de Métodos Quantitativos permite o desenvolvimento da capacidade de raciocínio, espírito crítico e poder de síntese, incentivando a utilização fundamentada dos conceitos e técnicas estudados na resolução de problemas concretos de gestão, marketing e turismo. Familiariza os alunos com instrumentos de gestão, mediante a introdução de temáticas e técnicas de análise quantitativa de dados, permitindo aos estudantes, no conhecimento dos respetivos elementos fundamentais, serem capazes de proceder ao seu uso na resolução de problemas práticos. |
3 | 6,0 |
Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas ao Turismo
O domínio das tecnologias e sistemas de informação é hoje uma competência chave requerida por todos os profissionais ligados à indústria do turismo. Seja na gestão de operações, seja no marketing ou venda de produtos turísticos, o domínio dos sistemas de informação constitui um fator crítico para o sucesso das empresas, designadamente num mercado altamente competitivo, inclusive em Portugal em que predominam as empresas de pequena dimensão. Esta unidade curricular proporciona os fundamentos dos sistemas de informação, a forma como estes estão hoje presentes nas empresas do turismo e, de uma forma geral, o seu o peso determinante nas cadeias de distribuição e fornecimento. Prepara ainda os estudantes para a utilização das ferramentas de burótica necessárias nas atividades de uma empresa de turismo. |
3 | 4,5 |
Comportamento Organizacional
O estudo do Comportamento Organizacional permite conhecer e interpretar todas as características individuais e grupais de uma organização, permitindo, deste modo, trabalhar, para que se possa atingir um melhor desempenho da organização quer em termos produtivos, quer em termos sociais. |
3 | 4,5 |
Eventos e Animação Turística
O mercado de eventos constitui uma forte aposta com vista ao desenvolvimento turístico. Na unidade curricular de Eventos e Animação Turística proporciona-se aos estudantes a compreensão da natureza deste mercado, nomeadamente no que respeita ao seu funcionamento, organização, promoção, captação e supervisão. É proporcionada ainda a aquisição de conhecimentos sobre regras e técnicas de programação de atividades de animação turística bem como sobre o perfil exigido a um animador turístico e inerentes regras de trabalho em equipa. |
3 | 6,0 |
Inglês II
Familiarizar os estudantes com vocabulário na área do turismo; desenvolver a fluência e a expressão oral; a capacidade de organização de informação; saber comunicar a nível pessoal e profissional através de diálogos, relatos e debates; desenvolver capacidades de investigação. Nesta unidade curricular são abordados temas relacionadas com a geografia dos países e respetivos recursos turísticos, os eventos e o desenvolvimento de destinos e as diferentes carreiras profissionais na área do turismo, nomeadamente, funções, atitudes e competências. |
3 | 4,5 |
Introdução à Gestão
A compreensão do ambiente de negócios e da importância do esforço para manter os diferentes subsistemas num contexto de cooperação é atualmente um dos grandes desafios dos gestores. A necessidade de responder às constantes mudanças exige, por seu turno, uma elevada capacidade de adaptação, obrigando a organização a desenhar a configuração mais adequada da sua estrutura bem como dos respetivos processos e relações, de forma a garantir a manutenção da sua vantagem competitiva. Em síntese, a unidade curricular de Introdução à Gestão está centrada na atividade e perfil do gestor de empresas, dando ao mesmo tempo destaque às funções de gestão e à avaliação de investimentos empresariais com o objetivo de fundamentar as tomadas de decisão.
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3 | 6,0 |
Marketing de Serviços
A unidade curricular de Marketing de Serviços em turismo proporciona um conjunto de conceitos e de ferramentas na perspetiva da análise e tomadas de decisão para implementação de aspetos inerentes à gestão de marketing de bens de elevado grau de intangibilidade ligados à indústria do turismo. |
3 | 4,5 |
Património e Turismo Cultural
Ao longo da lecionação desta unidade curricular procura-se formar o estudante, quer no plano teórico, quer no domínio prático, para as questões básicas que subjazem à atividade turística. Assim, o diálogo abre-se através das noções chave como cultura (e correlativas), considerando-se que Portugal se insere num quadro maior, que é o europeu e ocidental, sem prejuízo de possuir caraterísticas próprias que lhe conferem identidade. Aborda-se, numa perspetiva crítica e diacrónica, o fenómeno turístico no mundo e em Portugal, destacando-se a sua relevância económico-social e cultural. A unidade curricular encerra-se focando o património, tanto no plano teórico-crítico, como no domínio prático. Para isso, propõem-se conceitos, vivências, observações “in loco” através dos quais os estudantes devem saber situar-se adequadamente, no tempo e no espaço, fornecendo-se para esse efeito os elementos básicos que subjazem às “leituras” individuais que cada potencial turista elaborará para si mesmo. |
3 | 4,5 |
Direito do Turismo
O Direito do Turismo é constituído pelo conjunto de normas jurídicas relativas ao turismo como atividade económica transversal. Nesta unidade curricular são abordados, nomeadamente, temas como a organização administrativa do setor do turismo, a tipologia dos empreendimentos turísticos e respetivo regime de instalação e funcionamento, a par do regime de instalação e funcionamento dos estabelecimentos de bebidas e restauração. O contrato de viagem organizada, o provedor do cliente e o direito reclamacional constituem igualmente tópicos relevantes desta unidade curricular. |
3 | 6,0 |
Estudos de Mercado e do Consumidor
Os estudos de mercado são uma ferramenta de grande importância para qualquer empresa que pretenda verdadeiramente desenvolver-se. É através dos estudos de mercado que se obtém uma visão ampla e, ao mesmo tempo, específica sobre “o que fazer a seguir”, no sentido de se atingirem os objetivos desejados. Com os estudos de mercado, a empresa passa a conhecer-se melhor, fazendo uma procura de informações sobre ela própria, o que oferece, o seu público-alvo e as necessidades de melhoria na sua estrutura, não deixando de incluir-se aqui o confronto com a concorrência. |
3 | 4,5 |
Gestão e Técnicas de Agências de Viagens
Percorre os principais aspetos associados à gestão e técnicas das agências de viagens. Analisa, estuda, aplica as práticas e regras relacionadas e desenvolvidas no âmbito da atividade turística. Conhecimento da realidade das agências de viagens, nomeadamente através do desempenho relacionado com as operações mais frequentes neste tipo de empresa. Pretende que o aluno potencie e assuma uma atitude empreendedora, adquirindo capacidade de formular projetos empresariais, como alternativa ao mercado tradicional de trabalho. |
3 | 6,0 |
Inglês III
Apetrechar os estudantes de vocabulário técnico na área do turismo, compreender os conceitos chave através de textos, da elaboração e apresentação de diálogos, trabalhos, visitas de estudo e debates. Os temas abordados pretendem dotar os estudantes de conhecimentos e de competências profissionais nos setores das agências de viagens, dos aeroportos, dos hotéis e dos restaurantes. |
3 | 4,5 |
Planeamento e Desenvolvimento Territorial
A viagem implica a descoberta de novos e diferentes lugares, sendo cada lugar consequência do cenário físico em que aquela se desenvolveu e da cultura que a transformou. A unidade curricular de Planeamento e Desenvolvimento Territorial tem como temas essenciais a compreensão da evolução dos lugares, a identificação dos modelos de planeamento territorial e o conhecimento dos instrumentos de planeamento e ordenamento territorial à disposição do empreendedor e dos organismos públicos.
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3 | 4,5 |
Opção I
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3 | 4,5 |
Desenvolvimento de Destinos e Gestão de Novos Produtos Turísticos
O emergir da consciência pública e das identidades das populações locais bem como dos grupos de interesse, preocupados com os impactos negativos do turismo como tais percebidos pelas comunidades de acolhimento, conduziu a um aumento do planeamento em turismo nos diferentes níveis, na convicção de que o planeamento em turismo pode ajudar a minimizar tais impactos. Por outro lado, a procura de planeamento turístico pelo setor público também foi impulsionada por parte dos seus responsáveis ao perceberem as mudanças no mercado turístico a par da necessidade das políticas governamentais responderem aos problemas de reestruturação económica nas zonas urbanas e rurais. Neste contexto, o conhecimento profundo dos processos, modelos e técnicas de planeamento em turismo, associado ao desenvolvimento do turismo sustentado, contribuirá para garantir a sustentabilidade ambiental, económica e sociocultural das gerações futuras. Esta unidade curricular trata os principais conceitos ligados ao planeamento e desenvolvimento do turismo, com destaque para o seu ordenamento e correspondentes planos e modelos de desenvolvimento. Particular importância é atribuída às boas práticas nacionais e internacionais do planeamento de destinos bem como a análise, criação e a gestão de produtos turísticos nos destinos. |
4 | 6,0 |
Espanhol I
Atualmente, o espanhol é a terceira língua estrangeira mais falada no mundo, perdendo apenas para o mandarim e para o inglês. Saber espanhol é poder conhecer um mundo que entusiasma, seja pela sua música ou os seus filmes, seja pela sua gastronomia e, de uma forma geral, pela riqueza e diversidade da cultura hispânica. Saber espanhol é sempre, para os nossos estudantes, uma grande vantagem para o seu futuro trabalho no mercado ibero-americano, permitindo assim melhorar as suas expectativas profissionais. |
3 | 4,5 |
Gestão de Vendas e Negociação
Saber negociar e posicionar-se face a um comprador ou vendedor é um fator que pode, na prática, viabilizar ou impedir um negócio. Uma boa negociação vai para além da postura e forma de abordagem a praticar. É muito importante conhecer o produto, a forma de conceção do mesmo, a definição do preço, as vendas históricas e atuais bem como os objetivos futuros. Sem todas estas bases um vendedor ou comprador não dispõe de informação suficiente para a realização de um bom negócio, ou seja, de um negócio que proporcione lucro. Nesta unidade curricular são abordados, entre outros, os seguintes temas: força de vendas, gestão de produto, tendências e benchmarks, composição de preço: markup vs margem, gestão de vendas, análise de vendas (VB, VL, RH, L4L), negociação, linguagem corporal e micro expressões, iscos em negociação, estratégias e táticas negociais. |
3 | 4,5 |
Inglês IV
Saber utilizar a língua inglesa em todos os contextos, obter um nível de proficiência operacional eficaz, participar ativamente em diálogos, saber dar informações e organizar percursos e redigir relatórios, cartas e anúncios de caráter profissional. Os temas abordados refletem as exigências profissionais relacionadas com a informação turística, a organização de itinerários, a gastronomia e o empreendedorismo. |
3 | 4,5 |
Operações de Alojamento em Hotelaria
Na gestão e operações hoteleiras devemos estar preparados para responder às novas tendências na hotelaria, ao comportamento do consumidor, a funções emergentes e a novas realidades de distribuição online bem como ao atual momento de transformação da hotelaria nacional e desafios que esta enfrenta. Na unidade curricular de Operações de Alojamento em Hotelaria são abordados temas como as especificidades da gestão hoteleira, a cadeia de valor e os principais departamentos de uma organização hoteleira, os diferentes processos, meios e recursos na hotelaria, os principais players na industria hoteleira e os segmentos de mercado que as suas marcas servem a par das novas arquiteturas e/ou molduras de gestão hoteleira. |
3 | 4,5 |
Rotas e Itinerários Turísticos
A comunicação em turismo e a criação de conteúdos que levarão os turistas a fruir dos diversos territórios deve ser uma preocupação estratégica na elaboração de rotas e itinerários. Na unidade curricular de Rotas e Itinerários Turísticos desenvolvem-se metodologias para a elaboração destes produtos e prepara-se, ainda, o futuro técnico de turismo para conduzir o turista em qualquer meio geográfico, privilegiando-se as visitas de estudo onde os estudantes contactam com situações reais. |
3 | 6,0 |
Empreendedorismo
O empreendedorismo e o espírito empreendedor são hoje lugares comuns na comunicação e nas políticas de desenvolvimento social e económico. A exemplo de outras universidades de referência, o ISCET inclui esta unidade curricular com o objetivo de sensibilizar os estudantes para a construção de vias alternativas de emprego, para o qual importa reconhecer o papel do empreendedorismo, os requisitos para empreender, as condições que favorecem a criação de novos negócios e adquirir competências que permitam analisar e validar conceitos, simular projeções operacionais, económicas e financeiras, definindo estratégias de negócio com potencial de viabilidade, crescimento, sustentabilidade e rendibilidade. |
3 | 4,5 |
Espanhol II
A unidade curricular de Espanhol II consolida o nível de aprendizagem A-1 com vista à aquisição de competências comunicativas de grau A-2, nomeadamente através do domínio do vocabulário técnico profissional e das capacidades linguísticas próprias da área do turismo, preparando os estudantes para serem verdadeiros profissionais capazes de dar uma resposta eficaz nas suas futuras atividades turísticas e hoteleiras. |
3 | 4,5 |
Opção II
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3 | 4,5 |
Marketing Digital
O Marketing Digital veio modificar radicalmente a forma como as pessoas e as organizações comunicam entre si, sendo absolutamente incontornável o caminho da digitalização das relações entre as empresas e os consumidores. Na unidade curricular de Marketing Digital do ISCET são abordados temas como a estratégia de comunicação digital, search engine marketing, e-mail marketing, mobile marketing e social media marketing. |
3 | 6,0 |
Organização e Gestão de Empreendimentos Turísticos
A importância da organização e gestão de empresas no setor do turismo numa envolvente em constante mudança tem-se revelado uma variável critica de sucesso. Um profundo conhecimento dos movimentos e fluxos turísticos, a compreensão dos comportamentos do consumidor, o conhecimento dos perfis e dos distintos segmentos, bem como a informação sobre as tendências, têm permitido às organizações suportar as suas decisões de investimento. Por outro lado, uma noção profunda do funcionamento dos empreendimentos turísticos ancorado na respetiva estrutura e nos distintos subsistemas funcionais, garante, no longo prazo, uma resposta mais efetiva aos desafios da organização e da gestão, nomeadamente no contexto da produtividade, qualidade de serviço, preservação e sustentabilidade. Esta unidade curricular percorre os principais conceitos da gestão de empreendimentos turísticos, analisa a envolvente global da atividade turística, estudas as funções de gestão aplicadas à atividade e o processo de organização e gestão de empreendimentos turísticos. |
3 | 4,5 |
Turismo da Natureza
Esta unidade curricular que aborda a evolução das políticas de desenvolvimento do turismo em Portugal, permitindo que os estudantes reconheçam a importância da atividade turística no país ao longo do tempo, visa igualmente que os mesmos se apercebam da relevância do turismo de natureza enquanto tendência crescente na prática turística. Com a unidade curricular de Turismo da Natureza os estudantes serão capazes de saber caracterizar os recursos turísticos nacionais, identificando espaços, práticas, problemas e oportunidades. |
4 | 6,0 |
Estágio
A unidade curricular de Estágio, através do estabelecimento de formas de cooperação entre o ISCET e unidades empresariais ou outras organizações, visa a aplicação e revisão crítica de competências adquiridas com vista à organização e implementação da formação dos estudantes em contexto de trabalho. |
21 | |
Projeto
Unidade curricular de caráter integrador que permite a aplicação dos conhecimentos e competências adquiridos e robustecidos ao longo do ciclo de estudos concretamente num trabalho individual e original desenvolvido ao longo do semestre, o qual pode consistir num trabalho sobre uma temática própria do turismo ou num projeto de desenvolvimento de uma atividade turística. Esta unidade curricular representa assim uma oportunidade de formular um trabalho que possa vir a ter aplicabilidade prática, inclusivamente em articulação com empresas e organizações parceiras. |
7,5 | |
Seminário Interdisciplinar
A unidade curricular de Seminário Interdisciplinar tem como principal missão contribuir para aproximar os estudantes de temas, iniciativas, projetos e empresas que se desenvolvam no exterior da instituição de modo a permitir uma maior integração ao mercado de trabalho e desenvolver as temáticas de investigação em turismo. A unidade curricular é composta por uma fase de palestras proferidas por profissionais do setor, académicos reputados, empreendedores ou técnicos em organismos públicos, os quais partilham a sua experiência com os discentes, contribuindo assim para uma reflexão que originará a realização de um artigo de perfil científico a ser preferencialmente publicado em revista da especialidade. |
2 | 1,5 |
Bolsas de Estudo e Financiamento
BOLSAS DE ESTUDO
O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se a Bolsas de Estudo da DGES para Estudantes do Ensino Superior com o apoio especializado dos nossos serviços
FINANCIAMENTO
Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior: Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.
Locais de Estágio
Agência de Viagens Abreu
Agência de Viagens Vigemac
Alia Hotel (Rhodes, Grécia)
Bessa Hotel Boavista
BluesockHostel
Câmara Municipal da Maia
Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto
Câmara Municipal de Gondomar
Câmara Municipal de Penafiel
Câmara Municipal de Santa Maria da Feira
Câmara Municipal do Porto
Caves Cockburn’s - Symington Family Estates
Crowne Plaza Porto Hotel
Eurostars Hotels
Exe Hotel Porto
Flores Village Hotel & Spa
Grande Hotel de Paris
Grande Hotel do Porto
Grape Ideas - Sogrape
HL Hotel Paradise Island (Lanzarote, Espanha)
Hotel Axis Porto
Hotel Black Tulip
Hotel Carris Porto Ribeira
Hotel Cristal Porto
Hotel da Música
Hotel Premium Porto Downtown
Hotel Premium Porto Maia
Hotel Solverde Spa & Wellness Center
Hotel Torel Avantgarde
Hotel Vila Galé Porto Ribeira
Hotel Vincci Porto
InterContinental Palácio das Cardosas
Mélia Braga Hotel & Spa
Mitsis Norida Beach Hotel (Kos, Grécia)
Oporto Airport & Business Hotel
Penafiel Park Hotel & Spa
Pestana Palácio do Freixo
Pestana Porto - A Brasileira
Pine Cliffs - Luxury Collection Resort
Porto Palácio Hotel Congress and Spa
Portway- Handling Portugal S.A.
Rivoli Cinema Hostel
Sheraton Porto Hotel & Spa
SOLTOUR - Operador Turístico
The Artist Porto Hotel & Bistro
The Yeatman Hotel
TRYP Porto Centro Hotel
Turitropical - Agência de Viagens
Emolumentos/Propinas
Geral: 165 € (até 15 de julho beneficia de 20% desconto)
Estudantes internacionais*: 250 €
Estudantes provenientes de ciclos de estudos do ISCET: 80 €
* conceito definido no regulamento do estudante internacional disponível aqui.
MATRÍCULA / INSCRIÇÃO / SEGURO
Matrícula / Inscrição: 250 €
Seguro escolar: 30 €
Taxa de inscrição por UC em atraso: 50 €
PROPINAS GERAL (2023/2024)
Propina mensal: 305 € x 11 prestações
Propina anual: 3355 € (pagamento anual 5% desconto**/pagamento semestral 2,5% desconto**)
Unidades curriculares isoladas: 11 € x nº ECTS
Redução de propinas**: 5% (familiares: pais, filhos/as, irmãos, cônjuge)
Condições especiais para entidades com protocolo
**os descontos não são acumuláveis, podendo o estudante optar pela situação mais favorável; os descontos não têm aplicação retroativa.
PROPINAS ESTUDANTES INTERNACIONAIS (2023/2024)
Propina mensal: 315 € x 11 prestações (pagamento de 3 prestações no ato da matrícula)
Propina anual: 3465 € (pagamento anual 5% desconto**/pagamento semestral 2,5% desconto**)
Ensino e investigação
- Corpo docente altamente qualificado nas áreas do turismo e afins constituído por doutorados, especialistas e convidados
- Participação de docentes e estudantes em projetos do CIIIC – Centro de investigação Interdisciplinar e Intervenção Comunitária: CHIP/ISCET - Grupo de investigação em Cultura e Património na cidade do Porto; Observatório do Turismo e Hotelaria; projetos de pesquisa em rotas e itinerários turísticos e visitas de estudo:
- Eventos: "Jornadas de Turismo e Hotelaria e "À Descoberta de Portugal"
Coordenadores: Doutor Jorge Ricardo Pinto e Doutora Lídia Aguiar
Publicação em Diário da República, 2ª Série: Despacho n.º 23987/2006,de 23/11, alterado pelos Avisos n.º 14778/2011, de 25/07, n.º 9185/2014, de 11/08, nº 11115/2015, de 01/10, nº 9296/2017, de 14/08 e nº 10004/2019, de 11/06. Registo DGES Número: R/A-Ef 936/2011/AL03
Área CNAEF: 812- Turismo e Lazer.
Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos, acreditado por 3 anos, em 14-11-2019 (ACEF/1718/0111137) . Guião de Auto-Avaliação. Acreditado por 6 anos, em 2022.
Condições de acesso
Para iniciar o processo, através do 12º ano de escolaridade + prova de ingresso (uma de entre as seguintes disciplinas: Economia, Geografia ou Português), o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações (Ensino Secundário ou equivalente)

Ficha ENES (comprovativo com as notas dos exames nacionais)
Para iniciar o processo, através de Maiores de 23 (Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, artigo 40º- E, de 16 de agosto) o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Curriculum Vitae

Certificado de Habilitações
- O reingresso pressupõe que os estudantes tenham estado matriculados e inscritos no ISCET no mesmo curso ou em curso que o tenha antecedido, mas não tenham estado inscritos no ISCET, nesse curso ou em curso que o tenha antecedido, no ano letivo anterior àquele em que pretendem reingressar.
- A mudança de par instituição/curso pressupõem que os estudantes tenham:
a) estado matriculados e inscritos noutro estabelecimento e curso de ensino superior português ou num estabelecimento de ensino superior estrangeiro em curso definido como superior pela legislação do respetivo país, e não o tenham concluído.
b) realizado os exames nacionais de ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse curso, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
c) tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.
- Não é permitida a mudança de par instituição/curso técnico superior profissional, ou curso estrangeiro de nível equivalente, para ciclos de estudos de licenciatura.
- Não é permitida a mudança par instituição/curso no ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito.
Para iniciar o processo, através de Mudança par - Instituição/Curso, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações ou Declaração de Inscrição (do anterior Estabelecimento de Ensino Superior)

Comprovativo do Modo de Ingresso (Ficha ENES; Exames Maiores de 23 Anos; outro)
Áreas dos CTeSP para ingresso: 812 -Turismo e Lazer; 811 — Hotelaria e Restauração; outras áreas mediante apreciação casuística da adequação do currículo do curso de técnico superior profissional ao ingresso no ciclo de estudos em causa.
Áreas dos CET para ingresso: 812 -Turismo e Lazer; 811 — Hotelaria e Restauração; outras áreas mediante apreciação casuística da adequação do currículo do curso de especialização tecnológica ao ingresso no ciclo de estudos em causa.
Se tem o Diploma de Estudos Tecnológicos (CET) ou de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP). Neste casos, deverá apresentar os seguintes documentos:


Prazos de candidatura
:: 1ª Fase: 1 de junho a 13 de agosto.
:: 2ª Fase: 18 de agosto a 10 de setembro
:: 3ª Fase (para vagas sobrantes): 13 de setembro a 24 de setembro
:: 4ª Fase (para vagas sobrantes): 30 de setembro a 18 de outubro
:: Matrículas e inscrições: 18 de agosto a 11 de setembro
Maiores de 23 anos
:: 1ª Época - 1ª Chamada:até 15 de maio. Entrevista e prova: até 9 de junho. Afixação dos resultados: até 15 de junho
:: 1ª Época - 2ª Chamada (para vagas sobrantes): até 16 de junho. Entrevista e prova: até 27 de junho. Afixação dos resultados: até 4 de julho
:: 1ª Época - 3ª Chamada (para vagas sobrantes): até 14 de julho. Entrevista e prova: até 21 de julho. Afixação dos resultados: até 28 de julho
:: 2ª Época - 1ª Chamada (para vagas sobrantes): até 5 de setembro. Entrevista e prova: até 12 de setembro. Afixação dos resultados: até 15 de setembro
Estudantes internacionais
:: 1ª Fase: 1 de fevereiro a 31 de março. Provas (quando aplicável): 14 de abril. Afixação dos resultados: até 20 de abril
:: 2ª Fase: 24 de abril a 17 de maio (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 22 de maio. Afixação dos resultados: até 26 de maio
:: 3ª Fase: 29 de maio a 16 de junho (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 20 de junho. Afixação dos resultados: até 23 de junho
:: 4ª Fase: 26 de junho a 7 de julho (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 12 de julho. Afixação dos resultados: até 17 de julho
:: 5ª Fase: 18 de julho a 1 de setembro (para vagas sobrantes). Provas (quando aplicável): 8 de setembro. Afixação dos resultados: até 13 de setembro
Candidatos a mudança de par instituição/curso
:: 1ª Fase: 1 de junho a 13 de agosto. Afixação dos resultados: até 4 de setembro
:: 2ª Fase (apenas para vagas sobrantes): até 11 de setembro. Afixação dos resultados: até 18 de setembro
:: 3ª Fase (apenas para vagas sobrantes): até 25 de setembro. Afixação dos resultados: até 29 de setembro