Esta competição é da responsabilidade e organização do ISCET - Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo.
O presente Regulamento estabelece as respetivas regras de funcionamento, nomeadamente as condições de participação, de classificação e de atribuição de prémios.
OBJETIVO
Assistimos a uma profunda transformação na paz e segurança internacionais. As crescentes ameaças à paz e à segurança, em particular as violações de direitos humanos e os riscos de os atuais conflitos se alastrarem, desencadeando uma guerra nuclear com ameaças à existência da humanidade, são preocupações refletidas na resolução A/RES/79/1 adotada pela ONU, a 22 de setembro de 2024. Nesta resolução a Assembleia Geral da ONU aprovou um PACTO PARA O FUTURO para proteger as necessidades e os interesses das gerações presentes e futuras mediante um conjunto de ações.
A competição visa suscitar uma reflexão em torno do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda da ONU 2030: Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16). Partindo do conjunto de ações previstas no recente PACTO PARA O FUTURO, pretende-se promover o debate e a reflexão sobre a paz e a justiça internacionais e as suas implicações na vida de todos nós e das gerações futuras.
QUEM PODE PARTICIPAR
A participação é aberta a todos os alunos, com a idade mínima de 16 anos, que frequentem o ensino secundário ou profissional, acompanhados por docentes das respetivas escolas.
A inscrição é efetuada pelas escolas na sequência de convite do ISCET, ficando automaticamente aceite o presente Regulamento.
Cada escola inscreve os respetivos alunos, ficando a aceitação da inscrição condicionada ao número de vagas existente.
A COMPETIÇÃO
A competição consiste na simulação de uma assembleia geral das Nações Unidas em que cada equipa apresenta argumentos sobre a importância do ODS 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes, defendendo as ações previstas para a Paz e Justiça Internacionais no PACTO PARA O FUTURO.
Os participantes inscrevem-se por equipas de até dez elementos cada, identificando-se com os seus primeiros e último nomes, devendo escolher um nome para a respetiva equipa. Cada equipa tem dois representantes que assumirão a palavra na competição.
A organização da competição enviará às equipas inscritas material para se preparem, incluindo questões para refletirem.
No dia da competição cada equipa inscrita e aceite terá uma sessão prévia de preparação com monitores que terá a duração de 30 minutos.
Os monitores são estudantes do 2º ano de Solicitadoria do ISCET que ajudarão os representantes de cada equipa a ensaiar a sua apresentação.
As equipas em seguida reúnem-se em conjunto na assembleia geral onde são convidadas a apresentar as suas conclusões oralmente num período de 15 minutos e a responder a questões colocadas pelo júri composto por docentes do ISCET. A ordem de apresentação é sorteada.
Os resultados da competição são votados à porta fechada pelo júri e apresentados no final da sessão em assembleia geral.
Os participantes têm direito a um certificado de participação.
A equipa vencedora receberá uma taça representativa do evento, recebendo os concorrentes colocados no 2º e 3º lugares, medalhas alusivas.
Todas as dúvidas emergentes da aplicação deste regulamento serão resolvidas pela comissão organizadora.
ISCET, Porto 15 de outubro de 2024.