
CTeSP em Assessoria e Comunicação Organizacional
CTeSP em Assessoria e Comunicação Organizacional
As empresas necessitam atualmente de técnicos qualificados capazes de otimizar a relação com o público e promover a imagem das instituições.
O CTeSP em Assessoria e Comunicação Organizacional oferece-te a formação de que precisas!
Quando te decides por um CTeSP, adquires:
- Uma habilitação de ensino superior que te permite aceder de imediato ao exercício de uma profissão qualificada;
- O direito de ter um conjunto de creditações/equivalências em disciplinas das licenciaturas do ISCET;
- O direito de acesso a uma licenciatura sem teres de realizar as provas de ingresso dos exames nacionais;
- A possibilidade de beneficiar de bolsas de estudo e de reduções de propinas.
Apresentação do Curso
Este curso procura responder à necessidade crescente de preparação de técnicos qualificados com um perfil profissional que contribua para o adequado apoio em assessoria e comunicação, interagindo com responsáveis de organizações e públicos de contextos diversificados, conforme se trata de comunicação interna ou externa. Numa altura em que nomeadamente as empresas portuguesas enfrentam os desafios da concorrência internacional e a necessidade da sua consolidação e projeção nos mercados nacionais e da exportação, é decisivo que as mesmas disponham de colaboradores aptos para, no conhecimento destas realidades, tirarem o devido partido das modernas técnicas e estratégias de comunicação. A comunicação empresarial otimiza nomeadamente o clima organizacional, melhora a imagem das instituições, evita a emergência e difusão de ruídos e aprofunda o sentimento de pertença dos colaboradores.
Coordenador: Doutor Daniel Ladeira
Número de registo na DGES - 6/2018
Publicação em Diário da República: Despacho n.º 5481/2018 (2.ª série) de 04-06-2018
Área CNAEF: 345 - Gestão e administração
Horário Diurno
Competências profissionais
- Avaliar e conceber ferramentas adequadas às necessidades de cada organização, nomeadamente a gestão documental, a planificação de tarefas, a preparação de modelos de correspondência, a elaboração de estratégicas de melhoria dos serviços prestados
- Diagnosticar todas as tarefas administrativas que devem ser melhoradas e ou alteradas, concebendo e propondo medidas corretivas
- Desenvolver, controlar e monitorizar tarefas de apoio à gestão de empresas adequadas a cada realidade organizacional, privilegiando sempre posturas de inovação, através do recurso a ferramentas como sejam: a definição, a implementação e a avaliação de objetivos, o “balance scorecard”, o controlo de fluxos de informação, o “follow up”, o “planning”, entre outras
- Implementar e monitorizar planos de comunicação interna e externa
- Apresentar soluções de gestão documental eficientes, adequando-as às necessidades da organização
- Implementar estratégias de comunicação, delineando as técnicas mais adequadas a cada mercado e ou público-alvo, quer ao nível oral, quer ao nível escrito
- Gerir eventos (desde a sua conceção à sua avaliação), no respeito pelas regras e normas protocolares
- Desenvolver e monitorizar planos estratégicos de gestão e de marketing
- Planear e delinear ferramentas e técnicas de comunicação e de negociação (integrativa, colaborativa, entre outras) mais adequadas à gestão das relações interpessoais e profissionais, a nível interno e externo
Plano de Estudos
Introdução à Gestão
Com esta unidade curricular os estudantes obterão os conhecimentos necessários sobre relações interpessoais e de gestão de grupos bem como sobre análise financeira e contabilística. São objetivos e competências a adquirir: compreender a atividade do gestor, o âmbito e a organização da gestão empresarial, adquirir noções básicas de gestão, dominar as principais técnicas e instrumentos de avaliação de investimentos com o fim de dar suporte à tomada de decisão, implementar ferramentas de gestão, incluindo a análise financeira e contabilística. |
4 | 7 |
Introdução ao Direito
Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes a aquisição de conceitos fundamentais do Direito. São objetivos da unidade curricular: adquirir conhecimentos fundamentais acerca da assessoria na área jurídica, empresarial e protocolar, favorecer o conhecimento geral do ordenamento jurídico português e dos diferentes ramos do Direito, com ênfase no direito privado e permitir a aquisição de conhecimentos técnico-jurídicos. |
4 | 7 |
Português e Técnicas de Comunicação
Esta unidade curricular visa otimizar as competências comunicacionais linguísticas para a produção autónoma de textos orais e escritos no âmbito das comunicações formais utilizando técnicas linguísticas com vista a um progressivo aperfeiçoamento da expressão oral/escrita. No final desta unidade curricular os estudantes serão capazes de: identificar, conceber e monitorizar técnicas de comunicação e de negociação empresarial, monitorizar planos de comunicação com as técnicas mais adequadas tendo em conta o canal de comunicação e o público, formular uma estratégia de comunicação organizacional, posicionar e ajustar a estratégia de comunicação a cada organização e/ou conjuntura e/ou setor e/ou região bem como produzir textos de diferentes tipologias. |
4 | 6 |
Técnicas de Negociação Internacional e Vendas
Esta unidade curricular proporciona a aquisição de conhecimentos fundamentais e especializados da gestão da comunicação, das práticas e das técnicas de comunicação plurilingue bem como de técnicas de vendas e de negociação. São objetivos fundamentais: identificar os diferentes tipos de negociação e de negociadores, caraterizar as principais estratégias e táticas de negociação, preparar e conduzir uma negociação, preparar e gerir uma equipa com funções comerciais, aplicar técnicas de negociação tendo em conta os diferentes fatores culturais que influenciam um processo negocial em contexto inter e multicultural. |
4.5 | 4 |
Tecnologias de Informação e Comunicação
Esta unidade curricular tem como objetivos: compreender as tecnologias de informação e comunicação como meio fundamental para um melhor desempenho profissional, dominar as ferramentas de burótica mais aplicáveis na produção de documentos empresariais, utilizar os motores de busca de forma a tirar melhor partido dos mesmos, dominar os instrumentos que permitem criar e manter uma presença na internet de forma a que se maximize o potencial de pesquisa nos motores de busca e, finalmente, conhecer e utilizar as redes sociais de índole profissional em prol de uma gestão mais efetiva dos canais digitais para partilha de relações e conhecimento. |
4 | 6 |
Contabilidade Geral Aplicada
São objetivos desta unidade curricular: dotar os estudantes de conhecimentos no âmbito da contabilidade financeira, nomeadamente na realização de lançamentos contabilísticos, elaborar as principais demonstrações financeiras, conhecer o conteúdo das diversas contas do Sistema de Normalização contabilística bem como dos princípios contabilísticos. |
4 | 6 |
Espanhol Técnico I
Nesta unidade curricular os estudantes obterão conhecimentos fundamentais para a prática de apoio e/ou assessoria administrativa bem como para as práticas e as técnicas de comunicação plurilingue. São objetivos desta unidade curricular: consolidar o nível de aprendizagem A-1 e A-2, adquirir competências comunicativas, utilizar vocabulário sobre rentabilidade, organizar pensamentos, analisar e efetuar avaliações críticas, identificar orçamentos, definir e generalizar termos, desenvolver capacidades linguísticas próprias da área deste CTeSP. |
3.5 | 5 |
Inglês Técnico I
Esta unidade curricular visa proporcionar os elementos necessários que permitam a adequada utilização da língua inglesa como veículo privilegiado de comunicação na área empresarial, em particular no domínio da assessoria. São objetivos: favorecer a aquisição de terminologia específica e a consolidação de estruturas gramaticais básicas e intermédias da língua inglesa. |
4 | 6 |
Marketing e Gestão Empresarial
Esta unidade curricular permitirá que os estudantes adquiram conhecimentos fundamentais de gestão da comunicação, do marketing estratégico bem como conhecimentos especializados em técnicas de comunicação, de vendas e de negociação para a elaboração de planos estratégicos de comunicação. São objetivos principais: compreender a componente operacional da gestão de marketing, entender o modelo e as variáveis do marketingmix, articular e integrar as dimensões estratégica e operacional do marketing, conceber planos, através de métodos e de técnicas de pesquisa de mercado e de negociação, identificar e monitorizar planos de comunicação com as técnicas mais adequadas, tendo em conta o canal de comunicação e o público, formular uma estratégia de comunicação organizacional. |
4 | 6 |
Protocolo e Organização de Eventos
Esta unidade curricular tem como principais objetivos e competências a adquirir: aplicar as regras de cortesia e etiqueta para promover a imagem e o eficiente atendimento empresarial, dar a conhecer e praticar os referenciais sociais que enformam a valorização das relações pessoais e profissionais, analisar o mercado atual de eventos e a sua presumível evolução, identificar as fases de organização de eventos, identificar os recursos, meios e equipamentos necessários à organização dos eventos, identificar e aplicar técnicas de promoção e divulgação dos eventos. |
2 | 3 |
Psicossociologia das Organizações
Esta unidade curricular visa contribuir para a aquisição de competências na área do comportamento organizacional, salientar a importância do indivíduo e dos grupos na dinâmica social e organizacional: transmitir conceitos operatórios para a análise do comportamento organizacional, estimular a compreensão dos processos organizacionais, sublinhar a importância do protagonismo dos atores e agentes sociais para o desenho de estratégias e para a sua contribuição decisiva com vista à flexibilização das fronteiras organizacionais. |
4.5 | 4 |
Arquivo e Documentação
São objetivos e competências a adquirir: dotar os estudantes de conhecimentos importantes para a organização e arquivo da documentação inerente à atividade profissional, contribuir para a aquisição de competências técnicas com vista à ordenação, classificação, seleção e consulta de documentos, adquirir competências para gerir a informação de forma sistémica e organizada, efetuar uma abordagem e um tratamento integrados dos arquivos desde a criação até ao destino final dos documentos, qualquer que seja o seu suporte, utilizar sistemas de gestão eletrónica de documentos. |
3 | 6 |
Direito da Empresa e Legislação Laboral
São objetivos e competências a adquirir: interpretar a legislação laboral em particular o Código do Trabalho e legislação avulsa, adquirir conhecimentos sobre o contrato de trabalho, formação, conteúdo e respetiva cessação, interpretar o Código Comercial, o Código das Sociedades Comerciais, o Código do Registo Comercial, entre outros diplomas, adquirir conhecimentos sobre os atos de comércio, em especial sobre as sociedades comerciais, sobre negócios jurídicos relativos ao estabelecimento comercial e a contratos de distribuição comercial, aplicar os normativos legais numa perspetiva eminentemente prática. |
4 | 6 |
Elementos de Finanças Empresariais
Constituem objetivos e competências desta unidade curricular: analisar e relacionar os conceitos fundamentais inerentes à fiscalidade, analisar, interpretar e relacionar os conceitos e regras do IVA e do IRC, conhecer, analisar, e interpretar a aplicação de benefícios fiscais, conhecer e analisar os conceitos ligados ao regime geral das infrações tributárias, compreender o regime de preços de transferência, identificar, descrever e interpretar as principais massas patrimoniais, elaborar, descrever e interpretar as diferentes demonstrações financeiras, elaborar o diagnóstico económico-financeiro de uma empresa, proporcionar conhecimentos sobre a atividade bancária. |
2 | 3 |
Espanhol Técnico II
São objetivos e competências a adquirir com esta unidade curricular: promover a eficácia nas intervenções dos atores sociais, nomeadamente através da mobilização e expressão do autoconhecimento e da autogestão; promover igualmente a gestão do tempo e a sensibilidade para o relacionamento com a diversidade cultural; ter capacidade de comunicação oral e escrita; ouvir, negociar e influenciar os outros; desenvolver capacidades linguísticas que permitam a consciencialização da importância da cultura no ambiente de trabalho e particularmente nas áreas profissionais correspondentes ao CTeSP. |
3.5 | 5 |
Inglês Técnico II
Objetivos e competências a adquirir: compreender a importância e o papel da língua inglesa no âmbito da diversidade cultural do mundo contemporâneo, prosseguir o desenvolvimento das competências linguísticas já adquiridas com vista a um melhor desempenho profissional com impacto no contexto empresarial em que cada venha a desempenhar as suas funções. |
4.5 | 4 |
Gestão Administrativa de Recursos Humanos
Constituem objetivos e competências desta unidade curricular: conhecer os fundamentos e processos de gestão de recursos humanos, posicionar a função recursos humanos na organização, dominar as áreas de intervenção próprias de um profissional de recursos humanos, aplicar as ferramentas de gestão de recursos humanos. |
3 | 6 |
Estágio
A unidade curricular de Estágio tem como principais objetivos e competências a adquirir: aplicar competências específicas adquiridas no decurso da formação académica e prática, aprofundar competências de expressão oral e escrita, utilizar em situação as tecnologias da informação e da comunicação, desenvolver a capacidade de trabalho em equipa e autónomo, desenvolver a comunicação interpessoal, aprofundar e utilizar contextualizada e pragmaticamente o sentido crítico na apreciação das atividades produtivas e de relação interpessoal em contexto de trabalho. |
750 | 30 |
Locais de Estágio
Action Portugal Marketing Telefónico e Redes Vendas S.A.
Adriano Gomes Pinhal, Lda
AEP- Associação Empresarial de Portugal
ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários
Auto Sueco, Lda
D.K.T. – Representações, Lda
Douro Azul – Sociedade Marítimo Turística S.A.
Fábrica de Tintas 2000, S.A.
Hotel Holiday Inn Porto Gaia
Makeforever- Investimentos Imobiliários, S.A.
NESSEL, Agentes Aduaneiros, Lda
Pinto & Cruz Gestão, Unipessoal, Lda
Poster Digital, Lda
Quinta and Vineyard Bottlers Vinhos, S.A.
Rangel Invest
SAMSYS – Consultoria e Soluções Informáticas, Lda
Tirgal Transitários de Portugal, Lda
WLP Transitários, Lda
Bolsas de Estudo e Financiamento
FINANCIAMENTO
Linha de financiamento para empréstimos aos estudantes do ensino superior Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua.
BOLSAS DE ESTUDO
O(A)s estudantes do ISCET poderão candidatar-se ao Sistema de Bolsas de Estudo através da DSAE - Direção de Serviços de Apoio ao Estudante.
PORTUGAL 2020
Eventual financiamento pelo quadro de apoios PORTUGAL 2020
Emolumentos/Propinas
Geral: 80 € (até 15 de julho beneficia de 20% desconto)
Estudantes internacionais*: 250 €
* conceito definido no regulamento do estudante internacional disponível aqui.
MATRÍCULA / INSCRIÇÃO / SEGURO
Matrícula / Inscrição: 120 €
Seguro escolar: 30 €
Taxa de inscrição por UC em atraso: 50 €
PROPINAS GERAL (2023/2024)
Propina mensal: 190 € x 11 prestações
Propina anual: 2090 € (pagamento anual 5% desconto**/pagamento semestral 2,5% desconto**)
Unidades curriculares isoladas: 11 € x nº ECTS
Redução de propinas**: 5% (familiares: pais, filhos/as, irmãos, cônjuge)
Condições especiais para entidades com protocolo
**os descontos não são acumuláveis, podendo o estudante optar pela situação mais favorável; os descontos não têm aplicação retroativa.
PROPINAS ESTUDANTES INTERNACIONAIS (2023/2024)
Propina mensal: 190 € x 11 prestações (pagamento de 3 prestações no ato de matrícula)
Propina anual: 2090 € (pagamento anual 5% desconto**/pagamento semestral 2,5% desconto**)
Condições de acesso
- + 23 anos
- 12º ANO
- Titulares de diploma de especialização tecnológica
- Titulares de grau de ensino superior
Aprovação em provas de avaliação da capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos;
Para iniciar o processo, através de Maiores de 23 (Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho e pelo Decreto-Lei n.º 65/2018, artigo 40º- E, de 16 de agosto) o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Curriculum Vitae

Certificado de Habilitações
Curso de ensino secundário ou habilitação equivalente numa das seguintes áreas: Economia ou Matemática ou Gestão.
Os candidatos que não possuam habilitação nestas áreas, estão sujeitos à realização, no ISCET, de uma prova de avaliação de capacidade.
Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações
Titulares de diploma de especialização tecnológica;
Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações
Titulares de grau de ensino superior;
Para iniciar o processo, o(a) candidato(a) deverá apresentar a seguinte documentação original:

Cartão de cidadão (ou bilhete de identidade e Número de Identificação Fiscal)

Certificado de Habilitações
Prazos de candidatura
:: 2ª Fase: 18 de agosto a 10 de setembro
:: 3ª Fase (para vagas sobrantes): 13 de setembro a 24 de setembro
:: 4ª Fase (para vagas sobrantes): 30 de setembro a 18 de outubro
:: Matrículas e inscrições: 18 de agosto a 11 de setembro