JN - Artigo de opinião "Construir a solidariedade com as crianças ucranianas"

O Professor Adalbarto Dias de Carvalho, Coordenador do Observatório da Solidão do ISCET, publicou um artigo de opinião no JN, no passado dia 25 de março. No artigo, aborda questões relacionadas com as lesões emocionais causadas nas crianças ucranianas durante esta guerra, bem como do seu futuro e da importância da boa integração na comunidade que as recebe.
Destacam-se as seguintes citações:
“Com a invasão da Ucrânia temos assistido, impotentes, à destruição de estruturas logísticas e dos recursos que podem garantir, mais do que a normalidade da vida, a sobrevivência das pessoas. E as crianças são aqui o elo mais frágil…
(…)
Como vai ser o mundo para as crianças que partem, como vai ser a sua terra para aquelas que aí permanecem?
(…)
Nas escolas, nas famílias, nas comunidades, vamos ter de ser intérpretes e praticantes coerentes de valores como os da tolerância e da solidariedade para que, por causa delas, com elas e graças a elas, sejamos capazes de construir um mundo em que todas as crianças tenham realmente um lugar, o seu lugar.”

Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respetivos serviços e analisar o tráfego. As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.